Perfil do Psicomotricista no Brasil: o nascer para a formação inicial
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/35791 |
Resumo: | Enquanto ainda não se tem a graduação em Psicomotricidade no Brasil, o interesse em identificar o perfil do profissional que atua nesta área contribuirá com a ascensão da profissão, bem como, com os respaldos científicos necessários para o aporte teórico da área. Além disso, saber como o atual psicomotricista atuou durante o período de isolamento social reforça a importância desta profissão. A influência da formação inicial na atuação profissional, juntamente com as vivencias pessoais, predizem as crenças. Assim, através de um questionário on-line foi identificado o predomínio da participação das mulheres na atuação na Psicomotricidade. As profissões que buscam se capacitarem em uma pós-graduação lato sensu advém da Pedagogia, da Educação Física e da Psicologia como predomínio. Seu principal campo de atuação é a clínica e o mesmo foi continuado durante a pandemia e expandido para o home care, em muitos casos, pela necessidade de atendimento. Por fim, não há uma identidade definida do psicomotricista no Brasil. Importante ainda, ressaltar que durante a pandemia os atendimentos continuaram presencialmente no âmbito clínico, dentro de uma perspectiva remota, na maior parte dos acompanhamentos. |
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Perfil do Psicomotricista no Brasil: o nascer para a formação inicialProfile of the Psychomotrician in Brazil: the birth for initial trainingPerfil del Psicomotra en Brasil: el nacimiento para la formación inicialBeliefsProfessional formationPsychomotricity.CreenciasFormación profesionalPsicomotricidad.CrençasFormação profissionalPsicomotricidade. Enquanto ainda não se tem a graduação em Psicomotricidade no Brasil, o interesse em identificar o perfil do profissional que atua nesta área contribuirá com a ascensão da profissão, bem como, com os respaldos científicos necessários para o aporte teórico da área. Além disso, saber como o atual psicomotricista atuou durante o período de isolamento social reforça a importância desta profissão. A influência da formação inicial na atuação profissional, juntamente com as vivencias pessoais, predizem as crenças. Assim, através de um questionário on-line foi identificado o predomínio da participação das mulheres na atuação na Psicomotricidade. As profissões que buscam se capacitarem em uma pós-graduação lato sensu advém da Pedagogia, da Educação Física e da Psicologia como predomínio. Seu principal campo de atuação é a clínica e o mesmo foi continuado durante a pandemia e expandido para o home care, em muitos casos, pela necessidade de atendimento. Por fim, não há uma identidade definida do psicomotricista no Brasil. Importante ainda, ressaltar que durante a pandemia os atendimentos continuaram presencialmente no âmbito clínico, dentro de uma perspectiva remota, na maior parte dos acompanhamentos.While there is still no degree in Psychomotricity in Brazil, the interest in identifying the profile of the professional who works in this area will contribute to the rise of the profession, as well as the scientific support necessary for the theoretical contribution of the area. In addition, knowing how the current psychomotorist acted during the period of social isolation reinforces the importance of this profession. The influence of initial training on professional performance, together with personal experiences, predict beliefs. Thus, through an online questionnaire, the predominance of women's participation in Psychomotricity was identified. The professions that seek to qualify in a lato sensu postgraduate course come from Pedagogy, Physical Education and Psychology as predominant. Its main field of action is the clinic and the same was continued during the pandemic and expanded to home care, in many cases, due to the need for care. Finally, there is no defined identity of the psychomotor driver in Brazil. It is also important to emphasize that during the pandemic, the calls continued in person in the clinical scope, within a remote perspective, in most of the follow-ups.Si bien aún no existe la carrera de Psicomotricidad en Brasil, el interés de identificar el perfil del profesional que actúa en esta área contribuirá al surgimiento de la profesión, así como el soporte científico necesario para la contribución teórica del área. Además, conocer cómo actuó el actual psicomotor durante el período de aislamiento social refuerza la importancia de esta profesión. La influencia de la formación inicial en el desempeño profesional, junto con las experiencias personales, predicen las creencias. Así, a través de un cuestionario en línea, se identificó el predominio de la participación de la mujer en Psicomotricidad. Las profesiones que buscan calificar en un posgrado lato sensu provienen de la Pedagogía, la Educación Física y la Psicología como predominantes. Su principal campo de actuación es el ambulatorio y el mismo se mantuvo durante la pandemia y se amplió a la atención domiciliaria, en muchos casos, por la necesidad de atención. Finalmente, no existe una identidad definida del conductor psicomotor en Brasil. También es importante destacar que durante la pandemia, las llamadas continuaron presencialmente en el ámbito clínico, en perspectiva remota, en la mayoría de los seguimientos.Research, Society and Development2022-10-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3579110.33448/rsd-v11i13.35791Research, Society and Development; Vol. 11 No. 13; e585111335791Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 13; e585111335791Research, Society and Development; v. 11 n. 13; e5851113357912525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/35791/30026Copyright (c) 2022 Siomara Aparecida da Silva; Elisângela Aparecida de Souza ; Marina Catolé Guimarães Cordeiro Costahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Siomara Aparecida daSouza , Elisângela Aparecida de Costa, Marina Catolé Guimarães Cordeiro2022-10-17T13:43:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/35791Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:50:34.508638Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
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