A presença da psicanálise na universidade : pesquisa e dispositivos para a formação docente.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diniz, Margareth
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Pereira, Marcelo Ricardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14811
http://dx.doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n60.p84-101
Resumo: O presente artigo apura a análise dos resultados da pesquisa Dispositivos de formação docente que consideram a subjetividade. A metodologia usada na pesquisa foi o registro escrito de professores/as psicanalistas a partir de duas questões acerca da implicação docente e dos métodos usados na formação visando os impactos na subjetividade docente. Como resultado, apuramos que a conduta clínica implicada e a escuta qualificada de docentes em situações de queixa e mal-estar se configuram como importantes dispositivos a serem transmitidos na formação, reiterando a ineficácia de modelos prescritivos de formação de professores/as que se baseiam no ensino de técnicas e informações acerca de como o/a professor/a deve ensinar e trabalhar com seu aluno. Reafirma-se assim a necessidade de tempo para a elaboração precisa das experiências cotidianas para que estas possam de fato atravessar e marcar o sujeito.
id UFOP_2ab3df652f0c48974fe5539bda987402
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/14811
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling A presença da psicanálise na universidade : pesquisa e dispositivos para a formação docente.The presence of psychoanalysis in the university : research and devices for teaching education.SubjetividadeSubjectivityO presente artigo apura a análise dos resultados da pesquisa Dispositivos de formação docente que consideram a subjetividade. A metodologia usada na pesquisa foi o registro escrito de professores/as psicanalistas a partir de duas questões acerca da implicação docente e dos métodos usados na formação visando os impactos na subjetividade docente. Como resultado, apuramos que a conduta clínica implicada e a escuta qualificada de docentes em situações de queixa e mal-estar se configuram como importantes dispositivos a serem transmitidos na formação, reiterando a ineficácia de modelos prescritivos de formação de professores/as que se baseiam no ensino de técnicas e informações acerca de como o/a professor/a deve ensinar e trabalhar com seu aluno. Reafirma-se assim a necessidade de tempo para a elaboração precisa das experiências cotidianas para que estas possam de fato atravessar e marcar o sujeito.This article analyzes the results of the research Teacher education devices that consider subjectivity. The methodology used in the research was the written record of teachers / psychoanalysts based on two questions about the teaching implication and the methods used in teacher education aimed at impacts on teacher subjectivity. As a result, we found that the clinical conduct involved and the qualified listening of teachers in situations of complaint and malaise are configured as important devices to be transmitted in training, reiterating the ineffectiveness of prescriptive models of teacher education, based on teaching of techniques and information about how the teacher should teach and work with his student. Reaffirming the need for time for the precise elaboration of everyday experiences so that they can actually cross and mark the Subject.2022-04-01T15:21:53Z2022-04-01T15:21:53Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfDINIZ, M; PEREIRA, M. R. A presença da psicanálise na universidade: pesquisa e dispositivos para a formação docente. Revista da FAEEBA, Salvador, v. 29, n. 60, p. 84-101, out./dez. 2020. Disponível em: <https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/10499>. Acesso em: 25 ago. 2021.2358-0194http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14811http://dx.doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n60.p84-101Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons. Fonte: o PDF do artigo.info:eu-repo/semantics/openAccessDiniz, MargarethPereira, Marcelo Ricardoporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2022-04-01T15:22:01Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/14811Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332022-04-01T15:22:01Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv A presença da psicanálise na universidade : pesquisa e dispositivos para a formação docente.
The presence of psychoanalysis in the university : research and devices for teaching education.
title A presença da psicanálise na universidade : pesquisa e dispositivos para a formação docente.
spellingShingle A presença da psicanálise na universidade : pesquisa e dispositivos para a formação docente.
Diniz, Margareth
Subjetividade
Subjectivity
title_short A presença da psicanálise na universidade : pesquisa e dispositivos para a formação docente.
title_full A presença da psicanálise na universidade : pesquisa e dispositivos para a formação docente.
title_fullStr A presença da psicanálise na universidade : pesquisa e dispositivos para a formação docente.
title_full_unstemmed A presença da psicanálise na universidade : pesquisa e dispositivos para a formação docente.
title_sort A presença da psicanálise na universidade : pesquisa e dispositivos para a formação docente.
author Diniz, Margareth
author_facet Diniz, Margareth
Pereira, Marcelo Ricardo
author_role author
author2 Pereira, Marcelo Ricardo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Diniz, Margareth
Pereira, Marcelo Ricardo
dc.subject.por.fl_str_mv Subjetividade
Subjectivity
topic Subjetividade
Subjectivity
description O presente artigo apura a análise dos resultados da pesquisa Dispositivos de formação docente que consideram a subjetividade. A metodologia usada na pesquisa foi o registro escrito de professores/as psicanalistas a partir de duas questões acerca da implicação docente e dos métodos usados na formação visando os impactos na subjetividade docente. Como resultado, apuramos que a conduta clínica implicada e a escuta qualificada de docentes em situações de queixa e mal-estar se configuram como importantes dispositivos a serem transmitidos na formação, reiterando a ineficácia de modelos prescritivos de formação de professores/as que se baseiam no ensino de técnicas e informações acerca de como o/a professor/a deve ensinar e trabalhar com seu aluno. Reafirma-se assim a necessidade de tempo para a elaboração precisa das experiências cotidianas para que estas possam de fato atravessar e marcar o sujeito.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2022-04-01T15:21:53Z
2022-04-01T15:21:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DINIZ, M; PEREIRA, M. R. A presença da psicanálise na universidade: pesquisa e dispositivos para a formação docente. Revista da FAEEBA, Salvador, v. 29, n. 60, p. 84-101, out./dez. 2020. Disponível em: <https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/10499>. Acesso em: 25 ago. 2021.
2358-0194
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14811
http://dx.doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n60.p84-101
identifier_str_mv DINIZ, M; PEREIRA, M. R. A presença da psicanálise na universidade: pesquisa e dispositivos para a formação docente. Revista da FAEEBA, Salvador, v. 29, n. 60, p. 84-101, out./dez. 2020. Disponível em: <https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/10499>. Acesso em: 25 ago. 2021.
2358-0194
url http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14811
http://dx.doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n60.p84-101
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002867105071104