O professor de matemática frente aos desafios dos anos iniciais da carreira.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gislaine, Santana
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
dARK ID: ark:/61566/001300000hcxg
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6978
Resumo: Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto
id UFOP_2e254638ecaf6b4f6be69eaa823f3146
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/6978
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling O professor de matemática frente aos desafios dos anos iniciais da carreira.Matemática - estudo e ensinoPrática de ensinoFormação de professoresPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro PretoEste trabalho teve por objetivo conhecer os acontecimentos que marcam o início da vida profissional do professor de matemática da Educação Básica, assim como identificar os desafios que o professor enfrenta nesse período, buscando, complementarmente, oferecer subsídios para o trabalho de formação, nos cursos de licenciatura em matemática. Procuramos responder a seguinte questão de pesquisa: Quais são os principais desafios e dificuldades que se colocam ao professor de matemática em início de carreira? As referências conceituais utilizadas no estudo provieram de pesquisas sobre a escolha da carreira docente, sobre a formação de professores de matemática para a Educação Básica e sobre os anos iniciais na carreira docente escolar. Os dados que permitiram formular nossa resposta para a questão de pesquisa foram extraídos da literatura especializada sobre o início da carreira docente e de entrevistas com seis professores de matemática, em início de carreira, que atuam em escolas da região de Ouro Preto e Itabirito. A análise dos dados aponta, como grandes desafios do professor em início de careeira, questões relativas ao desenvolvimento do processo de ensino, à criação e manutenção de um ambiente propício à aprendizagem na sala de aula, ao relacionamento com os pais dos alunos, à infraestrutura e administração das escolas, às condições de precariedade e instabilidade no emprego, entre outras. Tais desafios acabam gerando sentimentos ambíguos e instáveis em relação à eventual identificação do professor iniciante com a profissão docente escolar e, em alguns casos, projetam claramente necessidades formativas aos cursos de licenciatura em matemática, além da necessidade de uma estrutura de apoio institucional específico para esse período inicial do exercício profissional.The aim of this study is to identify the main events in the beginning of mathematics teachers’ professional life, more specifically, the challenges a new teacher face at the beginning of his/her career, in order to contribute to the structural design of the mathematics teacher education programs. In short, we provide an answer to the following research question: “What are the main challenges and difficulties mathematics teachers deal with in the beginning of their career?” The conceptual references used are, mainly, studies on choosing the teaching profession, studies on mathematics teacher education and research on the first years of teaching. Data were extracted from specialized literature on beginning teaching and from interviews with six beginning math teachers who work at schools in Ouro Preto and Itabirito. The data analysis shows that the new teachers challenges are related to the teaching process development, to classroom management, to the students’ parents’ relationship, to the school infrastructure and administration, to the work conditions, job instability etc. These challenges produce unconfortable feelings related to the eventual identification of the new teacher with the teaching profession and, in some cases, put forward clearly the need of a new design for the prospective teacher education activities, specially those directed towards the understanding of the nature of the school teachingFerreira, Ana CristinaZaidan, SamiraNunes, Célia Maria FernandesGislaine, Santana2016-09-14T12:21:58Z2016-09-14T12:21:58Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfSANTANA, Gislaine. O professor de Matemática frente aos desafios dos anos iniciais da carreira. 2016. 143 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2016.http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6978ark:/61566/001300000hcxgAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 31/08/2016 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2024-11-11T06:30:40Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/6978Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332024-11-11T06:30:40Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv O professor de matemática frente aos desafios dos anos iniciais da carreira.
title O professor de matemática frente aos desafios dos anos iniciais da carreira.
spellingShingle O professor de matemática frente aos desafios dos anos iniciais da carreira.
Gislaine, Santana
Matemática - estudo e ensino
Prática de ensino
Formação de professores
title_short O professor de matemática frente aos desafios dos anos iniciais da carreira.
title_full O professor de matemática frente aos desafios dos anos iniciais da carreira.
title_fullStr O professor de matemática frente aos desafios dos anos iniciais da carreira.
title_full_unstemmed O professor de matemática frente aos desafios dos anos iniciais da carreira.
title_sort O professor de matemática frente aos desafios dos anos iniciais da carreira.
author Gislaine, Santana
author_facet Gislaine, Santana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Ana Cristina
Zaidan, Samira
Nunes, Célia Maria Fernandes
dc.contributor.author.fl_str_mv Gislaine, Santana
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática - estudo e ensino
Prática de ensino
Formação de professores
topic Matemática - estudo e ensino
Prática de ensino
Formação de professores
description Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-14T12:21:58Z
2016-09-14T12:21:58Z
2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTANA, Gislaine. O professor de Matemática frente aos desafios dos anos iniciais da carreira. 2016. 143 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2016.
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6978
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/61566/001300000hcxg
identifier_str_mv SANTANA, Gislaine. O professor de Matemática frente aos desafios dos anos iniciais da carreira. 2016. 143 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2016.
ark:/61566/001300000hcxg
url http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6978
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1817705807530164224