Análise das contribuições de uma pesquisa-ação de reeducação matemática para a formação de professoras dos anos iniciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sakay, Lady
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/3571
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2007.
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Como procedimentos de pesquisa são utilizados: a análise documental, a entrevista semi-estruturada, a observação participante e o grupo focal. A investigação mostra que a avaliação do Projeto de pesquisa-ação, por parte das duas professoras, foi positiva e que houve uma significativa mudança na organização do trabalho pedagógico que elas realizam, principalmente em relação à dinamicidade, à diversificação e à segurança em desenvolver o conteúdo matemático durante suas aulas. O lócus proporcionado na escola possibilitou avanços, mas também recuos no processo de desenvolvimento profissional das professoras. A forma como ocorreu, bem como o tempo em que se processou foram diferentes para cada uma delas. A práxis das duas professoras mostra que experiências de formação continuada, realizadas na própria escola, podem ser um dos caminhos a ser adotado pelas políticas públicas para a melhoria da qualidade da educação básica. Constata-se ainda que a realização da pesquisa-ação na escola, em parceria com estudantes da graduação, da pós-graduação e de um pesquisador universitário, cria um espaço de aprendizagem mútuo que contribui para a efetivação da unidade teoria-prática. Por outro lado, o apoio e a gestão democrática vivenciados na escola foram fundamentais para que esta pesquisa fosse realizada, bem como para a permanência do Projeto de Pesquisa-ação em Re-educação Matemática.This work is a case study about mathematical re-education of two teachers of the first grades in a public elementary school in Brasília, Brazil. For two years, these two teachers participated, as part of the program for permanent training, in an action-research in Mathematical education, developed by a team of students and researchers from a public university in DF. In order to get as many information as possible on the rich and complex process of permanent training, the chosen approach is qualitative. The research procedures included document analysis, semi-structured interviews, participant observation and focus group. The research shows that the evaluation of the action-research Project made by the two teachers is positive and there has been a significant change in the organization of the pedagogical work developed by them, especially in its dynamics, its diversification and in the degree of self-reliance as they work with the mathematical subjects during their classes. The locus given by the school provoked progress and at the same time created obstacles in the process of professional development of the two women teachers. The way it happened, as well as its timing and rhythm, was different for the two teachers. The praxis of the two teachers shows that experiences of permanent training developed in the same school can be one of the ways to be adopted by public policies for the improvement of the elementary level education. One can also see that the development of the action-research in the school, in partnership with university graduation and post-graduation students and an university researcher, creates a process of mutual learning which helps the improvement of the unity between theory and practice. On the other hand, the support and the democratic management adopted in the school had a fundamental importance in making this research possible, as well as the continuity of the Action-Research Project in Mathematical Re-education.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoMuniz, Cristiano AlbertoSakay, Lady2010-02-08T23:03:41Z2010-02-08T23:03:41Z2010-02-082007-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSAKAY, Lady. Análise das contribuições de uma pesquisa-ação de reeducação matemática para a formação de professoras dos anos iniciais. 2007. 156 f. 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