Portfólios e a avaliação do conhecimento sobre natureza da ciência em um contexto histórico.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendonça, Paula Cristina Cardoso
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Fernandes, Gabriella Leone
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9977
Resumo: Analisamos os portfólios elaborados por uma licencianda durante sua participação em um curso de formação inicial de professores de química, cuja temática central era Natureza da Ciência (NC). Avaliamos o conhecimento sobre NC da licencianda a partir de suas reflexões sobre sua vivência em um estudo de caso envolvendo uma controvérsia sobre um fato histórico (julgamento da outorga do prêmio Nobel de Química de 1918 a Fritz Haber pela síntese da amônia em escala industrial). A análise aponta que o caso histórico contribuiu para a compreensão de características sobre ciência, e o portfólio permitiu uma avaliação contextualizada e detalhada desses conhecimentos.
id UFOP_365c38b1821f43f2d853ba9709cef286
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/9977
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Portfólios e a avaliação do conhecimento sobre natureza da ciência em um contexto histórico.Natureza da ciênciaCasos históricosPortfólioFormação inicialAnalisamos os portfólios elaborados por uma licencianda durante sua participação em um curso de formação inicial de professores de química, cuja temática central era Natureza da Ciência (NC). Avaliamos o conhecimento sobre NC da licencianda a partir de suas reflexões sobre sua vivência em um estudo de caso envolvendo uma controvérsia sobre um fato histórico (julgamento da outorga do prêmio Nobel de Química de 1918 a Fritz Haber pela síntese da amônia em escala industrial). A análise aponta que o caso histórico contribuiu para a compreensão de características sobre ciência, e o portfólio permitiu uma avaliação contextualizada e detalhada desses conhecimentos.2018-06-04T15:39:04Z2018-06-04T15:39:04Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMEDONÇA, P. C. C.; FERNANDES, G. L. Portfólios e a avaliação do conhecimento sobre natureza da ciência em um contexto histórico. Enseñanza de las Ciencias, v. Extra, p. 3735-3740, 2017. Disponível em: <https://ddd.uab.cat/pub/edlc/edlc_a2017nEXTRA/39._portfolios_e_a_avaliacao_do_conhecimento_sobre_natureza_da_ciencia.pdf>. Acesso em: 05 abr. 2018.21746486http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9977Os trabalhos publicados na Revista Enseñanza de las Ciencias estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Fonte: Revista Enseñanza de las Ciencias <http://ensciencias.uab.es/index>. Acesso em: 04 ago. 2017.info:eu-repo/semantics/openAccessMendonça, Paula Cristina CardosoFernandes, Gabriella Leoneporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2018-10-16T14:59:44Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/9977Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332018-10-16T14:59:44Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Portfólios e a avaliação do conhecimento sobre natureza da ciência em um contexto histórico.
title Portfólios e a avaliação do conhecimento sobre natureza da ciência em um contexto histórico.
spellingShingle Portfólios e a avaliação do conhecimento sobre natureza da ciência em um contexto histórico.
Mendonça, Paula Cristina Cardoso
Natureza da ciência
Casos históricos
Portfólio
Formação inicial
title_short Portfólios e a avaliação do conhecimento sobre natureza da ciência em um contexto histórico.
title_full Portfólios e a avaliação do conhecimento sobre natureza da ciência em um contexto histórico.
title_fullStr Portfólios e a avaliação do conhecimento sobre natureza da ciência em um contexto histórico.
title_full_unstemmed Portfólios e a avaliação do conhecimento sobre natureza da ciência em um contexto histórico.
title_sort Portfólios e a avaliação do conhecimento sobre natureza da ciência em um contexto histórico.
author Mendonça, Paula Cristina Cardoso
author_facet Mendonça, Paula Cristina Cardoso
Fernandes, Gabriella Leone
author_role author
author2 Fernandes, Gabriella Leone
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendonça, Paula Cristina Cardoso
Fernandes, Gabriella Leone
dc.subject.por.fl_str_mv Natureza da ciência
Casos históricos
Portfólio
Formação inicial
topic Natureza da ciência
Casos históricos
Portfólio
Formação inicial
description Analisamos os portfólios elaborados por uma licencianda durante sua participação em um curso de formação inicial de professores de química, cuja temática central era Natureza da Ciência (NC). Avaliamos o conhecimento sobre NC da licencianda a partir de suas reflexões sobre sua vivência em um estudo de caso envolvendo uma controvérsia sobre um fato histórico (julgamento da outorga do prêmio Nobel de Química de 1918 a Fritz Haber pela síntese da amônia em escala industrial). A análise aponta que o caso histórico contribuiu para a compreensão de características sobre ciência, e o portfólio permitiu uma avaliação contextualizada e detalhada desses conhecimentos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2018-06-04T15:39:04Z
2018-06-04T15:39:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MEDONÇA, P. C. C.; FERNANDES, G. L. Portfólios e a avaliação do conhecimento sobre natureza da ciência em um contexto histórico. Enseñanza de las Ciencias, v. Extra, p. 3735-3740, 2017. Disponível em: <https://ddd.uab.cat/pub/edlc/edlc_a2017nEXTRA/39._portfolios_e_a_avaliacao_do_conhecimento_sobre_natureza_da_ciencia.pdf>. Acesso em: 05 abr. 2018.
21746486
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9977
identifier_str_mv MEDONÇA, P. C. C.; FERNANDES, G. L. Portfólios e a avaliação do conhecimento sobre natureza da ciência em um contexto histórico. Enseñanza de las Ciencias, v. Extra, p. 3735-3740, 2017. Disponível em: <https://ddd.uab.cat/pub/edlc/edlc_a2017nEXTRA/39._portfolios_e_a_avaliacao_do_conhecimento_sobre_natureza_da_ciencia.pdf>. Acesso em: 05 abr. 2018.
21746486
url http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9977
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002803385204736