Portfólios e a avaliação do conhecimento sobre natureza da ciência em um contexto histórico.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFOP |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9977 |
Resumo: | Analisamos os portfólios elaborados por uma licencianda durante sua participação em um curso de formação inicial de professores de química, cuja temática central era Natureza da Ciência (NC). Avaliamos o conhecimento sobre NC da licencianda a partir de suas reflexões sobre sua vivência em um estudo de caso envolvendo uma controvérsia sobre um fato histórico (julgamento da outorga do prêmio Nobel de Química de 1918 a Fritz Haber pela síntese da amônia em escala industrial). A análise aponta que o caso histórico contribuiu para a compreensão de características sobre ciência, e o portfólio permitiu uma avaliação contextualizada e detalhada desses conhecimentos. |
id |
UFOP_365c38b1821f43f2d853ba9709cef286 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufop.br:123456789/9977 |
network_acronym_str |
UFOP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFOP |
repository_id_str |
3233 |
spelling |
Portfólios e a avaliação do conhecimento sobre natureza da ciência em um contexto histórico.Natureza da ciênciaCasos históricosPortfólioFormação inicialAnalisamos os portfólios elaborados por uma licencianda durante sua participação em um curso de formação inicial de professores de química, cuja temática central era Natureza da Ciência (NC). Avaliamos o conhecimento sobre NC da licencianda a partir de suas reflexões sobre sua vivência em um estudo de caso envolvendo uma controvérsia sobre um fato histórico (julgamento da outorga do prêmio Nobel de Química de 1918 a Fritz Haber pela síntese da amônia em escala industrial). A análise aponta que o caso histórico contribuiu para a compreensão de características sobre ciência, e o portfólio permitiu uma avaliação contextualizada e detalhada desses conhecimentos.2018-06-04T15:39:04Z2018-06-04T15:39:04Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMEDONÇA, P. C. C.; FERNANDES, G. L. Portfólios e a avaliação do conhecimento sobre natureza da ciência em um contexto histórico. Enseñanza de las Ciencias, v. Extra, p. 3735-3740, 2017. Disponível em: <https://ddd.uab.cat/pub/edlc/edlc_a2017nEXTRA/39._portfolios_e_a_avaliacao_do_conhecimento_sobre_natureza_da_ciencia.pdf>. Acesso em: 05 abr. 2018.21746486http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9977Os trabalhos publicados na Revista Enseñanza de las Ciencias estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Fonte: Revista Enseñanza de las Ciencias <http://ensciencias.uab.es/index>. Acesso em: 04 ago. 2017.info:eu-repo/semantics/openAccessMendonça, Paula Cristina CardosoFernandes, Gabriella Leoneporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2018-10-16T14:59:44Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/9977Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332018-10-16T14:59:44Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Portfólios e a avaliação do conhecimento sobre natureza da ciência em um contexto histórico. |
title |
Portfólios e a avaliação do conhecimento sobre natureza da ciência em um contexto histórico. |
spellingShingle |
Portfólios e a avaliação do conhecimento sobre natureza da ciência em um contexto histórico. Mendonça, Paula Cristina Cardoso Natureza da ciência Casos históricos Portfólio Formação inicial |
title_short |
Portfólios e a avaliação do conhecimento sobre natureza da ciência em um contexto histórico. |
title_full |
Portfólios e a avaliação do conhecimento sobre natureza da ciência em um contexto histórico. |
title_fullStr |
Portfólios e a avaliação do conhecimento sobre natureza da ciência em um contexto histórico. |
title_full_unstemmed |
Portfólios e a avaliação do conhecimento sobre natureza da ciência em um contexto histórico. |
title_sort |
Portfólios e a avaliação do conhecimento sobre natureza da ciência em um contexto histórico. |
author |
Mendonça, Paula Cristina Cardoso |
author_facet |
Mendonça, Paula Cristina Cardoso Fernandes, Gabriella Leone |
author_role |
author |
author2 |
Fernandes, Gabriella Leone |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendonça, Paula Cristina Cardoso Fernandes, Gabriella Leone |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Natureza da ciência Casos históricos Portfólio Formação inicial |
topic |
Natureza da ciência Casos históricos Portfólio Formação inicial |
description |
Analisamos os portfólios elaborados por uma licencianda durante sua participação em um curso de formação inicial de professores de química, cuja temática central era Natureza da Ciência (NC). Avaliamos o conhecimento sobre NC da licencianda a partir de suas reflexões sobre sua vivência em um estudo de caso envolvendo uma controvérsia sobre um fato histórico (julgamento da outorga do prêmio Nobel de Química de 1918 a Fritz Haber pela síntese da amônia em escala industrial). A análise aponta que o caso histórico contribuiu para a compreensão de características sobre ciência, e o portfólio permitiu uma avaliação contextualizada e detalhada desses conhecimentos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2018-06-04T15:39:04Z 2018-06-04T15:39:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MEDONÇA, P. C. C.; FERNANDES, G. L. Portfólios e a avaliação do conhecimento sobre natureza da ciência em um contexto histórico. Enseñanza de las Ciencias, v. Extra, p. 3735-3740, 2017. Disponível em: <https://ddd.uab.cat/pub/edlc/edlc_a2017nEXTRA/39._portfolios_e_a_avaliacao_do_conhecimento_sobre_natureza_da_ciencia.pdf>. Acesso em: 05 abr. 2018. 21746486 http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9977 |
identifier_str_mv |
MEDONÇA, P. C. C.; FERNANDES, G. L. Portfólios e a avaliação do conhecimento sobre natureza da ciência em um contexto histórico. Enseñanza de las Ciencias, v. Extra, p. 3735-3740, 2017. Disponível em: <https://ddd.uab.cat/pub/edlc/edlc_a2017nEXTRA/39._portfolios_e_a_avaliacao_do_conhecimento_sobre_natureza_da_ciencia.pdf>. Acesso em: 05 abr. 2018. 21746486 |
url |
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9977 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFOP instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) instacron:UFOP |
instname_str |
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
instacron_str |
UFOP |
institution |
UFOP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFOP |
collection |
Repositório Institucional da UFOP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufop.edu.br |
_version_ |
1813002803385204736 |