O professor de educação física com deficiência física e sua atuação profissional : um estudo de caso entrelaçando preconceitos e estereótipos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Fabrício de Paula
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Franco, Marco Antônio Melo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17319
https://doi.org/10.20952/revtee.v16i35.18568
Resumo: Na última década temos visto um aumento da literatura, no campo da Educação Física, abordando casos de pessoas com deficiência, particularmente, casos de alunos. O estudo aqui proposto direciona o foco para o professor de Educação Física objetivando investigar a atuação de uma professora com deficiência física, que atua como personal training em uma academia de ginástica. A partir de uma abordagem qualitativa de investigação, optou-se por desenvolver um Estudo de Caso. Como resultados foi possível identificar uma profissão e um ambiente de trabalho atravessado pelo preconceito e pelo estereótipo, principalmente, no que diz respeito à estética do corpo. Por outro lado, os resultados também evidenciam a negação, por parte da personal training, sobre esses mesmos aspectos. O estudo considera que há uma tensão entre o preconceito velado e a posição de negação, desse preconceito, pela profissional.
id UFOP_3b5e6a2607d46b2221fc500c7e306ec0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/17319
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling O professor de educação física com deficiência física e sua atuação profissional : um estudo de caso entrelaçando preconceitos e estereótipos.The physical education teacher with physical disabilities and his professional performance : a case study interlawing prejudices and stereotypes.Personal trainingNa última década temos visto um aumento da literatura, no campo da Educação Física, abordando casos de pessoas com deficiência, particularmente, casos de alunos. O estudo aqui proposto direciona o foco para o professor de Educação Física objetivando investigar a atuação de uma professora com deficiência física, que atua como personal training em uma academia de ginástica. A partir de uma abordagem qualitativa de investigação, optou-se por desenvolver um Estudo de Caso. Como resultados foi possível identificar uma profissão e um ambiente de trabalho atravessado pelo preconceito e pelo estereótipo, principalmente, no que diz respeito à estética do corpo. Por outro lado, os resultados também evidenciam a negação, por parte da personal training, sobre esses mesmos aspectos. O estudo considera que há uma tensão entre o preconceito velado e a posição de negação, desse preconceito, pela profissional.In the last decade we have seen an increase in literature in the field of Physical Education, addressing cases of people with disabilities, particularly cases of students. The study proposed here directs the focus to the Physical Education teacher aiming to investigate the performance of a teacher, with physical disability, who works as personal training in a gym. From a qualitative research approach, it was decided to develop a Case Study. As a result, it was possible to identify a profession and a work environment crossed by prejudice and stereotype, especially with regard to the aesthetics of the body. On the other hand, the results also show the denial, on the part of personal training, about these same aspects. The study considers that there is a tension between the veiled prejudice and the position of denial, of this prejudice, by the professional.2023-08-21T20:00:50Z2023-08-21T20:00:50Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSANTOS, F. de P.; FRANCO, M. A. M. O professor de educação física com deficiência física e sua atuação profissional: um estudo de caso entrelaçando preconceitos e estereótipos. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 16, artigo e18568, 2023. Disponível em: <https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/18568>. Acesso em: 06 jul. 2023.2358-1425http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17319https://doi.org/10.20952/revtee.v16i35.18568This is an Open Access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited. Fonte: PDF do artigo.info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Fabrício de PaulaFranco, Marco Antônio Meloporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2023-08-21T20:00:58Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/17319Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332023-08-21T20:00:58Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv O professor de educação física com deficiência física e sua atuação profissional : um estudo de caso entrelaçando preconceitos e estereótipos.
The physical education teacher with physical disabilities and his professional performance : a case study interlawing prejudices and stereotypes.
title O professor de educação física com deficiência física e sua atuação profissional : um estudo de caso entrelaçando preconceitos e estereótipos.
spellingShingle O professor de educação física com deficiência física e sua atuação profissional : um estudo de caso entrelaçando preconceitos e estereótipos.
Santos, Fabrício de Paula
Personal training
title_short O professor de educação física com deficiência física e sua atuação profissional : um estudo de caso entrelaçando preconceitos e estereótipos.
title_full O professor de educação física com deficiência física e sua atuação profissional : um estudo de caso entrelaçando preconceitos e estereótipos.
title_fullStr O professor de educação física com deficiência física e sua atuação profissional : um estudo de caso entrelaçando preconceitos e estereótipos.
title_full_unstemmed O professor de educação física com deficiência física e sua atuação profissional : um estudo de caso entrelaçando preconceitos e estereótipos.
title_sort O professor de educação física com deficiência física e sua atuação profissional : um estudo de caso entrelaçando preconceitos e estereótipos.
author Santos, Fabrício de Paula
author_facet Santos, Fabrício de Paula
Franco, Marco Antônio Melo
author_role author
author2 Franco, Marco Antônio Melo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Fabrício de Paula
Franco, Marco Antônio Melo
dc.subject.por.fl_str_mv Personal training
topic Personal training
description Na última década temos visto um aumento da literatura, no campo da Educação Física, abordando casos de pessoas com deficiência, particularmente, casos de alunos. O estudo aqui proposto direciona o foco para o professor de Educação Física objetivando investigar a atuação de uma professora com deficiência física, que atua como personal training em uma academia de ginástica. A partir de uma abordagem qualitativa de investigação, optou-se por desenvolver um Estudo de Caso. Como resultados foi possível identificar uma profissão e um ambiente de trabalho atravessado pelo preconceito e pelo estereótipo, principalmente, no que diz respeito à estética do corpo. Por outro lado, os resultados também evidenciam a negação, por parte da personal training, sobre esses mesmos aspectos. O estudo considera que há uma tensão entre o preconceito velado e a posição de negação, desse preconceito, pela profissional.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-21T20:00:50Z
2023-08-21T20:00:50Z
2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, F. de P.; FRANCO, M. A. M. O professor de educação física com deficiência física e sua atuação profissional: um estudo de caso entrelaçando preconceitos e estereótipos. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 16, artigo e18568, 2023. Disponível em: <https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/18568>. Acesso em: 06 jul. 2023.
2358-1425
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17319
https://doi.org/10.20952/revtee.v16i35.18568
identifier_str_mv SANTOS, F. de P.; FRANCO, M. A. M. O professor de educação física com deficiência física e sua atuação profissional: um estudo de caso entrelaçando preconceitos e estereótipos. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 16, artigo e18568, 2023. Disponível em: <https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/18568>. Acesso em: 06 jul. 2023.
2358-1425
url http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17319
https://doi.org/10.20952/revtee.v16i35.18568
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002801025908736