O professor de educação física com deficiência física e sua atuação profissional: um estudo de caso entrelançando preconceitos e estereótipos
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/18568 |
Resumo: | Na última década temos visto um aumento da literatura, no campo da Educação Física, abordando casos de pessoas com deficiência, particularmente, casos de alunos. O estudo aqui proposto direciona o foco para o professor de Educação Física objetivando investigar a atuação de uma professora com deficiência física, que atua como personal training em uma academia de ginástica. A partir de uma abordagem qualitativa de investigação, optou-se por desenvolver um Estudo de Caso. Como resultados foi possível identificar uma profissão e um ambiente de trabalho atravessado pelo preconceito e pelo estereótipo, principalmente, no que diz respeito à estética do corpo. Por outro lado, os resultados também evidenciam a negação, por parte da personal training, sobre esses mesmos aspectos. O estudo considera que há uma tensão entre o preconceito velado e a posição de negação, desse preconceito, pela profissional. |
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O professor de educação física com deficiência física e sua atuação profissional: um estudo de caso entrelançando preconceitos e estereótipos El profesor de educación física con discapacidad física y su desempeño profesional: un estudio de caso entrejurando prejuicios y estereotiposThe physical education teacher with physical disabilities and his professional performance: a case study interlawing prejudices and stereotypesDisability. Physical Education. Personal training.Deficiencia. Educación Física. Entrenamiento personal.Deficiência. Educação Física. Personal Training.Na última década temos visto um aumento da literatura, no campo da Educação Física, abordando casos de pessoas com deficiência, particularmente, casos de alunos. O estudo aqui proposto direciona o foco para o professor de Educação Física objetivando investigar a atuação de uma professora com deficiência física, que atua como personal training em uma academia de ginástica. A partir de uma abordagem qualitativa de investigação, optou-se por desenvolver um Estudo de Caso. Como resultados foi possível identificar uma profissão e um ambiente de trabalho atravessado pelo preconceito e pelo estereótipo, principalmente, no que diz respeito à estética do corpo. Por outro lado, os resultados também evidenciam a negação, por parte da personal training, sobre esses mesmos aspectos. O estudo considera que há uma tensão entre o preconceito velado e a posição de negação, desse preconceito, pela profissional.En la última década hemos visto un incremento en la literatura, en el campo de la Educación Física, abordando casos de personas con discapacidad, particularmente, casos de estudiantes. El estudio propuesto aquí dirige el foco al profesor de Educación Física, con el objetivo de investigar el desempeño de un profesor con discapacidad física, que actúa como entrenador personal en un gimnasio. Desde un enfoque de investigación cualitativa, se decidió desarrollar un Estudio de Caso. Como resultado, fue posible identificar una profesión y un ambiente de trabajo atravesado por prejuicios y estereotipos, principalmente en lo que se refiere a la estética corporal. Por otro lado, los resultados también muestran negación, por parte de la formación personal, sobre estos mismos aspectos. El estudio considera que existe una tensión entre el prejuicio velado y la posición de negación de ese prejuicio por parte del profesional.In the last decade we have seen an increase in literature in the field of Physical Education, addressing cases of people with disabilities, particularly cases of students. The study proposed here directs the focus to the Physical Education teacher aiming to investigate the performance of a teacher, with physical disability, who works as personal training in a gym. From a qualitative research approach, it was decided to develop a Case Study. As a result, it was possible to identify a profession and a work environment crossed by prejudice and stereotype, especially with regard to the aesthetics of the body. On the other hand, the results also show the denial, on the part of personal training, about these same aspects. The study considers that there is a tension between the veiled prejudice and the position of denial, of this prejudice, by the professional.Revista Tempos e Espaços em Educação2023-05-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdftext/xmlhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/1856810.20952/revtee.v16i35.18568Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 16 Núm. 35 (2023): Publicação Contínua; e18568Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 16 No 35 (2023): Publicação Contínua; e18568Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 16 n. 35 (2023): Publicação Contínua; e18568Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 16 No. 35 (2023): Publicação Contínua; e185682358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/18568/13893https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/18568/14636Copyright (c) 2023 Revista Tempos e Espaços em Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Fabrício de PaulaFranco, Marco Antônio Melo2023-09-06T18:03:50Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/18568Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2023-09-06T18:03:50Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
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