Materiais curriculares de matemática : estado do conhecimento da pesquisa brasileira.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFOP |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17171 https://doi.org/10.37001/ripem.v13i1.3304 |
Resumo: | Objetivo do artigo situa-se em identificar a pesquisa brasileira que tem os materiais curriculares como tema de investigação e refletir sobre os seus resultados. Para tanto, por meio da abordagem qualitativa e de caráter bibliográfico, realizamos um estudo do conhecimento. O corpus textual aqui tomado como objeto de estudo é composto por 25 pesquisas distribuídas entre teses e dissertações compreendidas no espaço temporal de 2013 a 2019. Os resultados indicam que a comunidade acadêmica brasileira de Educação Matemática tem buscado a compreensão mais acurada de aspectos da relação estabelecida entre professores e materiais curriculares, diminuindo sua intensidade sobre as características físicas dos materiais curriculares. O estudo acerca dessa relação tem se mostrado relevante e passível de outras investigações de modo que os conhecimentos deste campo continuem avançando. |
id |
UFOP_3ccd61316f43918f0fb13bd83d1f0218 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufop.br:123456789/17171 |
network_acronym_str |
UFOP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFOP |
repository_id_str |
3233 |
spelling |
Materiais curriculares de matemática : estado do conhecimento da pesquisa brasileira.Mathematics curriculum materials : state of knowledge of Brazilian research.Livro didáticoCurrículos de matemáticaEducação matemáticaObjetivo do artigo situa-se em identificar a pesquisa brasileira que tem os materiais curriculares como tema de investigação e refletir sobre os seus resultados. Para tanto, por meio da abordagem qualitativa e de caráter bibliográfico, realizamos um estudo do conhecimento. O corpus textual aqui tomado como objeto de estudo é composto por 25 pesquisas distribuídas entre teses e dissertações compreendidas no espaço temporal de 2013 a 2019. Os resultados indicam que a comunidade acadêmica brasileira de Educação Matemática tem buscado a compreensão mais acurada de aspectos da relação estabelecida entre professores e materiais curriculares, diminuindo sua intensidade sobre as características físicas dos materiais curriculares. O estudo acerca dessa relação tem se mostrado relevante e passível de outras investigações de modo que os conhecimentos deste campo continuem avançando.The purpose of the article is to identify Brazilian research that has curriculum materials as a research topic and to reflect on its results. Therefore, through a qualitative approach and of a bibliographic character, we carried out a study of the knowledge. The textual collection here was taken as a study object is compounded by 25 researches spread between thesis and dissertations in the temporal space in between 2013 to 2019. The results point that the academic Brazilian community of Mathematical Education has searched for a more accurate comprehension of the relationship aspects between teachers and curriculum materials, decreasing its intensity over other physical characteristics of curriculum materials. The study about this relationship has been showing relevant and subject to another investigations so that the knowledge of this field continue to progress.2023-08-15T19:30:34Z2023-08-15T19:30:34Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSOARES, M. C. R. A.; JANUARIO, G.; SANTOS, F. A. dos. Materiais curriculares de matemática: estado do conhecimento da pesquisa brasileira. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, Brasília, v. 13, n. 1, jan./abr. 2023. Disponível em: <http://www.sbemrevista.com.br/revista/index.php/ripem/article/view/3304>. Acesso em: 06 jul. 2023.2238-0345http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17171https://doi.org/10.37001/ripem.v13i1.3304Este trabalho está sob uma licença Creative Commons AttributionNonCommercial 4.0 International License. Fonte: PDF do artigo.info:eu-repo/semantics/openAccessSoares, Marilene Caitano Reis AlmeidaJanuario, GilbertoSantos, Francely Aparecida dosporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2023-08-15T19:30:43Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/17171Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332023-08-15T19:30:43Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Materiais curriculares de matemática : estado do conhecimento da pesquisa brasileira. Mathematics curriculum materials : state of knowledge of Brazilian research. |
title |
Materiais curriculares de matemática : estado do conhecimento da pesquisa brasileira. |
spellingShingle |
Materiais curriculares de matemática : estado do conhecimento da pesquisa brasileira. Soares, Marilene Caitano Reis Almeida Livro didático Currículos de matemática Educação matemática |
title_short |
Materiais curriculares de matemática : estado do conhecimento da pesquisa brasileira. |
title_full |
Materiais curriculares de matemática : estado do conhecimento da pesquisa brasileira. |
title_fullStr |
Materiais curriculares de matemática : estado do conhecimento da pesquisa brasileira. |
title_full_unstemmed |
Materiais curriculares de matemática : estado do conhecimento da pesquisa brasileira. |
title_sort |
Materiais curriculares de matemática : estado do conhecimento da pesquisa brasileira. |
author |
Soares, Marilene Caitano Reis Almeida |
author_facet |
Soares, Marilene Caitano Reis Almeida Januario, Gilberto Santos, Francely Aparecida dos |
author_role |
author |
author2 |
Januario, Gilberto Santos, Francely Aparecida dos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Marilene Caitano Reis Almeida Januario, Gilberto Santos, Francely Aparecida dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Livro didático Currículos de matemática Educação matemática |
topic |
Livro didático Currículos de matemática Educação matemática |
description |
Objetivo do artigo situa-se em identificar a pesquisa brasileira que tem os materiais curriculares como tema de investigação e refletir sobre os seus resultados. Para tanto, por meio da abordagem qualitativa e de caráter bibliográfico, realizamos um estudo do conhecimento. O corpus textual aqui tomado como objeto de estudo é composto por 25 pesquisas distribuídas entre teses e dissertações compreendidas no espaço temporal de 2013 a 2019. Os resultados indicam que a comunidade acadêmica brasileira de Educação Matemática tem buscado a compreensão mais acurada de aspectos da relação estabelecida entre professores e materiais curriculares, diminuindo sua intensidade sobre as características físicas dos materiais curriculares. O estudo acerca dessa relação tem se mostrado relevante e passível de outras investigações de modo que os conhecimentos deste campo continuem avançando. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-08-15T19:30:34Z 2023-08-15T19:30:34Z 2023 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SOARES, M. C. R. A.; JANUARIO, G.; SANTOS, F. A. dos. Materiais curriculares de matemática: estado do conhecimento da pesquisa brasileira. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, Brasília, v. 13, n. 1, jan./abr. 2023. Disponível em: <http://www.sbemrevista.com.br/revista/index.php/ripem/article/view/3304>. Acesso em: 06 jul. 2023. 2238-0345 http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17171 https://doi.org/10.37001/ripem.v13i1.3304 |
identifier_str_mv |
SOARES, M. C. R. A.; JANUARIO, G.; SANTOS, F. A. dos. Materiais curriculares de matemática: estado do conhecimento da pesquisa brasileira. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, Brasília, v. 13, n. 1, jan./abr. 2023. Disponível em: <http://www.sbemrevista.com.br/revista/index.php/ripem/article/view/3304>. Acesso em: 06 jul. 2023. 2238-0345 |
url |
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17171 https://doi.org/10.37001/ripem.v13i1.3304 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFOP instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) instacron:UFOP |
instname_str |
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
instacron_str |
UFOP |
institution |
UFOP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFOP |
collection |
Repositório Institucional da UFOP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufop.edu.br |
_version_ |
1813002853081415680 |