Materiais curriculares de matemática : estado do conhecimento da pesquisa brasileira.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Marilene Caitano Reis Almeida
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Januario, Gilberto, Santos, Francely Aparecida dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17171
https://doi.org/10.37001/ripem.v13i1.3304
Resumo: Objetivo do artigo situa-se em identificar a pesquisa brasileira que tem os materiais curriculares como tema de investigação e refletir sobre os seus resultados. Para tanto, por meio da abordagem qualitativa e de caráter bibliográfico, realizamos um estudo do conhecimento. O corpus textual aqui tomado como objeto de estudo é composto por 25 pesquisas distribuídas entre teses e dissertações compreendidas no espaço temporal de 2013 a 2019. Os resultados indicam que a comunidade acadêmica brasileira de Educação Matemática tem buscado a compreensão mais acurada de aspectos da relação estabelecida entre professores e materiais curriculares, diminuindo sua intensidade sobre as características físicas dos materiais curriculares. O estudo acerca dessa relação tem se mostrado relevante e passível de outras investigações de modo que os conhecimentos deste campo continuem avançando.
id UFOP_3ccd61316f43918f0fb13bd83d1f0218
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/17171
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Materiais curriculares de matemática : estado do conhecimento da pesquisa brasileira.Mathematics curriculum materials : state of knowledge of Brazilian research.Livro didáticoCurrículos de matemáticaEducação matemáticaObjetivo do artigo situa-se em identificar a pesquisa brasileira que tem os materiais curriculares como tema de investigação e refletir sobre os seus resultados. Para tanto, por meio da abordagem qualitativa e de caráter bibliográfico, realizamos um estudo do conhecimento. O corpus textual aqui tomado como objeto de estudo é composto por 25 pesquisas distribuídas entre teses e dissertações compreendidas no espaço temporal de 2013 a 2019. Os resultados indicam que a comunidade acadêmica brasileira de Educação Matemática tem buscado a compreensão mais acurada de aspectos da relação estabelecida entre professores e materiais curriculares, diminuindo sua intensidade sobre as características físicas dos materiais curriculares. O estudo acerca dessa relação tem se mostrado relevante e passível de outras investigações de modo que os conhecimentos deste campo continuem avançando.The purpose of the article is to identify Brazilian research that has curriculum materials as a research topic and to reflect on its results. Therefore, through a qualitative approach and of a bibliographic character, we carried out a study of the knowledge. The textual collection here was taken as a study object is compounded by 25 researches spread between thesis and dissertations in the temporal space in between 2013 to 2019. The results point that the academic Brazilian community of Mathematical Education has searched for a more accurate comprehension of the relationship aspects between teachers and curriculum materials, decreasing its intensity over other physical characteristics of curriculum materials. The study about this relationship has been showing relevant and subject to another investigations so that the knowledge of this field continue to progress.2023-08-15T19:30:34Z2023-08-15T19:30:34Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSOARES, M. C. R. A.; JANUARIO, G.; SANTOS, F. A. dos. Materiais curriculares de matemática: estado do conhecimento da pesquisa brasileira. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, Brasília, v. 13, n. 1, jan./abr. 2023. Disponível em: <http://www.sbemrevista.com.br/revista/index.php/ripem/article/view/3304>. Acesso em: 06 jul. 2023.2238-0345http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17171https://doi.org/10.37001/ripem.v13i1.3304Este trabalho está sob uma licença Creative Commons AttributionNonCommercial 4.0 International License. Fonte: PDF do artigo.info:eu-repo/semantics/openAccessSoares, Marilene Caitano Reis AlmeidaJanuario, GilbertoSantos, Francely Aparecida dosporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2023-08-15T19:30:43Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/17171Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332023-08-15T19:30:43Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Materiais curriculares de matemática : estado do conhecimento da pesquisa brasileira.
Mathematics curriculum materials : state of knowledge of Brazilian research.
title Materiais curriculares de matemática : estado do conhecimento da pesquisa brasileira.
spellingShingle Materiais curriculares de matemática : estado do conhecimento da pesquisa brasileira.
Soares, Marilene Caitano Reis Almeida
Livro didático
Currículos de matemática
Educação matemática
title_short Materiais curriculares de matemática : estado do conhecimento da pesquisa brasileira.
title_full Materiais curriculares de matemática : estado do conhecimento da pesquisa brasileira.
title_fullStr Materiais curriculares de matemática : estado do conhecimento da pesquisa brasileira.
title_full_unstemmed Materiais curriculares de matemática : estado do conhecimento da pesquisa brasileira.
title_sort Materiais curriculares de matemática : estado do conhecimento da pesquisa brasileira.
author Soares, Marilene Caitano Reis Almeida
author_facet Soares, Marilene Caitano Reis Almeida
Januario, Gilberto
Santos, Francely Aparecida dos
author_role author
author2 Januario, Gilberto
Santos, Francely Aparecida dos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Marilene Caitano Reis Almeida
Januario, Gilberto
Santos, Francely Aparecida dos
dc.subject.por.fl_str_mv Livro didático
Currículos de matemática
Educação matemática
topic Livro didático
Currículos de matemática
Educação matemática
description Objetivo do artigo situa-se em identificar a pesquisa brasileira que tem os materiais curriculares como tema de investigação e refletir sobre os seus resultados. Para tanto, por meio da abordagem qualitativa e de caráter bibliográfico, realizamos um estudo do conhecimento. O corpus textual aqui tomado como objeto de estudo é composto por 25 pesquisas distribuídas entre teses e dissertações compreendidas no espaço temporal de 2013 a 2019. Os resultados indicam que a comunidade acadêmica brasileira de Educação Matemática tem buscado a compreensão mais acurada de aspectos da relação estabelecida entre professores e materiais curriculares, diminuindo sua intensidade sobre as características físicas dos materiais curriculares. O estudo acerca dessa relação tem se mostrado relevante e passível de outras investigações de modo que os conhecimentos deste campo continuem avançando.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-15T19:30:34Z
2023-08-15T19:30:34Z
2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOARES, M. C. R. A.; JANUARIO, G.; SANTOS, F. A. dos. Materiais curriculares de matemática: estado do conhecimento da pesquisa brasileira. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, Brasília, v. 13, n. 1, jan./abr. 2023. Disponível em: <http://www.sbemrevista.com.br/revista/index.php/ripem/article/view/3304>. Acesso em: 06 jul. 2023.
2238-0345
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17171
https://doi.org/10.37001/ripem.v13i1.3304
identifier_str_mv SOARES, M. C. R. A.; JANUARIO, G.; SANTOS, F. A. dos. Materiais curriculares de matemática: estado do conhecimento da pesquisa brasileira. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, Brasília, v. 13, n. 1, jan./abr. 2023. Disponível em: <http://www.sbemrevista.com.br/revista/index.php/ripem/article/view/3304>. Acesso em: 06 jul. 2023.
2238-0345
url http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17171
https://doi.org/10.37001/ripem.v13i1.3304
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002853081415680