O (des)preparo do/a professor na presença dos/as estudantes com deficiência : os significados/sentidos da formação continuada na perspectiva da relação com o saber.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lúcio, Walquíria Silva
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3530
Resumo: Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
id UFOP_3efcd9baaa50c54ed9f1e37d8796f8e0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/3530
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling O (des)preparo do/a professor na presença dos/as estudantes com deficiência : os significados/sentidos da formação continuada na perspectiva da relação com o saber.Prática de ensinoEducação permanenteEducação permanenteEducação inclusivaPrograma de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.Na década de 1990 a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (nº. 9394/96), foi promulgada e uma parcela até então excluída do sistema escolar, as pessoas com deficiência, passou a fazer parte do dia a dia das salas de aula. A partir de então, o discurso do (des)preparo do/a professor/a tem sido recorrente na presença dessas pessoas. Numa abordagem sócio-histórica, esta pesquisa visou compreender os significados/sentidos da formação continuada em práticas educativas inclusivas para professores/as egressos/as, no intuito de entender a queixa do (des)preparo docente na presença do/a estudante com deficiência no ensino comum. As considerações teóricas e metodológicas fundamentaram-se nas teorias de Lev Vygotsky e Bernard Charlot, entre outras contribuições. O trabalho de campo retornou ao passado recente de um curso de formação continuada para a educação inclusiva, cujos eventos foram lembrados e retomados de maneira contextualizada no momento presente nas conversas entre os/as participantes. Os instrumentos usados foram: o questionário, o inventário de saber e a entrevista dialógica individual. Os resultados da investigação agruparam-se em quatro “índices de sentido” do curso de formação e apontou aspectos evolvidos na queixa do (des)preparo como os sócio-políticos, as concepções formativas e a relação com o saber. As análises mostraram que, para os/as professores/as participantes, a formação continuada significou uma alternativa para os desafios da inclusão, mas não uma solução definitiva. Compreendeu-se, na perspectiva da relação com o saber, que o (des)preparo é uma tensão necessária à mobilização para o saber-aprender dos/as professores/as participantes e que a queixa do (des)preparo pode ser uma manifestação dessa tensão.In the 1990s, the Law of Guidelines and Tenets for National Education (No. 9394/96) was enacted, and a group hitherto excluded from the school system, people with disabilities, became a part of everyday classroom life. Since then, there has been considerable discourse on teacher (un)preparedness in the context of the inclusion of students with disabilities in the education system. Adopting a socio-historical approach, this research sought to understand the implications/meaning of continuing education in inclusive educational practices for trained teachers, in order to understand the problem of teacher (un)preparedness with regard to students with disabilities in the common education system. The theoretical and methodological considerations were based on the work of Lev Vygotsky and Bernard Charlot, among others. The fieldwork examined the recent case of a continuing education course for inclusive education, the events of which were remembered and recontextualized in the present day through discussions among the participants. The instruments used were a questionnaire, knowledge inventory, and individual dialogical interviews. The research results were grouped into four “levels of meaning” regarding the training course, and indicated aspects of the problem of (un)preparedness, including the socio-political component, formative conceptions, and the relationship with knowledge. The analysis showed that for the participating teachers, continuing education signified an alternative to the challenges of inclusion, but not a definitive solution. It was understood, from the perspective of the relationship with knowledge, that (un)preparedness is a necessary tension for the mobilization of the participating teachers’ know-how, and that the problem of (un)preparedness could be a manifestation of this tension.Diniz, MargarethLúcio, Walquíria Silva2014-07-18T17:49:18Z2014-07-18T17:49:18Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLÚCIO, W. S. O (des)preparo do/a professor na presença dos/as estudantes com deficiência : os significados/sentidos da formação continuada na perspectiva da relação com o saber. 2013. 217 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2013.http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3530A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Autorizo a UFOP – Universidade Federal de Ouro Preto – a disponibilizar gratuitamente, sem ressarcimento dos direitos autorais, o texto integral da publicação supracitada, de minha autoria, em meio eletrônico, na BDTD – Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, no formato especificado, para fins de leitura, impressão e/ou download pela Internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela Universidade a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2019-04-29T15:17:43Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/3530Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332019-04-29T15:17:43Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv O (des)preparo do/a professor na presença dos/as estudantes com deficiência : os significados/sentidos da formação continuada na perspectiva da relação com o saber.
title O (des)preparo do/a professor na presença dos/as estudantes com deficiência : os significados/sentidos da formação continuada na perspectiva da relação com o saber.
spellingShingle O (des)preparo do/a professor na presença dos/as estudantes com deficiência : os significados/sentidos da formação continuada na perspectiva da relação com o saber.
Lúcio, Walquíria Silva
Prática de ensino
Educação permanente
Educação permanente
Educação inclusiva
title_short O (des)preparo do/a professor na presença dos/as estudantes com deficiência : os significados/sentidos da formação continuada na perspectiva da relação com o saber.
title_full O (des)preparo do/a professor na presença dos/as estudantes com deficiência : os significados/sentidos da formação continuada na perspectiva da relação com o saber.
title_fullStr O (des)preparo do/a professor na presença dos/as estudantes com deficiência : os significados/sentidos da formação continuada na perspectiva da relação com o saber.
title_full_unstemmed O (des)preparo do/a professor na presença dos/as estudantes com deficiência : os significados/sentidos da formação continuada na perspectiva da relação com o saber.
title_sort O (des)preparo do/a professor na presença dos/as estudantes com deficiência : os significados/sentidos da formação continuada na perspectiva da relação com o saber.
author Lúcio, Walquíria Silva
author_facet Lúcio, Walquíria Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Diniz, Margareth
dc.contributor.author.fl_str_mv Lúcio, Walquíria Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Prática de ensino
Educação permanente
Educação permanente
Educação inclusiva
topic Prática de ensino
Educação permanente
Educação permanente
Educação inclusiva
description Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2014-07-18T17:49:18Z
2014-07-18T17:49:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LÚCIO, W. S. O (des)preparo do/a professor na presença dos/as estudantes com deficiência : os significados/sentidos da formação continuada na perspectiva da relação com o saber. 2013. 217 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2013.
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3530
identifier_str_mv LÚCIO, W. S. O (des)preparo do/a professor na presença dos/as estudantes com deficiência : os significados/sentidos da formação continuada na perspectiva da relação com o saber. 2013. 217 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2013.
url http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3530
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002796314656768