Propondo as trilhas de matemática como uma ação pedagógica para a (re)descoberta do conhecimento matemático fora das salas de aula.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Jéssica
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Orey, Daniel Clark, Rosa, Milton
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14535
https://doi.org/10.30612/tangram.v4i1.12813
Resumo: A proposição do projeto das Trilhas de Matemática pode ser considerada como uma proposta pedagógica em que os professores utilizam práticas extraescolares para que os alunos possam perceber o conhecimento matemático aplicado em tarefas realizadas fora das salas de aula, em pontos específicos nas ruas de sua cidade. Assim, existe a necessidade do desenvolvimento de módulos de atividades matemáticas extracurriculares, que têm como objetivo tornar os alunos, ativos e críticos nos processos de ensino e aprendizagem em Matemática por meio de uma análise crítica e reflexiva dos próprios ambientes sociocultural e natural. Esse artigo examina as possíveis relações de uma proposta metodológica focalizada na Etnomodelagem por meio do Programa Etnomatemática e nos pressupostos da Modelagem Matemática em sua perspectiva sociocultural, que buscam auxiliar os alunos na leitura de sua realidade para direcioná-los para uma melhor compreensão de seu entorno através dessas trilhas, possibilitando uma interação aprofundada com o próprio mundo.
id UFOP_4f5cada6ee158373fd1761dbf7f2e208
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/14535
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Propondo as trilhas de matemática como uma ação pedagógica para a (re)descoberta do conhecimento matemático fora das salas de aula.Proposing math trails as a pedagogical action for the (re)discovery of mathematical knowledge outside the classrooms.EtnomodelagemEthnomodellingA proposição do projeto das Trilhas de Matemática pode ser considerada como uma proposta pedagógica em que os professores utilizam práticas extraescolares para que os alunos possam perceber o conhecimento matemático aplicado em tarefas realizadas fora das salas de aula, em pontos específicos nas ruas de sua cidade. Assim, existe a necessidade do desenvolvimento de módulos de atividades matemáticas extracurriculares, que têm como objetivo tornar os alunos, ativos e críticos nos processos de ensino e aprendizagem em Matemática por meio de uma análise crítica e reflexiva dos próprios ambientes sociocultural e natural. Esse artigo examina as possíveis relações de uma proposta metodológica focalizada na Etnomodelagem por meio do Programa Etnomatemática e nos pressupostos da Modelagem Matemática em sua perspectiva sociocultural, que buscam auxiliar os alunos na leitura de sua realidade para direcioná-los para uma melhor compreensão de seu entorno através dessas trilhas, possibilitando uma interação aprofundada com o próprio mundo.The proposition of the Math Trails Project can be considered as a pedagogical proposal in which teachers use extra-school practices to assist students in learning to see and perceive mathematical knowledge applied in tasks performed outside the classroom, at specific points on the streets of their city. Thus, there is a need to develop modules for extracurricular mathematical activities, which aim to make students active and critical in the teaching and learning processes in mathematics through a critical and reflective analysis of their own sociocultural and natural environments. This article examines the possible relationships of a methodological proposal focused on ethnomodelling through the ethnomathematics program and on the assumptions of mathematical modelling in its sociocultural perspective, which seeks to assist students in experiencing their reality in order to direct them towards a better understanding of their own context and surroundings through the trail stations, enabling a deep interaction with the world itself.2022-02-21T16:36:42Z2022-02-21T16:36:42Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfRODRIGUES, J.; OREY, D. C.; ROSA, M. Propondo as trilhas de matemática como uma ação pedagógica para a (re)descoberta do conhecimento matemático fora das salas de aula. TANGRAM - Revista de Educação Matemática, Dourados, v. 4, n. 1, p. 24-45, 2021. Disponível em: <https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/12813>. Acesso em: 25 ago. 2021.2595-0967http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14535https://doi.org/10.30612/tangram.v4i1.12813Esta obra está sob uma licença Creative Commons Atribuição – Não Comercial 4.0 Internacional. Fonte: o PDF do artigo.info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, JéssicaOrey, Daniel ClarkRosa, Miltonporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2022-02-21T16:36:50Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/14535Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332022-02-21T16:36:50Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Propondo as trilhas de matemática como uma ação pedagógica para a (re)descoberta do conhecimento matemático fora das salas de aula.
Proposing math trails as a pedagogical action for the (re)discovery of mathematical knowledge outside the classrooms.
title Propondo as trilhas de matemática como uma ação pedagógica para a (re)descoberta do conhecimento matemático fora das salas de aula.
spellingShingle Propondo as trilhas de matemática como uma ação pedagógica para a (re)descoberta do conhecimento matemático fora das salas de aula.
Rodrigues, Jéssica
Etnomodelagem
Ethnomodelling
title_short Propondo as trilhas de matemática como uma ação pedagógica para a (re)descoberta do conhecimento matemático fora das salas de aula.
title_full Propondo as trilhas de matemática como uma ação pedagógica para a (re)descoberta do conhecimento matemático fora das salas de aula.
title_fullStr Propondo as trilhas de matemática como uma ação pedagógica para a (re)descoberta do conhecimento matemático fora das salas de aula.
title_full_unstemmed Propondo as trilhas de matemática como uma ação pedagógica para a (re)descoberta do conhecimento matemático fora das salas de aula.
title_sort Propondo as trilhas de matemática como uma ação pedagógica para a (re)descoberta do conhecimento matemático fora das salas de aula.
author Rodrigues, Jéssica
author_facet Rodrigues, Jéssica
Orey, Daniel Clark
Rosa, Milton
author_role author
author2 Orey, Daniel Clark
Rosa, Milton
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Jéssica
Orey, Daniel Clark
Rosa, Milton
dc.subject.por.fl_str_mv Etnomodelagem
Ethnomodelling
topic Etnomodelagem
Ethnomodelling
description A proposição do projeto das Trilhas de Matemática pode ser considerada como uma proposta pedagógica em que os professores utilizam práticas extraescolares para que os alunos possam perceber o conhecimento matemático aplicado em tarefas realizadas fora das salas de aula, em pontos específicos nas ruas de sua cidade. Assim, existe a necessidade do desenvolvimento de módulos de atividades matemáticas extracurriculares, que têm como objetivo tornar os alunos, ativos e críticos nos processos de ensino e aprendizagem em Matemática por meio de uma análise crítica e reflexiva dos próprios ambientes sociocultural e natural. Esse artigo examina as possíveis relações de uma proposta metodológica focalizada na Etnomodelagem por meio do Programa Etnomatemática e nos pressupostos da Modelagem Matemática em sua perspectiva sociocultural, que buscam auxiliar os alunos na leitura de sua realidade para direcioná-los para uma melhor compreensão de seu entorno através dessas trilhas, possibilitando uma interação aprofundada com o próprio mundo.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-02-21T16:36:42Z
2022-02-21T16:36:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RODRIGUES, J.; OREY, D. C.; ROSA, M. Propondo as trilhas de matemática como uma ação pedagógica para a (re)descoberta do conhecimento matemático fora das salas de aula. TANGRAM - Revista de Educação Matemática, Dourados, v. 4, n. 1, p. 24-45, 2021. Disponível em: <https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/12813>. Acesso em: 25 ago. 2021.
2595-0967
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14535
https://doi.org/10.30612/tangram.v4i1.12813
identifier_str_mv RODRIGUES, J.; OREY, D. C.; ROSA, M. Propondo as trilhas de matemática como uma ação pedagógica para a (re)descoberta do conhecimento matemático fora das salas de aula. TANGRAM - Revista de Educação Matemática, Dourados, v. 4, n. 1, p. 24-45, 2021. Disponível em: <https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/12813>. Acesso em: 25 ago. 2021.
2595-0967
url http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14535
https://doi.org/10.30612/tangram.v4i1.12813
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002849323319296