Concepções de avaliação de alunos universitários : uma revisão da literatura.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFOP |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5713 http://dx.doi.org/10.18222/eae235220121937 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é apresentar uma revisão de estudos sobre as concepções de avaliação de alunos universitários brasileiros, divi¬didos em quatro grupos, segundo os quais a avaliação: 1) melhora o ensino e a aprendizagem; 2) tem um impacto emocionalmente posi¬tivo nos alunos; 3) é irrelevante porque é injusta ou ruim; e 4) torna os alunos responsáveis. Dentre os principais resultados destacam-se: uma gama extensa de concepções de avaliação nas experiências e pensamentos de universitários brasileiros, incluindo a consciência de responsabilização do aluno e da escola, melhora e irrelevância; a concepção dominante parece ser uma reação emocional negativa (irrelevância) com relação à responsabilização do aluno. |
id |
UFOP_50b1ad8b06ce68ba090bb37c802bfebd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufop.br:123456789/5713 |
network_acronym_str |
UFOP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFOP |
repository_id_str |
3233 |
spelling |
Concepções de avaliação de alunos universitários : uma revisão da literatura.Ensino superiorO objetivo deste trabalho é apresentar uma revisão de estudos sobre as concepções de avaliação de alunos universitários brasileiros, divi¬didos em quatro grupos, segundo os quais a avaliação: 1) melhora o ensino e a aprendizagem; 2) tem um impacto emocionalmente posi¬tivo nos alunos; 3) é irrelevante porque é injusta ou ruim; e 4) torna os alunos responsáveis. Dentre os principais resultados destacam-se: uma gama extensa de concepções de avaliação nas experiências e pensamentos de universitários brasileiros, incluindo a consciência de responsabilização do aluno e da escola, melhora e irrelevância; a concepção dominante parece ser uma reação emocional negativa (irrelevância) com relação à responsabilização do aluno.The goal of this study is to review published studies about the nature of Brazilian university students’ conceptions of assessment, divided into four groups according to which the evaluation: 1) improving teaching and learning; 2) has a positive emotional impact on stu¬dents; 3) is irrelevant because it is unfair or bad; 4) makes students accountable (accountability). Among the main results are: a wide range of conceptions was identified in the experiences and thoughts of Brazilian university students, including the awareness of student accountability, school accountability, improvement, and irrelevance. The predominant conception seems to be a negative emotional reaction (irrelevance) with respect to student accountability.2015-11-03T13:25:43Z2015-11-03T13:25:43Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMATOS, D. A. S.; BROWN, G. T. L.; CIRINO, S. D. Concepções de avaliação de alunos universitários: uma revisão da literatura. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 23, n. 52, p. 204-231, 2013. Disponível em: <http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/eae/arquivos/1736/1736.pdf>. Acesso em: 27 out. 2015.1984-932Xhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5713http://dx.doi.org/10.18222/eae235220121937Os trabalhos publicados na Estudos em Avaliação Educacional estão sob licença Creative Commons Attribution que permite copiar, distribuir, transmitir e adaptar o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Estudos em Avaliação Educacional <http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 09 nov. 2016.info:eu-repo/semantics/openAccessMatos, Daniel Abud SeabraBrown, Gavin Thomas LumsdenCirino, Sérgio Diasporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2019-08-05T13:19:44Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/5713Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332019-08-05T13:19:44Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Concepções de avaliação de alunos universitários : uma revisão da literatura. |
title |
Concepções de avaliação de alunos universitários : uma revisão da literatura. |
spellingShingle |
Concepções de avaliação de alunos universitários : uma revisão da literatura. Matos, Daniel Abud Seabra Ensino superior |
title_short |
Concepções de avaliação de alunos universitários : uma revisão da literatura. |
title_full |
Concepções de avaliação de alunos universitários : uma revisão da literatura. |
title_fullStr |
Concepções de avaliação de alunos universitários : uma revisão da literatura. |
title_full_unstemmed |
Concepções de avaliação de alunos universitários : uma revisão da literatura. |
title_sort |
Concepções de avaliação de alunos universitários : uma revisão da literatura. |
author |
Matos, Daniel Abud Seabra |
author_facet |
Matos, Daniel Abud Seabra Brown, Gavin Thomas Lumsden Cirino, Sérgio Dias |
author_role |
author |
author2 |
Brown, Gavin Thomas Lumsden Cirino, Sérgio Dias |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Matos, Daniel Abud Seabra Brown, Gavin Thomas Lumsden Cirino, Sérgio Dias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino superior |
topic |
Ensino superior |
description |
O objetivo deste trabalho é apresentar uma revisão de estudos sobre as concepções de avaliação de alunos universitários brasileiros, divi¬didos em quatro grupos, segundo os quais a avaliação: 1) melhora o ensino e a aprendizagem; 2) tem um impacto emocionalmente posi¬tivo nos alunos; 3) é irrelevante porque é injusta ou ruim; e 4) torna os alunos responsáveis. Dentre os principais resultados destacam-se: uma gama extensa de concepções de avaliação nas experiências e pensamentos de universitários brasileiros, incluindo a consciência de responsabilização do aluno e da escola, melhora e irrelevância; a concepção dominante parece ser uma reação emocional negativa (irrelevância) com relação à responsabilização do aluno. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2015-11-03T13:25:43Z 2015-11-03T13:25:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MATOS, D. A. S.; BROWN, G. T. L.; CIRINO, S. D. Concepções de avaliação de alunos universitários: uma revisão da literatura. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 23, n. 52, p. 204-231, 2013. Disponível em: <http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/eae/arquivos/1736/1736.pdf>. Acesso em: 27 out. 2015. 1984-932X http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5713 http://dx.doi.org/10.18222/eae235220121937 |
identifier_str_mv |
MATOS, D. A. S.; BROWN, G. T. L.; CIRINO, S. D. Concepções de avaliação de alunos universitários: uma revisão da literatura. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 23, n. 52, p. 204-231, 2013. Disponível em: <http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/eae/arquivos/1736/1736.pdf>. Acesso em: 27 out. 2015. 1984-932X |
url |
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5713 http://dx.doi.org/10.18222/eae235220121937 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFOP instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) instacron:UFOP |
instname_str |
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
instacron_str |
UFOP |
institution |
UFOP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFOP |
collection |
Repositório Institucional da UFOP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufop.edu.br |
_version_ |
1813002853542789120 |