Concepções de avaliação de alunos universitários : uma revisão da literatura.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, Daniel Abud Seabra
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Brown, Gavin Thomas Lumsden, Cirino, Sérgio Dias
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5713
http://dx.doi.org/10.18222/eae235220121937
Resumo: O objetivo deste trabalho é apresentar uma revisão de estudos sobre as concepções de avaliação de alunos universitários brasileiros, divi¬didos em quatro grupos, segundo os quais a avaliação: 1) melhora o ensino e a aprendizagem; 2) tem um impacto emocionalmente posi¬tivo nos alunos; 3) é irrelevante porque é injusta ou ruim; e 4) torna os alunos responsáveis. Dentre os principais resultados destacam-se: uma gama extensa de concepções de avaliação nas experiências e pensamentos de universitários brasileiros, incluindo a consciência de responsabilização do aluno e da escola, melhora e irrelevância; a concepção dominante parece ser uma reação emocional negativa (irrelevância) com relação à responsabilização do aluno.
id UFOP_50b1ad8b06ce68ba090bb37c802bfebd
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/5713
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Concepções de avaliação de alunos universitários : uma revisão da literatura.Ensino superiorO objetivo deste trabalho é apresentar uma revisão de estudos sobre as concepções de avaliação de alunos universitários brasileiros, divi¬didos em quatro grupos, segundo os quais a avaliação: 1) melhora o ensino e a aprendizagem; 2) tem um impacto emocionalmente posi¬tivo nos alunos; 3) é irrelevante porque é injusta ou ruim; e 4) torna os alunos responsáveis. Dentre os principais resultados destacam-se: uma gama extensa de concepções de avaliação nas experiências e pensamentos de universitários brasileiros, incluindo a consciência de responsabilização do aluno e da escola, melhora e irrelevância; a concepção dominante parece ser uma reação emocional negativa (irrelevância) com relação à responsabilização do aluno.The goal of this study is to review published studies about the nature of Brazilian university students’ conceptions of assessment, divided into four groups according to which the evaluation: 1) improving teaching and learning; 2) has a positive emotional impact on stu¬dents; 3) is irrelevant because it is unfair or bad; 4) makes students accountable (accountability). Among the main results are: a wide range of conceptions was identified in the experiences and thoughts of Brazilian university students, including the awareness of student accountability, school accountability, improvement, and irrelevance. The predominant conception seems to be a negative emotional reaction (irrelevance) with respect to student accountability.2015-11-03T13:25:43Z2015-11-03T13:25:43Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMATOS, D. A. S.; BROWN, G. T. L.; CIRINO, S. D. Concepções de avaliação de alunos universitários: uma revisão da literatura. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 23, n. 52, p. 204-231, 2013. Disponível em: <http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/eae/arquivos/1736/1736.pdf>. Acesso em: 27 out. 2015.1984-932Xhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5713http://dx.doi.org/10.18222/eae235220121937Os trabalhos publicados na Estudos em Avaliação Educacional estão sob licença Creative Commons Attribution que permite copiar, distribuir, transmitir e adaptar o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Estudos em Avaliação Educacional <http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 09 nov. 2016.info:eu-repo/semantics/openAccessMatos, Daniel Abud SeabraBrown, Gavin Thomas LumsdenCirino, Sérgio Diasporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2019-08-05T13:19:44Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/5713Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332019-08-05T13:19:44Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepções de avaliação de alunos universitários : uma revisão da literatura.
title Concepções de avaliação de alunos universitários : uma revisão da literatura.
spellingShingle Concepções de avaliação de alunos universitários : uma revisão da literatura.
Matos, Daniel Abud Seabra
Ensino superior
title_short Concepções de avaliação de alunos universitários : uma revisão da literatura.
title_full Concepções de avaliação de alunos universitários : uma revisão da literatura.
title_fullStr Concepções de avaliação de alunos universitários : uma revisão da literatura.
title_full_unstemmed Concepções de avaliação de alunos universitários : uma revisão da literatura.
title_sort Concepções de avaliação de alunos universitários : uma revisão da literatura.
author Matos, Daniel Abud Seabra
author_facet Matos, Daniel Abud Seabra
Brown, Gavin Thomas Lumsden
Cirino, Sérgio Dias
author_role author
author2 Brown, Gavin Thomas Lumsden
Cirino, Sérgio Dias
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Matos, Daniel Abud Seabra
Brown, Gavin Thomas Lumsden
Cirino, Sérgio Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior
topic Ensino superior
description O objetivo deste trabalho é apresentar uma revisão de estudos sobre as concepções de avaliação de alunos universitários brasileiros, divi¬didos em quatro grupos, segundo os quais a avaliação: 1) melhora o ensino e a aprendizagem; 2) tem um impacto emocionalmente posi¬tivo nos alunos; 3) é irrelevante porque é injusta ou ruim; e 4) torna os alunos responsáveis. Dentre os principais resultados destacam-se: uma gama extensa de concepções de avaliação nas experiências e pensamentos de universitários brasileiros, incluindo a consciência de responsabilização do aluno e da escola, melhora e irrelevância; a concepção dominante parece ser uma reação emocional negativa (irrelevância) com relação à responsabilização do aluno.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2015-11-03T13:25:43Z
2015-11-03T13:25:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MATOS, D. A. S.; BROWN, G. T. L.; CIRINO, S. D. Concepções de avaliação de alunos universitários: uma revisão da literatura. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 23, n. 52, p. 204-231, 2013. Disponível em: <http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/eae/arquivos/1736/1736.pdf>. Acesso em: 27 out. 2015.
1984-932X
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5713
http://dx.doi.org/10.18222/eae235220121937
identifier_str_mv MATOS, D. A. S.; BROWN, G. T. L.; CIRINO, S. D. Concepções de avaliação de alunos universitários: uma revisão da literatura. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 23, n. 52, p. 204-231, 2013. Disponível em: <http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/eae/arquivos/1736/1736.pdf>. Acesso em: 27 out. 2015.
1984-932X
url http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5713
http://dx.doi.org/10.18222/eae235220121937
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002853542789120