Relações entre movimentos epistêmicos e práticas epistêmicas na sala de aula de ciências : análise do episódio de uma aula sobre fotossíntese.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFOP |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16655 http://dx.doi.org/10.3895/actio.v7n1.13474 |
Resumo: | Neste artigo serão analisados os movimentos epistêmicos de uma professora na condução de atividade de uma sequência didática sobre o tema fotossíntese, vivenciada por estudantes da primeira série do Ensino Médio em aula de Biologia, relacionando-os às práticas epistêmicas dos estudantes. Visando atingir este objetivo, analisamos a abordagem comunicativa de sala de aula na tentativa de elucidar os movimentos epistêmicos da professora e as práticas epistêmicas dos estudantes, definidos pela literatura da área. Constatamos que a maior parte das intervenções da professora se tratava de movimentos epistêmicos atrelados ao discurso de autoridade, enquanto a minoria das intervenções da professora estava atrelada ao discurso dialógico. Com isso, percebemos que, como a abordagem comunicativa em sala de aula tendeu ao discurso de autoridade, as práticas epistêmicas desenvolvidas pelos estudantes se associaram às instâncias sociais da produção e comunicação do conhecimento, limitando as possibilidades dos estudantes de desenvolverem práticas epistêmicas nas instâncias sociais da avaliação e legitimação do conhecimento. |
id |
UFOP_55f08c698b5d3842f6d767b1932ddae2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufop.br:123456789/16655 |
network_acronym_str |
UFOP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFOP |
repository_id_str |
3233 |
spelling |
Relações entre movimentos epistêmicos e práticas epistêmicas na sala de aula de ciências : análise do episódio de uma aula sobre fotossíntese.Discurso dialógicoDiscurso de autoridadeEnsino de biologiaNeste artigo serão analisados os movimentos epistêmicos de uma professora na condução de atividade de uma sequência didática sobre o tema fotossíntese, vivenciada por estudantes da primeira série do Ensino Médio em aula de Biologia, relacionando-os às práticas epistêmicas dos estudantes. Visando atingir este objetivo, analisamos a abordagem comunicativa de sala de aula na tentativa de elucidar os movimentos epistêmicos da professora e as práticas epistêmicas dos estudantes, definidos pela literatura da área. Constatamos que a maior parte das intervenções da professora se tratava de movimentos epistêmicos atrelados ao discurso de autoridade, enquanto a minoria das intervenções da professora estava atrelada ao discurso dialógico. Com isso, percebemos que, como a abordagem comunicativa em sala de aula tendeu ao discurso de autoridade, as práticas epistêmicas desenvolvidas pelos estudantes se associaram às instâncias sociais da produção e comunicação do conhecimento, limitando as possibilidades dos estudantes de desenvolverem práticas epistêmicas nas instâncias sociais da avaliação e legitimação do conhecimento.2023-05-24T19:22:22Z2023-05-24T19:22:22Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfARAÚJO, L. de C. R; MENDONÇA, P. C. C. Relações entre movimentos epistêmicos e práticas epistêmicas na sala de aula de ciências: análise do episódio de uma aula sobre fotossíntese. ACTIO, Curitiba, v. 7, n. 1, jan./abr. 2022. Disponível em: <https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/13474>. Acesso em: 11 out. 2022.2525-8923http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16655http://dx.doi.org/10.3895/actio.v7n1.13474Este é um artigo de acesso aberto distribuído nos termos de licença Creative Commons. Fonte: o PDF do artigo.info:eu-repo/semantics/openAccessAraújo, Letícia de Cássia RodriguesMendonça, Paula Cristina Cardosoporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2024-11-10T16:58:38Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/16655Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332024-11-10T16:58:38Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relações entre movimentos epistêmicos e práticas epistêmicas na sala de aula de ciências : análise do episódio de uma aula sobre fotossíntese. |
title |
Relações entre movimentos epistêmicos e práticas epistêmicas na sala de aula de ciências : análise do episódio de uma aula sobre fotossíntese. |
spellingShingle |
Relações entre movimentos epistêmicos e práticas epistêmicas na sala de aula de ciências : análise do episódio de uma aula sobre fotossíntese. Araújo, Letícia de Cássia Rodrigues Discurso dialógico Discurso de autoridade Ensino de biologia |
title_short |
Relações entre movimentos epistêmicos e práticas epistêmicas na sala de aula de ciências : análise do episódio de uma aula sobre fotossíntese. |
title_full |
Relações entre movimentos epistêmicos e práticas epistêmicas na sala de aula de ciências : análise do episódio de uma aula sobre fotossíntese. |
title_fullStr |
Relações entre movimentos epistêmicos e práticas epistêmicas na sala de aula de ciências : análise do episódio de uma aula sobre fotossíntese. |
title_full_unstemmed |
Relações entre movimentos epistêmicos e práticas epistêmicas na sala de aula de ciências : análise do episódio de uma aula sobre fotossíntese. |
title_sort |
Relações entre movimentos epistêmicos e práticas epistêmicas na sala de aula de ciências : análise do episódio de uma aula sobre fotossíntese. |
author |
Araújo, Letícia de Cássia Rodrigues |
author_facet |
Araújo, Letícia de Cássia Rodrigues Mendonça, Paula Cristina Cardoso |
author_role |
author |
author2 |
Mendonça, Paula Cristina Cardoso |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Letícia de Cássia Rodrigues Mendonça, Paula Cristina Cardoso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Discurso dialógico Discurso de autoridade Ensino de biologia |
topic |
Discurso dialógico Discurso de autoridade Ensino de biologia |
description |
Neste artigo serão analisados os movimentos epistêmicos de uma professora na condução de atividade de uma sequência didática sobre o tema fotossíntese, vivenciada por estudantes da primeira série do Ensino Médio em aula de Biologia, relacionando-os às práticas epistêmicas dos estudantes. Visando atingir este objetivo, analisamos a abordagem comunicativa de sala de aula na tentativa de elucidar os movimentos epistêmicos da professora e as práticas epistêmicas dos estudantes, definidos pela literatura da área. Constatamos que a maior parte das intervenções da professora se tratava de movimentos epistêmicos atrelados ao discurso de autoridade, enquanto a minoria das intervenções da professora estava atrelada ao discurso dialógico. Com isso, percebemos que, como a abordagem comunicativa em sala de aula tendeu ao discurso de autoridade, as práticas epistêmicas desenvolvidas pelos estudantes se associaram às instâncias sociais da produção e comunicação do conhecimento, limitando as possibilidades dos estudantes de desenvolverem práticas epistêmicas nas instâncias sociais da avaliação e legitimação do conhecimento. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2023-05-24T19:22:22Z 2023-05-24T19:22:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ARAÚJO, L. de C. R; MENDONÇA, P. C. C. Relações entre movimentos epistêmicos e práticas epistêmicas na sala de aula de ciências: análise do episódio de uma aula sobre fotossíntese. ACTIO, Curitiba, v. 7, n. 1, jan./abr. 2022. Disponível em: <https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/13474>. Acesso em: 11 out. 2022. 2525-8923 http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16655 http://dx.doi.org/10.3895/actio.v7n1.13474 |
identifier_str_mv |
ARAÚJO, L. de C. R; MENDONÇA, P. C. C. Relações entre movimentos epistêmicos e práticas epistêmicas na sala de aula de ciências: análise do episódio de uma aula sobre fotossíntese. ACTIO, Curitiba, v. 7, n. 1, jan./abr. 2022. Disponível em: <https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/13474>. Acesso em: 11 out. 2022. 2525-8923 |
url |
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16655 http://dx.doi.org/10.3895/actio.v7n1.13474 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFOP instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) instacron:UFOP |
instname_str |
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
instacron_str |
UFOP |
institution |
UFOP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFOP |
collection |
Repositório Institucional da UFOP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufop.edu.br |
_version_ |
1823329367862804480 |