Relações entre movimentos epistêmicos e práticas epistêmicas na sala de aula de ciências : análise do episódio de uma aula sobre fotossíntese.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Letícia de Cássia Rodrigues
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Mendonça, Paula Cristina Cardoso
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16655
http://dx.doi.org/10.3895/actio.v7n1.13474
Resumo: Neste artigo serão analisados os movimentos epistêmicos de uma professora na condução de atividade de uma sequência didática sobre o tema fotossíntese, vivenciada por estudantes da primeira série do Ensino Médio em aula de Biologia, relacionando-os às práticas epistêmicas dos estudantes. Visando atingir este objetivo, analisamos a abordagem comunicativa de sala de aula na tentativa de elucidar os movimentos epistêmicos da professora e as práticas epistêmicas dos estudantes, definidos pela literatura da área. Constatamos que a maior parte das intervenções da professora se tratava de movimentos epistêmicos atrelados ao discurso de autoridade, enquanto a minoria das intervenções da professora estava atrelada ao discurso dialógico. Com isso, percebemos que, como a abordagem comunicativa em sala de aula tendeu ao discurso de autoridade, as práticas epistêmicas desenvolvidas pelos estudantes se associaram às instâncias sociais da produção e comunicação do conhecimento, limitando as possibilidades dos estudantes de desenvolverem práticas epistêmicas nas instâncias sociais da avaliação e legitimação do conhecimento.
id UFOP_55f08c698b5d3842f6d767b1932ddae2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/16655
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Relações entre movimentos epistêmicos e práticas epistêmicas na sala de aula de ciências : análise do episódio de uma aula sobre fotossíntese.Discurso dialógicoDiscurso de autoridadeEnsino de biologiaNeste artigo serão analisados os movimentos epistêmicos de uma professora na condução de atividade de uma sequência didática sobre o tema fotossíntese, vivenciada por estudantes da primeira série do Ensino Médio em aula de Biologia, relacionando-os às práticas epistêmicas dos estudantes. Visando atingir este objetivo, analisamos a abordagem comunicativa de sala de aula na tentativa de elucidar os movimentos epistêmicos da professora e as práticas epistêmicas dos estudantes, definidos pela literatura da área. Constatamos que a maior parte das intervenções da professora se tratava de movimentos epistêmicos atrelados ao discurso de autoridade, enquanto a minoria das intervenções da professora estava atrelada ao discurso dialógico. Com isso, percebemos que, como a abordagem comunicativa em sala de aula tendeu ao discurso de autoridade, as práticas epistêmicas desenvolvidas pelos estudantes se associaram às instâncias sociais da produção e comunicação do conhecimento, limitando as possibilidades dos estudantes de desenvolverem práticas epistêmicas nas instâncias sociais da avaliação e legitimação do conhecimento.2023-05-24T19:22:22Z2023-05-24T19:22:22Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfARAÚJO, L. de C. R; MENDONÇA, P. C. C. Relações entre movimentos epistêmicos e práticas epistêmicas na sala de aula de ciências: análise do episódio de uma aula sobre fotossíntese. ACTIO, Curitiba, v. 7, n. 1, jan./abr. 2022. Disponível em: <https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/13474>. Acesso em: 11 out. 2022.2525-8923http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16655http://dx.doi.org/10.3895/actio.v7n1.13474Este é um artigo de acesso aberto distribuído nos termos de licença Creative Commons. Fonte: o PDF do artigo.info:eu-repo/semantics/openAccessAraújo, Letícia de Cássia RodriguesMendonça, Paula Cristina Cardosoporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2024-11-10T16:58:38Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/16655Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332024-11-10T16:58:38Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Relações entre movimentos epistêmicos e práticas epistêmicas na sala de aula de ciências : análise do episódio de uma aula sobre fotossíntese.
title Relações entre movimentos epistêmicos e práticas epistêmicas na sala de aula de ciências : análise do episódio de uma aula sobre fotossíntese.
spellingShingle Relações entre movimentos epistêmicos e práticas epistêmicas na sala de aula de ciências : análise do episódio de uma aula sobre fotossíntese.
Araújo, Letícia de Cássia Rodrigues
Discurso dialógico
Discurso de autoridade
Ensino de biologia
title_short Relações entre movimentos epistêmicos e práticas epistêmicas na sala de aula de ciências : análise do episódio de uma aula sobre fotossíntese.
title_full Relações entre movimentos epistêmicos e práticas epistêmicas na sala de aula de ciências : análise do episódio de uma aula sobre fotossíntese.
title_fullStr Relações entre movimentos epistêmicos e práticas epistêmicas na sala de aula de ciências : análise do episódio de uma aula sobre fotossíntese.
title_full_unstemmed Relações entre movimentos epistêmicos e práticas epistêmicas na sala de aula de ciências : análise do episódio de uma aula sobre fotossíntese.
title_sort Relações entre movimentos epistêmicos e práticas epistêmicas na sala de aula de ciências : análise do episódio de uma aula sobre fotossíntese.
author Araújo, Letícia de Cássia Rodrigues
author_facet Araújo, Letícia de Cássia Rodrigues
Mendonça, Paula Cristina Cardoso
author_role author
author2 Mendonça, Paula Cristina Cardoso
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Letícia de Cássia Rodrigues
Mendonça, Paula Cristina Cardoso
dc.subject.por.fl_str_mv Discurso dialógico
Discurso de autoridade
Ensino de biologia
topic Discurso dialógico
Discurso de autoridade
Ensino de biologia
description Neste artigo serão analisados os movimentos epistêmicos de uma professora na condução de atividade de uma sequência didática sobre o tema fotossíntese, vivenciada por estudantes da primeira série do Ensino Médio em aula de Biologia, relacionando-os às práticas epistêmicas dos estudantes. Visando atingir este objetivo, analisamos a abordagem comunicativa de sala de aula na tentativa de elucidar os movimentos epistêmicos da professora e as práticas epistêmicas dos estudantes, definidos pela literatura da área. Constatamos que a maior parte das intervenções da professora se tratava de movimentos epistêmicos atrelados ao discurso de autoridade, enquanto a minoria das intervenções da professora estava atrelada ao discurso dialógico. Com isso, percebemos que, como a abordagem comunicativa em sala de aula tendeu ao discurso de autoridade, as práticas epistêmicas desenvolvidas pelos estudantes se associaram às instâncias sociais da produção e comunicação do conhecimento, limitando as possibilidades dos estudantes de desenvolverem práticas epistêmicas nas instâncias sociais da avaliação e legitimação do conhecimento.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-05-24T19:22:22Z
2023-05-24T19:22:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ARAÚJO, L. de C. R; MENDONÇA, P. C. C. Relações entre movimentos epistêmicos e práticas epistêmicas na sala de aula de ciências: análise do episódio de uma aula sobre fotossíntese. ACTIO, Curitiba, v. 7, n. 1, jan./abr. 2022. Disponível em: <https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/13474>. Acesso em: 11 out. 2022.
2525-8923
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16655
http://dx.doi.org/10.3895/actio.v7n1.13474
identifier_str_mv ARAÚJO, L. de C. R; MENDONÇA, P. C. C. Relações entre movimentos epistêmicos e práticas epistêmicas na sala de aula de ciências: análise do episódio de uma aula sobre fotossíntese. ACTIO, Curitiba, v. 7, n. 1, jan./abr. 2022. Disponível em: <https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/13474>. Acesso em: 11 out. 2022.
2525-8923
url http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16655
http://dx.doi.org/10.3895/actio.v7n1.13474
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1823329367862804480