O ensino superior perante as demandas da educação inclusiva : o que pensam os gestores da Universidade Federal de Ouro Preto.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFOP |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11560 https://doi.org/10.30612/eduf.v8i22.9048 |
Resumo: | A crescente demanda no campo da educação inclusiva, que vem se tornando pauta na Educação Superior, tem, de alguma maneira, contribuído para o repensar dessa etapa de formação. Faz-se necessária a tomada de posição das instituições no sentido de diminuir as barreiras que dificultam o pleno exercício do direito dos cidadãos que, agora, nela adentram. Para tanto, investigamos como os gestores da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) concebem três conceitos que entendemos fundamentais para a implementação de políticas inclusivas, sendo eles: inclusão, interculturalidade e inovação pedagógica. Por meio da aplicação de questionários, realizamos a coleta de dados nos diferentes níveis de gestão da universidade. Do total de 120 questionários aplicados 38 foram respondidos. Foi possível observar que os gestores possuíam um maior conhecimento sobre o tema da inclusão, o que não se estendeu aos outros dois conceitos. Podemos considerar que as respostas apontam para a necessidade de construir um campo de estudos e debates acerca dos conceitos investigados, no intuito de promover a formação no âmbito da instituição e, assim, garantir que a educação inclusiva seja central nas ações da Ufop. |
id |
UFOP_56a4847f1e6780e440c55674112272be |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufop.br:123456789/11560 |
network_acronym_str |
UFOP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFOP |
repository_id_str |
3233 |
spelling |
O ensino superior perante as demandas da educação inclusiva : o que pensam os gestores da Universidade Federal de Ouro Preto.Higher Education and the demands of inclusive education : the vision of the managers of the Federal University of Ouro Preto.InclusãoInterculturalidadeInovação pedagógicaInclusionInterculturalityA crescente demanda no campo da educação inclusiva, que vem se tornando pauta na Educação Superior, tem, de alguma maneira, contribuído para o repensar dessa etapa de formação. Faz-se necessária a tomada de posição das instituições no sentido de diminuir as barreiras que dificultam o pleno exercício do direito dos cidadãos que, agora, nela adentram. Para tanto, investigamos como os gestores da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) concebem três conceitos que entendemos fundamentais para a implementação de políticas inclusivas, sendo eles: inclusão, interculturalidade e inovação pedagógica. Por meio da aplicação de questionários, realizamos a coleta de dados nos diferentes níveis de gestão da universidade. Do total de 120 questionários aplicados 38 foram respondidos. Foi possível observar que os gestores possuíam um maior conhecimento sobre o tema da inclusão, o que não se estendeu aos outros dois conceitos. Podemos considerar que as respostas apontam para a necessidade de construir um campo de estudos e debates acerca dos conceitos investigados, no intuito de promover a formação no âmbito da instituição e, assim, garantir que a educação inclusiva seja central nas ações da Ufop.The growing demand in the field of inclusive education that has become a subject in Higher Education has contributed to the rethinking of this stage of education. It is necessary for higher education institutions to step up the barriers that hinder the full exercise of the right of citizens who are now studying it. In this research, we investigate how the managers of theFederal University of Ouro Preto (Ufop) understand three fundamental concepts for the implementation of inclusive policies: inclusion, interculturality and pedagogical innovation. Data collection was performed through the application of 120 questionnaires with 38 respondents. From the answers it was possible to observe that the managers had a greater knowledge on the theme of inclusion, unlike the other two concepts. We can consider that the answers reveal the need to build a field of studies and debates about the concepts investigated. This can contribute to promote training in universities and to ensure that inclusive education is central to Ufop’s actions.2019-06-17T16:48:24Z2019-06-17T16:48:24Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfFRANCO, M. A. M.; SILVA, M. M. da; FERREIRA, C. M. da R. J. O ensino superior perante as demandas da educação inclusiva: o que pensam os gestores da Universidade Federal de Ouro Preto. Revista Educação e Fronteiras, Dourados, v. 8, n. 22, p. 115-130, jan./abr. 2018. Disponível em: <http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/9048>. Acesso em: 19 mar. 2019.2237-258Xhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11560https://doi.org/10.30612/eduf.v8i22.9048Os trabalhos publicados no periódico Revista Educação e Fronteiras estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais. Fonte: Revista Educação e Fronteiras <http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 16 abr. 2019.info:eu-repo/semantics/openAccessFranco, Marco Antônio MeloSilva, Marcilene Magalhães daFerreira, Carla Mercês da Rocha Jatobáporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2019-06-17T16:48:24Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/11560Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332019-06-17T16:48:24Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino superior perante as demandas da educação inclusiva : o que pensam os gestores da Universidade Federal de Ouro Preto. Higher Education and the demands of inclusive education : the vision of the managers of the Federal University of Ouro Preto. |
title |
O ensino superior perante as demandas da educação inclusiva : o que pensam os gestores da Universidade Federal de Ouro Preto. |
spellingShingle |
O ensino superior perante as demandas da educação inclusiva : o que pensam os gestores da Universidade Federal de Ouro Preto. Franco, Marco Antônio Melo Inclusão Interculturalidade Inovação pedagógica Inclusion Interculturality |
title_short |
O ensino superior perante as demandas da educação inclusiva : o que pensam os gestores da Universidade Federal de Ouro Preto. |
title_full |
O ensino superior perante as demandas da educação inclusiva : o que pensam os gestores da Universidade Federal de Ouro Preto. |
title_fullStr |
O ensino superior perante as demandas da educação inclusiva : o que pensam os gestores da Universidade Federal de Ouro Preto. |
title_full_unstemmed |
O ensino superior perante as demandas da educação inclusiva : o que pensam os gestores da Universidade Federal de Ouro Preto. |
title_sort |
O ensino superior perante as demandas da educação inclusiva : o que pensam os gestores da Universidade Federal de Ouro Preto. |
author |
Franco, Marco Antônio Melo |
author_facet |
Franco, Marco Antônio Melo Silva, Marcilene Magalhães da Ferreira, Carla Mercês da Rocha Jatobá |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Marcilene Magalhães da Ferreira, Carla Mercês da Rocha Jatobá |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Franco, Marco Antônio Melo Silva, Marcilene Magalhães da Ferreira, Carla Mercês da Rocha Jatobá |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão Interculturalidade Inovação pedagógica Inclusion Interculturality |
topic |
Inclusão Interculturalidade Inovação pedagógica Inclusion Interculturality |
description |
A crescente demanda no campo da educação inclusiva, que vem se tornando pauta na Educação Superior, tem, de alguma maneira, contribuído para o repensar dessa etapa de formação. Faz-se necessária a tomada de posição das instituições no sentido de diminuir as barreiras que dificultam o pleno exercício do direito dos cidadãos que, agora, nela adentram. Para tanto, investigamos como os gestores da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) concebem três conceitos que entendemos fundamentais para a implementação de políticas inclusivas, sendo eles: inclusão, interculturalidade e inovação pedagógica. Por meio da aplicação de questionários, realizamos a coleta de dados nos diferentes níveis de gestão da universidade. Do total de 120 questionários aplicados 38 foram respondidos. Foi possível observar que os gestores possuíam um maior conhecimento sobre o tema da inclusão, o que não se estendeu aos outros dois conceitos. Podemos considerar que as respostas apontam para a necessidade de construir um campo de estudos e debates acerca dos conceitos investigados, no intuito de promover a formação no âmbito da instituição e, assim, garantir que a educação inclusiva seja central nas ações da Ufop. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2019-06-17T16:48:24Z 2019-06-17T16:48:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FRANCO, M. A. M.; SILVA, M. M. da; FERREIRA, C. M. da R. J. O ensino superior perante as demandas da educação inclusiva: o que pensam os gestores da Universidade Federal de Ouro Preto. Revista Educação e Fronteiras, Dourados, v. 8, n. 22, p. 115-130, jan./abr. 2018. Disponível em: <http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/9048>. Acesso em: 19 mar. 2019. 2237-258X http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11560 https://doi.org/10.30612/eduf.v8i22.9048 |
identifier_str_mv |
FRANCO, M. A. M.; SILVA, M. M. da; FERREIRA, C. M. da R. J. O ensino superior perante as demandas da educação inclusiva: o que pensam os gestores da Universidade Federal de Ouro Preto. Revista Educação e Fronteiras, Dourados, v. 8, n. 22, p. 115-130, jan./abr. 2018. Disponível em: <http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/9048>. Acesso em: 19 mar. 2019. 2237-258X |
url |
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11560 https://doi.org/10.30612/eduf.v8i22.9048 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFOP instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) instacron:UFOP |
instname_str |
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
instacron_str |
UFOP |
institution |
UFOP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFOP |
collection |
Repositório Institucional da UFOP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufop.edu.br |
_version_ |
1813002827788713984 |