O ensino superior perante as demandas da educação inclusiva : o que pensam os gestores da Universidade Federal de Ouro Preto.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franco, Marco Antônio Melo
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Silva, Marcilene Magalhães da, Ferreira, Carla Mercês da Rocha Jatobá
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11560
https://doi.org/10.30612/eduf.v8i22.9048
Resumo: A crescente demanda no campo da educação inclusiva, que vem se tornando pauta na Educação Superior, tem, de alguma maneira, contribuído para o repensar dessa etapa de formação. Faz-se necessária a tomada de posição das instituições no sentido de diminuir as barreiras que dificultam o pleno exercício do direito dos cidadãos que, agora, nela adentram. Para tanto, investigamos como os gestores da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) concebem três conceitos que entendemos fundamentais para a implementação de políticas inclusivas, sendo eles: inclusão, interculturalidade e inovação pedagógica. Por meio da aplicação de questionários, realizamos a coleta de dados nos diferentes níveis de gestão da universidade. Do total de 120 questionários aplicados 38 foram respondidos. Foi possível observar que os gestores possuíam um maior conhecimento sobre o tema da inclusão, o que não se estendeu aos outros dois conceitos. Podemos considerar que as respostas apontam para a necessidade de construir um campo de estudos e debates acerca dos conceitos investigados, no intuito de promover a formação no âmbito da instituição e, assim, garantir que a educação inclusiva seja central nas ações da Ufop.
id UFOP_56a4847f1e6780e440c55674112272be
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/11560
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling O ensino superior perante as demandas da educação inclusiva : o que pensam os gestores da Universidade Federal de Ouro Preto.Higher Education and the demands of inclusive education : the vision of the managers of the Federal University of Ouro Preto.InclusãoInterculturalidadeInovação pedagógicaInclusionInterculturalityA crescente demanda no campo da educação inclusiva, que vem se tornando pauta na Educação Superior, tem, de alguma maneira, contribuído para o repensar dessa etapa de formação. Faz-se necessária a tomada de posição das instituições no sentido de diminuir as barreiras que dificultam o pleno exercício do direito dos cidadãos que, agora, nela adentram. Para tanto, investigamos como os gestores da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) concebem três conceitos que entendemos fundamentais para a implementação de políticas inclusivas, sendo eles: inclusão, interculturalidade e inovação pedagógica. Por meio da aplicação de questionários, realizamos a coleta de dados nos diferentes níveis de gestão da universidade. Do total de 120 questionários aplicados 38 foram respondidos. Foi possível observar que os gestores possuíam um maior conhecimento sobre o tema da inclusão, o que não se estendeu aos outros dois conceitos. Podemos considerar que as respostas apontam para a necessidade de construir um campo de estudos e debates acerca dos conceitos investigados, no intuito de promover a formação no âmbito da instituição e, assim, garantir que a educação inclusiva seja central nas ações da Ufop.The growing demand in the field of inclusive education that has become a subject in Higher Education has contributed to the rethinking of this stage of education. It is necessary for higher education institutions to step up the barriers that hinder the full exercise of the right of citizens who are now studying it. In this research, we investigate how the managers of theFederal University of Ouro Preto (Ufop) understand three fundamental concepts for the implementation of inclusive policies: inclusion, interculturality and pedagogical innovation. Data collection was performed through the application of 120 questionnaires with 38 respondents. From the answers it was possible to observe that the managers had a greater knowledge on the theme of inclusion, unlike the other two concepts. We can consider that the answers reveal the need to build a field of studies and debates about the concepts investigated. This can contribute to promote training in universities and to ensure that inclusive education is central to Ufop’s actions.2019-06-17T16:48:24Z2019-06-17T16:48:24Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfFRANCO, M. A. M.; SILVA, M. M. da; FERREIRA, C. M. da R. J. O ensino superior perante as demandas da educação inclusiva: o que pensam os gestores da Universidade Federal de Ouro Preto. Revista Educação e Fronteiras, Dourados, v. 8, n. 22, p. 115-130, jan./abr. 2018. Disponível em: <http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/9048>. Acesso em: 19 mar. 2019.2237-258Xhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11560https://doi.org/10.30612/eduf.v8i22.9048Os trabalhos publicados no periódico Revista Educação e Fronteiras estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais. Fonte: Revista Educação e Fronteiras <http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 16 abr. 2019.info:eu-repo/semantics/openAccessFranco, Marco Antônio MeloSilva, Marcilene Magalhães daFerreira, Carla Mercês da Rocha Jatobáporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2019-06-17T16:48:24Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/11560Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332019-06-17T16:48:24Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino superior perante as demandas da educação inclusiva : o que pensam os gestores da Universidade Federal de Ouro Preto.
Higher Education and the demands of inclusive education : the vision of the managers of the Federal University of Ouro Preto.
title O ensino superior perante as demandas da educação inclusiva : o que pensam os gestores da Universidade Federal de Ouro Preto.
spellingShingle O ensino superior perante as demandas da educação inclusiva : o que pensam os gestores da Universidade Federal de Ouro Preto.
Franco, Marco Antônio Melo
Inclusão
Interculturalidade
Inovação pedagógica
Inclusion
Interculturality
title_short O ensino superior perante as demandas da educação inclusiva : o que pensam os gestores da Universidade Federal de Ouro Preto.
title_full O ensino superior perante as demandas da educação inclusiva : o que pensam os gestores da Universidade Federal de Ouro Preto.
title_fullStr O ensino superior perante as demandas da educação inclusiva : o que pensam os gestores da Universidade Federal de Ouro Preto.
title_full_unstemmed O ensino superior perante as demandas da educação inclusiva : o que pensam os gestores da Universidade Federal de Ouro Preto.
title_sort O ensino superior perante as demandas da educação inclusiva : o que pensam os gestores da Universidade Federal de Ouro Preto.
author Franco, Marco Antônio Melo
author_facet Franco, Marco Antônio Melo
Silva, Marcilene Magalhães da
Ferreira, Carla Mercês da Rocha Jatobá
author_role author
author2 Silva, Marcilene Magalhães da
Ferreira, Carla Mercês da Rocha Jatobá
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Franco, Marco Antônio Melo
Silva, Marcilene Magalhães da
Ferreira, Carla Mercês da Rocha Jatobá
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão
Interculturalidade
Inovação pedagógica
Inclusion
Interculturality
topic Inclusão
Interculturalidade
Inovação pedagógica
Inclusion
Interculturality
description A crescente demanda no campo da educação inclusiva, que vem se tornando pauta na Educação Superior, tem, de alguma maneira, contribuído para o repensar dessa etapa de formação. Faz-se necessária a tomada de posição das instituições no sentido de diminuir as barreiras que dificultam o pleno exercício do direito dos cidadãos que, agora, nela adentram. Para tanto, investigamos como os gestores da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) concebem três conceitos que entendemos fundamentais para a implementação de políticas inclusivas, sendo eles: inclusão, interculturalidade e inovação pedagógica. Por meio da aplicação de questionários, realizamos a coleta de dados nos diferentes níveis de gestão da universidade. Do total de 120 questionários aplicados 38 foram respondidos. Foi possível observar que os gestores possuíam um maior conhecimento sobre o tema da inclusão, o que não se estendeu aos outros dois conceitos. Podemos considerar que as respostas apontam para a necessidade de construir um campo de estudos e debates acerca dos conceitos investigados, no intuito de promover a formação no âmbito da instituição e, assim, garantir que a educação inclusiva seja central nas ações da Ufop.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-06-17T16:48:24Z
2019-06-17T16:48:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FRANCO, M. A. M.; SILVA, M. M. da; FERREIRA, C. M. da R. J. O ensino superior perante as demandas da educação inclusiva: o que pensam os gestores da Universidade Federal de Ouro Preto. Revista Educação e Fronteiras, Dourados, v. 8, n. 22, p. 115-130, jan./abr. 2018. Disponível em: <http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/9048>. Acesso em: 19 mar. 2019.
2237-258X
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11560
https://doi.org/10.30612/eduf.v8i22.9048
identifier_str_mv FRANCO, M. A. M.; SILVA, M. M. da; FERREIRA, C. M. da R. J. O ensino superior perante as demandas da educação inclusiva: o que pensam os gestores da Universidade Federal de Ouro Preto. Revista Educação e Fronteiras, Dourados, v. 8, n. 22, p. 115-130, jan./abr. 2018. Disponível em: <http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/9048>. Acesso em: 19 mar. 2019.
2237-258X
url http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11560
https://doi.org/10.30612/eduf.v8i22.9048
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002827788713984