Modos de ensinar literatura infantil na escola : (trans)formando leitores literários.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Rosângela Márcia
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16487
Resumo: Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
id UFOP_598dd2b3501a2e8f5e1b590c04390255
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/16487
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Modos de ensinar literatura infantil na escola : (trans)formando leitores literários.Literatura - estudo e ensinoLetramentoEnsino fundamentalPrograma de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.A leitura de textos literários contribui para a formação do leitor criativo e autônomo, visto que os horizontes propostos pela literatura são ilimitados e suas interpretações, dada a sua natureza polissêmica, infinitas. Esta pesquisa de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto tem como objetivo geral analisar os modos de ensinar literatura infantil que levam os alunos ao sentido das obras nos primeiros e segundos anos do Ensino Fundamental na Rede Municipal de Ensino da cidade de Itabirito/MG. Para o desenvolvimento desta investigação, recorremos aos princípios teóricosreferentes à abordagem qualitativa e utilizamos como instrumentos de coleta de dados a pesquisa bibliográfica, o questionário, a entrevista semiestruturada, fotografias de acervo pessoal e de acervo particular disponibilizadas pelas profissionais pesquisadas e a análise de documentos oficiais relacionados ao trabalho com a Literatura Infantil na rede municipal de ensino. Os referenciais teóricos para o desenvolvimento desta pesquisa são os estudos sobre letramento(s), fundamentados e desenvolvidos por pesquisadores da área, tais como Magda Soares, e também nas consecutivas investigações sobre as diferentes formas de letramento, como o conceito de letramento literário, que vem sendo estudado por diversos pesquisadores brasileiros (por exemplo, PAULINO, COSSON, MACHADO, PAIVA, CORRÊA), e que tem se fortalecido bastante com o trabalho do Grupo de Pesquisa do Letramento Literário – GPELL, no âmbito do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita - CEALE da Faculdade de Educação da UFMG. Além desses estudiosos, dialogamos com pesquisadoras que têm como foco o ensino de literatura e a formação de leitores literários como Zilberman, Colomer, Rouxel, Dalvi, Lajolo, dentre outras e outros. Logo, esta pesquisa oferece elementos importantes para a compreensão do trabalho significativo com a literatura infantil e aponta subsídios para o desenvolvimento de estratégias metodológicas adequadas para a leitura literária nos primeiros anos de escolarização. Ficou evidente nesta investigação que não existe um modo exclusivo de ensinar literatura infantil nos anos iniciais da Rede Municipal de Educação de Itabirito/MG. O que devemos refletir é sobre a intencionalidade pedagógica do professor, pois em todos os caminhos que ele percorrer com seus alunos a atividade de leitura literária deve ser priorizada. A presente pesquisa ainda nos possibilita afirmar que a escola, para desenvolver o processo de letramento literário de forma sistematizada e significativa, deve dispor de uma biblioteca bem equipada e com pessoas qualificadas para trabalhar nesse espaço, um acerco diversificado, professores leitores com boa fundamentação teórica e metodológica, programas de ensino que valorizem a literatura e, sobretudo, um professor que medeia a leitura e também ensine a literatura infantil. Afinal, é através da experiência da leitura literária que é possível formar leitores mais conscientes e engajados na luta pela democracia, pela educação pública, gratuita e de qualidade.Reading literary texts contributes to the formation of creative and autonomous readers, since the horizons proposed by literature are unlimited and its interpretations, given its polysemic nature, are infinite. This PhD research from the Postgraduate Program in Education at the Federal University of Ouro Preto aims to analyse the ways of teaching children's literature that lead students to the understanding of works in the first and second years of primary schools in the Municipal Education Network of the city of Itabirito/MG. For the development of this investigative study, we resorted to the theoretical principlesreferring to the qualitative approach and used as instruments of data collection bibliographic research, questionnaires, semistructured interviews, photographs of personal and private collections made available by the researched professionals and the analysis of official documents regarding the work with Children's Literature in the municipal education network. The theoretical references for the development of this research are the studies on literacy, based on and developed by researchers in the area, such as Magda Soares, and also on the subsequent investigations about the different forms of literacy, such as the concept of literary literacy, which has been studied by several Brazilian researchers (for instance, PAULINO, COSSON, MACHADO, PAIVA, CORRÊA), and that has been greatly reinforced by the work of the Literary Literacy Research Group - GPELL, under the scope of the Centre of Literacy, Reading and Writing - CEALE of the School of Education at UFMG. In addition to these scholars, we dialogue with researchers who focus on the teaching of literature and the training of literary readers, such as Zilberman, Colomer, Rouxel, Dalvi, Lajolo, among others. Thus, this research offers important elements for the understanding of the meaningful work with children's literature and provides support for the development of appropriate methodological strategies for literary reading in the early years of schooling. It became evident in this research that there is not an exclusive way to teach children's literature in the early years of the Municipal Education Network of Itabirito/MG. What we should reflect on is the pedagogical intentionality of the teachers, because in all the approaches they take with their students, the literary reading activity should be prioritized. This research also allows us to state that the school, in order to develop the literary literacy process in a systematic and meaningful way, should have a well-equipped library with qualified people to work in this space, a diversified collection, reader teachers with a good theoretical and methodological foundation, teaching programs that value literature and, above all, teachers who mediate reading and also teach children's literature. After all, it is through the experience of literary reading that it is possible to form more conscious and engaged readers in the struggle for democracy and for free, quality public education.Corrêa, Hércules TolêdoCorrêa, Hércules TolêdoMachado, Rodrigo Corrêa MartinsSoares, Ivanete BernardinoMachado, Maria Zélia VersianiDebus, Eliane Santana DiasMagalhães, Rosângela Márcia2023-04-14T21:12:05Z2023-04-14T21:12:05Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfMAGALHÃES, Rosângela Márcia. Modos de ensinar literatura infantil na escola: (trans)formando leitores literários. 2022. 304 f. Tese (Doutorado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2022.http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16487http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 24/03/2023 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2023-04-14T21:12:14Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/16487Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332023-04-14T21:12:14Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Modos de ensinar literatura infantil na escola : (trans)formando leitores literários.
title Modos de ensinar literatura infantil na escola : (trans)formando leitores literários.
spellingShingle Modos de ensinar literatura infantil na escola : (trans)formando leitores literários.
Magalhães, Rosângela Márcia
Literatura - estudo e ensino
Letramento
Ensino fundamental
title_short Modos de ensinar literatura infantil na escola : (trans)formando leitores literários.
title_full Modos de ensinar literatura infantil na escola : (trans)formando leitores literários.
title_fullStr Modos de ensinar literatura infantil na escola : (trans)formando leitores literários.
title_full_unstemmed Modos de ensinar literatura infantil na escola : (trans)formando leitores literários.
title_sort Modos de ensinar literatura infantil na escola : (trans)formando leitores literários.
author Magalhães, Rosângela Márcia
author_facet Magalhães, Rosângela Márcia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Corrêa, Hércules Tolêdo
Corrêa, Hércules Tolêdo
Machado, Rodrigo Corrêa Martins
Soares, Ivanete Bernardino
Machado, Maria Zélia Versiani
Debus, Eliane Santana Dias
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhães, Rosângela Márcia
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura - estudo e ensino
Letramento
Ensino fundamental
topic Literatura - estudo e ensino
Letramento
Ensino fundamental
description Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-04-14T21:12:05Z
2023-04-14T21:12:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MAGALHÃES, Rosângela Márcia. Modos de ensinar literatura infantil na escola: (trans)formando leitores literários. 2022. 304 f. Tese (Doutorado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2022.
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16487
identifier_str_mv MAGALHÃES, Rosângela Márcia. Modos de ensinar literatura infantil na escola: (trans)formando leitores literários. 2022. 304 f. Tese (Doutorado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2022.
url http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16487
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002860461293568