O apocalipse revisto por Deus-dará.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFOP |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16160 https://doi.org/10.22409/gragoata.v25i53.42724 |
Resumo: | Invertendo as figuras do mito da criação dos brasileiros pelos europeus, a escritora portuguesa Alexandra Lucas Coelho focaliza o apocalipse como tropo não só tropicalista mas também perspectivista, mudando de posição para ver as diferenças e as partilhas desse espaço incomum que se abre entre os contrários na língua portuguesa. Este ensaio, em resposta à provocação de Deus-dará, revisita os lugares de nossa formação, revisando, sobretudo, os trânsitos que nos constituíram do ponto de vista da movência, dos jogos de linguagem e do fenômeno da simultaneidade, que tornam indecidível criação e destruição, ordem e desordem, fato e valor. O barroquismo que investe a língua portuguesa de um pendor estético, sensível na forma informe da obra de Alexandra, nas canções de Caetano Veloso e nos ensaísmo de Lévi-Strauss, provoca um deslocamento crítico nas discussões de base lusófona e lusotropicalista, reanimando o cenário reflexivo e político transatlântico com outros paradigmas sensíveis, imagéticos e simbólicos. |
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O apocalipse revisto por Deus-dará.The apocalypse reviewed by Deus-dará.TropoTrópicoTropicalismoBarrocoAlexandra Lucas CoelhoInvertendo as figuras do mito da criação dos brasileiros pelos europeus, a escritora portuguesa Alexandra Lucas Coelho focaliza o apocalipse como tropo não só tropicalista mas também perspectivista, mudando de posição para ver as diferenças e as partilhas desse espaço incomum que se abre entre os contrários na língua portuguesa. Este ensaio, em resposta à provocação de Deus-dará, revisita os lugares de nossa formação, revisando, sobretudo, os trânsitos que nos constituíram do ponto de vista da movência, dos jogos de linguagem e do fenômeno da simultaneidade, que tornam indecidível criação e destruição, ordem e desordem, fato e valor. O barroquismo que investe a língua portuguesa de um pendor estético, sensível na forma informe da obra de Alexandra, nas canções de Caetano Veloso e nos ensaísmo de Lévi-Strauss, provoca um deslocamento crítico nas discussões de base lusófona e lusotropicalista, reanimando o cenário reflexivo e político transatlântico com outros paradigmas sensíveis, imagéticos e simbólicos.Inverting the figures of the creation’s myth of Brazilians by the Europeans, the Portuguese writer Alexandra Lucas Coelho focuses on the apocalypse as a tropo not only tropicalist, but also perspectivist, changing her position to see the differences and the shares of this unusual space that opens up between the opposites in the Portuguese language. This essay, in response to the provocation of Deus-dará, revisits the places of our formation, reviewing above all the transits that constituted us from the point of view of movement, language-games and the phenomenon of simultaneity, which make creation and destruction undecidable, order and disorder, fact and value. Baroqueism that invests the Portuguese language with an aesthetic tendency, sensitive in the form of Alexandra’s work, in Caetano Veloso’s songs and in Lévi-Strauss’s essay, provokes a critical shift in the discussions of Lusophone and Lusotropicalist bases, reviving the reflective scenario and transatlantic politics with other sensitive, imaginary and symbolic paradigms.2023-02-13T17:56:09Z2023-02-13T17:56:09Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfREZENDE, C. A. de. O apocalipse revisto por Deus-dará. Gragoatá, v. 25, n. 53, p. 1082-1110, 2020. Disponível em: <https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/42724>. Acesso em: 06 jul. 2022.2358-4114http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16160https://doi.org/10.22409/gragoata.v25i53.42724O periódico Gragoatá permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/946>. Acesso em: 16 maio 2022.info:eu-repo/semantics/openAccessRezende, Carolina Anglada deporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2023-02-13T17:56:20Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/16160Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332023-02-13T17:56:20Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
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