Tensionamentos e aproximações entre arte e instituição pública : um estudo de caso da Cia de Dança Palácio das Artes (2000-2016).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Espírito Santo, Lívia Mara Gomes do
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10519
Resumo: Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.
id UFOP_5ff7b79a20f0b9d9b51fa3a55707a087
oai_identifier_str oai:localhost:123456789/10519
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Espírito Santo, Lívia Mara Gomes doAlvarenga, Arnaldo Leite deMacie, Paulo Marcos CardosoPeretta, Éden SilvaPeretta, Éden Silva2018-11-20T12:47:01Z2018-11-20T12:47:01Z2018ESPÍRITO SANTOS, Lívia Mara Gomes do. Tensionamentos e aproximações entre arte e instituição pública : um estudo de caso da Cia de Dança Palácio das Artes (2000-2016). 2018. 179 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2018.http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10519Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.Esta pesquisa de mestrado buscou elaborar uma reflexão a respeito dos tensionamentos e das aproximações entre Arte e Instituição Pública a partir do contexto de uma companhia pública de dança. Para realização deste trabalho, foi feito um estudo de caso do corpo artístico estável de dança do Estado de Minas Gerais, gerido pela Fundação Clóvis Salgado – FCS, a Companhia de Dança Palácio das Artes – CDPA (1971). Para realizar este estudo, foram entrevistados 17 profissionais que atuaram entre os anos 2000 e 2016, período em que a CDPA desenvolveu diversos trabalhos artísticos autorais, inaugurando uma atuação artística distinta dos anos anteriores. Cabe salientar que o período de 2000 a 2016 compreende um recorte para fins de análise dessa pesquisa, o que não significa dizer que até a presente data a CDPA tenha mudado e/ou mantido seu perfil artístico. Essa data final refere-se, portanto, ao início da organização dos materiais – programas de espetáculo, documentos e entrevistas – colhidos (coletados) em campo e disponibilizados pelos acervos da CDPA e FCS. Com o objetivo de mapear e investigar as relações entre Arte e Instituição Pública no contexto desta Cia e tecer essa análise, foram convocadas abordagens teórico-metodológicas da antropologia, sobretudo ao que tange às estratégias de contato e inserção no campo de pesquisa, à valorização da alteridade, à realização de entrevistas e à utilização das fontes orais em pesquisa. Este trabalho optou também por um diálogo inter e transdisciplinar, especialmente entre as artes cênicas, a filosofia e a antropologia, correlacionando discussões sobre arte, história da arte, instituição pública, dança e sua institucionalização, assim como os cruzamentos entre limite, censura, transgressão, resistência, participação e autonomia para abarcar a ideia de mediação. A partir deste estudo, considerou-se nesta dissertação sobre tensionamentos e as aproximações entre Arte e Instituição Pública que, em relação às questões trabalhistas pertinentes aos diferentes formatos de contratação dos bailarinos, o contexto institucional público, ao não garantir as mesmas condições e direitos para este vínculo funcional, corrobora para a ocorrência de significativas disfunções. Nas entrevistas com os bailarinos, essas condições foram mencionadas como aspectos desfavoráveis à realização de trabalho em grupo, no qual todos exercem a mesma função e têm as mesmas atribuições. No que tange aos aspectos relacionados ao trabalho cotidiano de uma companhia de dança, a relação entre arte e instituição mostrou-se como garantia de infraestrutura para realização, desenvolvimento e manutenção de uma atuação artística continuada, transformada e formadora. A hibridez dos tensionamentos e das aproximações entre Arte e Instituição Pública revelou, além de uma capacidade de negociação, resistência e reinvenção dessa Cia, uma possibilidade provocativa de abordar as próprias instituições (CDPA e FCS) e suas narrativas – objetos e assunto de revisão e debate.This MA research has tried to elaborate a reflection about tensioning and approximation between Art and Public Institution in the context of a public dance company. To accomplish this research, a case study was conducted about the dance ensemble of Minas Gerais, managed by Fundação Clóvis Salgado – FCS, the Palácio das Artes Dance Company – CDPA (1971). In order to accomplish the study, we interviewed 17 professional dancers who performed at the company from 2000 till 2016, a time lapse when CDPA developed several authorial artistic pieces, beginning a new approach, distinctly from years before. It is important to stress that this period 2000-2016 comprises a side view strictly for this MA research. It does not mean CDPA has changed or maintained its artistic profile. Therefore, this time gap refers by its own to the beginning of the material organization of this research – documents, interviews and show programs – collected by the researcher and founded in CDPA and FCS archives. Aiming to map and investigate the relationships between Art and Public Institution in the context of this Company and to accomplish this assay, a theoretical-methodological approach of Anthropology was used mostly in what concerns contact strategies, insertion into this research field and endorsement of alterity, conduction of interviews and use of oral sources. This thesis has also chosen an inter and transdiciplinar dialogue with performing arts, philosophy and anthropology. It brings together discussions about art, art history, public institutions, dance and its formalization, as well as crossings about limits, censorship, transgression, resistance, participation and autonomy to fulfill the concept of mediation. From this study, it was considered in this dissertation about tensions and the approximations between Art and Public Institution that, in relation to the labor issues pertinent to the different forms of contracting of the dancers, the public institutional context, not guaranteeing the same conditions and rights for this functional linkage, corroborates for the occurrence of significant dysfunctions. In the interviewed dancers‟ point of view, all this conditions were mentioned as adverse aspects for a group work in which all of them have the same function. In the matter of aspects related to the daily work of a dance company, the relationship between art and public institution has showed itself to be a guarantee of infrastructure to work, develop and maintain a progressive, transformed and transforming career. The hybrid tensioning and approximation between Art and Public Institution revealed, besides the capacity of negotiation, resistance and reinvention of this Company, a provocative possibility to approach the very institutions (CDPA and FCS) and their narratives – objects and matter for review and debate.Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 13/11/2018 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.info:eu-repo/semantics/openAccessDançaCompanhia de Dança Palácio das ArtesArte - aspectos políticosCompanhias de teatroTensionamentos e aproximações entre arte e instituição pública : um estudo de caso da Cia de Dança Palácio das Artes (2000-2016).info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOPLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8924http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/10519/5/license.txt62604f8d955274beb56c80ce1ee5dcaeMD55CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/10519/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/10519/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/10519/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54ORIGINALDISSERTAÇÃO_TensionamentosAproximaçõesArte.pdfDISSERTAÇÃO_TensionamentosAproximaçõesArte.pdfapplication/pdf2131572http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/10519/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O_TensionamentosAproxima%c3%a7%c3%b5esArte.pdf32ecbc37e69bf9f32890a7689c68750aMD51123456789/105192018-11-20 07:47:01.458oai:localhost: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ório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332018-11-20T12:47:01Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Tensionamentos e aproximações entre arte e instituição pública : um estudo de caso da Cia de Dança Palácio das Artes (2000-2016).
title Tensionamentos e aproximações entre arte e instituição pública : um estudo de caso da Cia de Dança Palácio das Artes (2000-2016).
spellingShingle Tensionamentos e aproximações entre arte e instituição pública : um estudo de caso da Cia de Dança Palácio das Artes (2000-2016).
Espírito Santo, Lívia Mara Gomes do
Dança
Companhia de Dança Palácio das Artes
Arte - aspectos políticos
Companhias de teatro
title_short Tensionamentos e aproximações entre arte e instituição pública : um estudo de caso da Cia de Dança Palácio das Artes (2000-2016).
title_full Tensionamentos e aproximações entre arte e instituição pública : um estudo de caso da Cia de Dança Palácio das Artes (2000-2016).
title_fullStr Tensionamentos e aproximações entre arte e instituição pública : um estudo de caso da Cia de Dança Palácio das Artes (2000-2016).
title_full_unstemmed Tensionamentos e aproximações entre arte e instituição pública : um estudo de caso da Cia de Dança Palácio das Artes (2000-2016).
title_sort Tensionamentos e aproximações entre arte e instituição pública : um estudo de caso da Cia de Dança Palácio das Artes (2000-2016).
author Espírito Santo, Lívia Mara Gomes do
author_facet Espírito Santo, Lívia Mara Gomes do
author_role author
dc.contributor.referee.pt_BR.fl_str_mv Alvarenga, Arnaldo Leite de
Macie, Paulo Marcos Cardoso
Peretta, Éden Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Espírito Santo, Lívia Mara Gomes do
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Peretta, Éden Silva
contributor_str_mv Peretta, Éden Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Dança
Companhia de Dança Palácio das Artes
Arte - aspectos políticos
Companhias de teatro
topic Dança
Companhia de Dança Palácio das Artes
Arte - aspectos políticos
Companhias de teatro
description Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-11-20T12:47:01Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-11-20T12:47:01Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ESPÍRITO SANTOS, Lívia Mara Gomes do. Tensionamentos e aproximações entre arte e instituição pública : um estudo de caso da Cia de Dança Palácio das Artes (2000-2016). 2018. 179 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10519
identifier_str_mv ESPÍRITO SANTOS, Lívia Mara Gomes do. Tensionamentos e aproximações entre arte e instituição pública : um estudo de caso da Cia de Dança Palácio das Artes (2000-2016). 2018. 179 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2018.
url http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10519
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
bitstream.url.fl_str_mv http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/10519/5/license.txt
http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/10519/2/license_url
http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/10519/3/license_text
http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/10519/4/license_rdf
http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/10519/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O_TensionamentosAproxima%c3%a7%c3%b5esArte.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 62604f8d955274beb56c80ce1ee5dcae
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
32ecbc37e69bf9f32890a7689c68750a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1797950188728352768