Reflexões sobre livro didático adaptado em Libras : sob a ótica da LSF à noção de multimodalidade.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Dayse Garcia
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16166
https://doi.org/10.22456/2238-8915.113080
Resumo: Este artigo se propõe a fundamentar conceitos que sustentam a base teórica da visão de língua e linguagem como semiótica social e a partir dos princípios que orientam os estudos sobre multimodalidade pela ótica de Halliday (1979, 1989, 1998), Fuzer e Cabral (2014), R. Silva. (2016, 2015), Kress (2010), Kress e Van Leeuwen (2001, 2004) e Van Leeuwen (2005), alinhando-os à reflexão do livro didático (LD) adaptado em Libras, especificamente de ensino de língua portuguesa (LP) das séries iniciais do ensino fundamental. Os dados que conduziram os estudos desta pesquisa não serão demonstrados neste esboço. Intenciona apresentar uma abordagem teórica que sustenta a conclusão que os LDs adaptados em Libras de ensino de LP não promovem acessibilidade linguística e não ofertam condição de aprendizagem da LP como segunda língua.
id UFOP_69aa4b7f1e5e71ef2f2443cbb92f507e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/16166
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Reflexões sobre livro didático adaptado em Libras : sob a ótica da LSF à noção de multimodalidade.Reflections on adapted textbooks to Libras : from Sfl’s perspective to the notion of multimodality.Português segunda línguaSurdezEste artigo se propõe a fundamentar conceitos que sustentam a base teórica da visão de língua e linguagem como semiótica social e a partir dos princípios que orientam os estudos sobre multimodalidade pela ótica de Halliday (1979, 1989, 1998), Fuzer e Cabral (2014), R. Silva. (2016, 2015), Kress (2010), Kress e Van Leeuwen (2001, 2004) e Van Leeuwen (2005), alinhando-os à reflexão do livro didático (LD) adaptado em Libras, especificamente de ensino de língua portuguesa (LP) das séries iniciais do ensino fundamental. Os dados que conduziram os estudos desta pesquisa não serão demonstrados neste esboço. Intenciona apresentar uma abordagem teórica que sustenta a conclusão que os LDs adaptados em Libras de ensino de LP não promovem acessibilidade linguística e não ofertam condição de aprendizagem da LP como segunda língua.This paper proposes to substantiate concepts that refer to the theory that considers language as a social semiotic, by taking into account the principles that guide studies on multimodality through the perspectives proposed by Halliday (1979, 1989, 1998), Fuzer and Cabral (2014), R. Silva (2016, 2015), Kress (2010), Kress and Van Leeuwen (2001, 2004), and Van Leeuwen (2005). These studies are then linked to a reflection on textbooks adapted to Libras, specifically the ones used to teach Portuguese in the first years of elementary education. The data that led to the studies of this research will not be demonstrated in this outline. The paper intends to present a theoretical approach that supports the conclusion that Portuguese textbooks adapted to Libras neither develop linguistic accessibility nor offer suitable conditions to teach Portuguese as a second language.2023-02-13T19:21:16Z2023-02-13T19:21:16Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMIRANDA, D. G. Reflexões sobre livro didático adaptado em Libras: sob a ótica da LSF à noção de multimodalidade. Organon, v. 36, n. 71, p. 338-354, 2021. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/organon/article/view/113080>. Acesso em: 06 jul. 2022.2238-8915http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16166https://doi.org/10.22456/2238-8915.113080Os artigos publicados na revista Organon estão sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Fonte: Revista Organon <https://seer.ufrgs.br/organon/article/view/113080>. Acesso em: 28 set. 2022.info:eu-repo/semantics/openAccessMiranda, Dayse Garciaporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2023-02-13T19:21:25Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/16166Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332023-02-13T19:21:25Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões sobre livro didático adaptado em Libras : sob a ótica da LSF à noção de multimodalidade.
Reflections on adapted textbooks to Libras : from Sfl’s perspective to the notion of multimodality.
title Reflexões sobre livro didático adaptado em Libras : sob a ótica da LSF à noção de multimodalidade.
spellingShingle Reflexões sobre livro didático adaptado em Libras : sob a ótica da LSF à noção de multimodalidade.
Miranda, Dayse Garcia
Português segunda língua
Surdez
title_short Reflexões sobre livro didático adaptado em Libras : sob a ótica da LSF à noção de multimodalidade.
title_full Reflexões sobre livro didático adaptado em Libras : sob a ótica da LSF à noção de multimodalidade.
title_fullStr Reflexões sobre livro didático adaptado em Libras : sob a ótica da LSF à noção de multimodalidade.
title_full_unstemmed Reflexões sobre livro didático adaptado em Libras : sob a ótica da LSF à noção de multimodalidade.
title_sort Reflexões sobre livro didático adaptado em Libras : sob a ótica da LSF à noção de multimodalidade.
author Miranda, Dayse Garcia
author_facet Miranda, Dayse Garcia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Dayse Garcia
dc.subject.por.fl_str_mv Português segunda língua
Surdez
topic Português segunda língua
Surdez
description Este artigo se propõe a fundamentar conceitos que sustentam a base teórica da visão de língua e linguagem como semiótica social e a partir dos princípios que orientam os estudos sobre multimodalidade pela ótica de Halliday (1979, 1989, 1998), Fuzer e Cabral (2014), R. Silva. (2016, 2015), Kress (2010), Kress e Van Leeuwen (2001, 2004) e Van Leeuwen (2005), alinhando-os à reflexão do livro didático (LD) adaptado em Libras, especificamente de ensino de língua portuguesa (LP) das séries iniciais do ensino fundamental. Os dados que conduziram os estudos desta pesquisa não serão demonstrados neste esboço. Intenciona apresentar uma abordagem teórica que sustenta a conclusão que os LDs adaptados em Libras de ensino de LP não promovem acessibilidade linguística e não ofertam condição de aprendizagem da LP como segunda língua.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2023-02-13T19:21:16Z
2023-02-13T19:21:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MIRANDA, D. G. Reflexões sobre livro didático adaptado em Libras: sob a ótica da LSF à noção de multimodalidade. Organon, v. 36, n. 71, p. 338-354, 2021. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/organon/article/view/113080>. Acesso em: 06 jul. 2022.
2238-8915
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16166
https://doi.org/10.22456/2238-8915.113080
identifier_str_mv MIRANDA, D. G. Reflexões sobre livro didático adaptado em Libras: sob a ótica da LSF à noção de multimodalidade. Organon, v. 36, n. 71, p. 338-354, 2021. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/organon/article/view/113080>. Acesso em: 06 jul. 2022.
2238-8915
url http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16166
https://doi.org/10.22456/2238-8915.113080
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002797976649728