Livro didático adaptado em Libras : espelho da cultura educacional.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Dayse Garcia
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16164
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2021v24n2p128
Resumo: Este artigo se propõe a tratar especificamente do livro didático (LD) adaptado em língua de sinais (LS) pensando esse suporte pedagógico como espelho da cultura escolar. A discussão apoiará em pesquisadores — Basso (2003), Souza (2015), Moses, Golos e Holcomb (2018), Krusser (2017), Munakata (2016), Ramos (2013), Miranda (2010, 2019) e Silva et al. (2013) — que discutem sobre materiais didáticos específicos para crianças surdas. Dessa forma, intenciona uma revisão da literatura pertinente ao tema. Apresentar uma reflexão sobre a relação da escola com os materiais didáticos adaptados em Libras, à entrada das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no ambiente escolar, a como os alunos leem esse texto sinalizado e a como as adaptações em língua de sinais podem construir sentidos a partir desse novo formato de leitura. Por fim, apontar as conjecturas descritas por estudiosos da área quanto a esses materiais didáticos.
id UFOP_c840c439c3469927f7da223a03890a67
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/16164
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Livro didático adaptado em Libras : espelho da cultura educacional.Textbook adaptation in Libras : a mirror to our educational culture.SurdezEste artigo se propõe a tratar especificamente do livro didático (LD) adaptado em língua de sinais (LS) pensando esse suporte pedagógico como espelho da cultura escolar. A discussão apoiará em pesquisadores — Basso (2003), Souza (2015), Moses, Golos e Holcomb (2018), Krusser (2017), Munakata (2016), Ramos (2013), Miranda (2010, 2019) e Silva et al. (2013) — que discutem sobre materiais didáticos específicos para crianças surdas. Dessa forma, intenciona uma revisão da literatura pertinente ao tema. Apresentar uma reflexão sobre a relação da escola com os materiais didáticos adaptados em Libras, à entrada das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no ambiente escolar, a como os alunos leem esse texto sinalizado e a como as adaptações em língua de sinais podem construir sentidos a partir desse novo formato de leitura. Por fim, apontar as conjecturas descritas por estudiosos da área quanto a esses materiais didáticos.The paper investigates the process of textbook adaptation from Portuguese to Brazilian Sign Language by treating textbooks as a pedagogic support which mirrors our educational culture. More specifically, it aims at reviewing the literature widely accepted as relevant to the topic. The paper is grounded on a framework — Basso (2003), Souza (2015), Moses, Golos e Holcomb (2018), Krusser (2017), Munakata (2016), Ramos (2013), Miranda (2010, 2019) and Silva et al. (2013) — which explores specifically pedagogic materials dedicated to deaf children. It goes on to offer some reflections on the following themes: the relation between schools and didactic materials adapted to Brazilian Sign Language; the introduction of Information and Communication Technologies (ICT) to the school environment; the way students read adaptations, and how adaptations to Brazilian Sign Language can build meanings as it becomes a new mode for reading. Lastly, the paper presents future possibilities for adapted didactic materials as they are described by relevant publications in the field.2023-02-13T19:02:10Z2023-02-13T19:02:10Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/pdfMIRANDA, D. G. Livro didático adaptado em libras: espelho da cultura educacional. Signum: Estudos de Linguagem, Londrina, v. 24, n. 2, p. 125-138, ago. 2021. Disponível em: <https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/42886>. Acesso em: 06 jul. 2022.2237-4876http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16164https://doi.org/10.5433/2237-4876.2021v24n2p128O periódico Signum: Estudos da Linguagem permite o depósito da versão pós-print de um artigo. ermite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <http://diadorim.ibict.br/handle/1/488>. Acesso em: 11 maio 2022.info:eu-repo/semantics/openAccessMiranda, Dayse Garciaporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2023-02-13T19:02:20Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/16164Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332023-02-13T19:02:20Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Livro didático adaptado em Libras : espelho da cultura educacional.
Textbook adaptation in Libras : a mirror to our educational culture.
title Livro didático adaptado em Libras : espelho da cultura educacional.
spellingShingle Livro didático adaptado em Libras : espelho da cultura educacional.
Miranda, Dayse Garcia
Surdez
title_short Livro didático adaptado em Libras : espelho da cultura educacional.
title_full Livro didático adaptado em Libras : espelho da cultura educacional.
title_fullStr Livro didático adaptado em Libras : espelho da cultura educacional.
title_full_unstemmed Livro didático adaptado em Libras : espelho da cultura educacional.
title_sort Livro didático adaptado em Libras : espelho da cultura educacional.
author Miranda, Dayse Garcia
author_facet Miranda, Dayse Garcia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Dayse Garcia
dc.subject.por.fl_str_mv Surdez
topic Surdez
description Este artigo se propõe a tratar especificamente do livro didático (LD) adaptado em língua de sinais (LS) pensando esse suporte pedagógico como espelho da cultura escolar. A discussão apoiará em pesquisadores — Basso (2003), Souza (2015), Moses, Golos e Holcomb (2018), Krusser (2017), Munakata (2016), Ramos (2013), Miranda (2010, 2019) e Silva et al. (2013) — que discutem sobre materiais didáticos específicos para crianças surdas. Dessa forma, intenciona uma revisão da literatura pertinente ao tema. Apresentar uma reflexão sobre a relação da escola com os materiais didáticos adaptados em Libras, à entrada das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no ambiente escolar, a como os alunos leem esse texto sinalizado e a como as adaptações em língua de sinais podem construir sentidos a partir desse novo formato de leitura. Por fim, apontar as conjecturas descritas por estudiosos da área quanto a esses materiais didáticos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2023-02-13T19:02:10Z
2023-02-13T19:02:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MIRANDA, D. G. Livro didático adaptado em libras: espelho da cultura educacional. Signum: Estudos de Linguagem, Londrina, v. 24, n. 2, p. 125-138, ago. 2021. Disponível em: <https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/42886>. Acesso em: 06 jul. 2022.
2237-4876
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16164
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2021v24n2p128
identifier_str_mv MIRANDA, D. G. Livro didático adaptado em libras: espelho da cultura educacional. Signum: Estudos de Linguagem, Londrina, v. 24, n. 2, p. 125-138, ago. 2021. Disponível em: <https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/42886>. Acesso em: 06 jul. 2022.
2237-4876
url http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16164
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2021v24n2p128
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002859824807936