A educação dos surdos : avanços e desafios.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFOP |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7113 |
Resumo: | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental. Núcleo de Pesquisas e Pós-Graduação em Recursos Hídricos, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação, Universidade Federal de Ouro Preto. |
id |
UFOP_6e5f8a20d282f052d31047150503af75 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufop.br:123456789/7113 |
network_acronym_str |
UFOP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFOP |
repository_id_str |
3233 |
spelling |
A educação dos surdos : avanços e desafios.Surdos - educaçãoBilinguismoEducação inclusiva - políticaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental. Núcleo de Pesquisas e Pós-Graduação em Recursos Hídricos, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação, Universidade Federal de Ouro Preto.Este trabalho tem por objetivo analisar os processos pelos quais a educação de surdos atravessou, buscando analisar seus avanços e desafios. Atualmente, existe uma política formal do Ministério da Educação que dá ênfase ao modelo de educação inclusiva, enquanto o Movimento Surdo e pesquisadores (QUADROS, 2000; 2006; BOTELHO, 2003) defendem um modelo de educação bilíngue em escolas específicas. Este trabalho procura analisar o percurso e os vários contextos pelos quais a educação de surdos passou. Ao longo dos anos, quais modelos de educação de surdos foram desenvolvidos? Quais políticas educacionais brasileiras organizaram e implementaram esses modelos? Dentre elas, quais garantiram uma educação que reconhecesse e garantisse a diversidade linguística e cultural do surdo? Qual foi a participação dos surdos nessas políticas? Este estudo objetiva analisar os processos percorridos pela educação de surdos no Brasil até atingir uma defesa ampla pela escola/educação bilíngue. Por meio da aproximação da experiência pessoal da autora com uma ampla revisão bibliográfica, procura-se discutir os vários modelos educacionais numa perspectiva histórica e biográfica e os principais desafios e avanços contemporâneos da educação de surdos.This work aims to analyze the processes by which deaf education across, trying to analyze their progress and challenges. Currently, there is a formal policy of the Ministry of Education that emphasizes the inclusive education model, while the Deaf Movement and researchers (QUADROS, 2000; 2006; BOTELHO, 2003) defend a model of bilingual education in specific schools. This paper analyzes the route and the various contexts in which the deaf education passed. Over the years, which deaf education models were developed? What Brazilian educational policies organized and implemented these models? Among them, which guaranteed an education that recognize and guarantee the linguistic and cultural diversity of the deaf? What was the participation of deaf people in these policies? This study aims to analyze the processes covered by deaf education in Brazil to reach a full defense by the school/bilingual education. Through the approach of the personal experience of the author with an extensive literature review, we will discuss the various educational models within a historical and biographical perspective and the key challenges and contemporary advances in deaf education.Diniz, MargarethDiniz, MargarethFerreira, Carla Mercês da Rocha JatobáRodrigues, Sônia MariaOliveira, Rosely Lucas de2017-01-20T13:35:38Z2017-01-20T13:35:38Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Rosely Lucas de. A educação dos surdos: avanços e desafios. 2015. 95 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) – Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2015.http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7113Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 05/05/2015 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2019-10-16T16:31:27Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/7113Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332019-10-16T16:31:27Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação dos surdos : avanços e desafios. |
title |
A educação dos surdos : avanços e desafios. |
spellingShingle |
A educação dos surdos : avanços e desafios. Oliveira, Rosely Lucas de Surdos - educação Bilinguismo Educação inclusiva - política |
title_short |
A educação dos surdos : avanços e desafios. |
title_full |
A educação dos surdos : avanços e desafios. |
title_fullStr |
A educação dos surdos : avanços e desafios. |
title_full_unstemmed |
A educação dos surdos : avanços e desafios. |
title_sort |
A educação dos surdos : avanços e desafios. |
author |
Oliveira, Rosely Lucas de |
author_facet |
Oliveira, Rosely Lucas de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Diniz, Margareth Diniz, Margareth Ferreira, Carla Mercês da Rocha Jatobá Rodrigues, Sônia Maria |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Rosely Lucas de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Surdos - educação Bilinguismo Educação inclusiva - política |
topic |
Surdos - educação Bilinguismo Educação inclusiva - política |
description |
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental. Núcleo de Pesquisas e Pós-Graduação em Recursos Hídricos, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação, Universidade Federal de Ouro Preto. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2017-01-20T13:35:38Z 2017-01-20T13:35:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Rosely Lucas de. A educação dos surdos: avanços e desafios. 2015. 95 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) – Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2015. http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7113 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Rosely Lucas de. A educação dos surdos: avanços e desafios. 2015. 95 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) – Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2015. |
url |
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7113 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFOP instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) instacron:UFOP |
instname_str |
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
instacron_str |
UFOP |
institution |
UFOP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFOP |
collection |
Repositório Institucional da UFOP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufop.edu.br |
_version_ |
1813002811811561472 |