A educação dos surdos: avanços e desafios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Rosely Lucas de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190864
Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar os processos pelos quais a educação de surdos atravessou, buscando analisar seus avanços e desafios. Atualmente, existe uma política formal do Ministério da Educação que dá ênfase ao modelo de educação inclusiva, enquanto o Movimento Surdo e pesquisadores (QUADROS, 2000; 2006; BOTELHO, 2003) defendem um modelo de educação bilíngue em escolas específicas. Este trabalho procura analisar o percurso e os vários contextos pelos quais a educação de surdos passou. Ao longo dos anos, quais modelos de educação de surdos foram desenvolvidos? Quais políticas educacionais brasileiras organizaram e implementaram esses modelos? Dentre elas, quais garantiram uma educação que reconhecesse e garantisse a diversidade linguística e cultural do surdo? Qual foi a participação dos surdos nessas políticas? Este estudo objetiva analisar os processos percorridos pela educação de surdos no Brasil até atingir uma defesa ampla pela escola/educação bilíngue. Por meio da aproximação da experiência pessoal da autora com uma ampla revisão bibliográfica, procura-se discutir os vários modelos educacionais numa perspectiva histórica e biográfica e os principais desafios e avanços contemporâneos da educação de surdos.
id UFSC_44e412696e23f14bb54430432b940830
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/190864
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A educação dos surdos: avanços e desafiosEducação de surdosBilinguismoPolítica de educação inclusivaEste trabalho tem por objetivo analisar os processos pelos quais a educação de surdos atravessou, buscando analisar seus avanços e desafios. Atualmente, existe uma política formal do Ministério da Educação que dá ênfase ao modelo de educação inclusiva, enquanto o Movimento Surdo e pesquisadores (QUADROS, 2000; 2006; BOTELHO, 2003) defendem um modelo de educação bilíngue em escolas específicas. Este trabalho procura analisar o percurso e os vários contextos pelos quais a educação de surdos passou. Ao longo dos anos, quais modelos de educação de surdos foram desenvolvidos? Quais políticas educacionais brasileiras organizaram e implementaram esses modelos? Dentre elas, quais garantiram uma educação que reconhecesse e garantisse a diversidade linguística e cultural do surdo? Qual foi a participação dos surdos nessas políticas? Este estudo objetiva analisar os processos percorridos pela educação de surdos no Brasil até atingir uma defesa ampla pela escola/educação bilíngue. Por meio da aproximação da experiência pessoal da autora com uma ampla revisão bibliográfica, procura-se discutir os vários modelos educacionais numa perspectiva histórica e biográfica e os principais desafios e avanços contemporâneos da educação de surdos.UFOP2018-10-29T17:46:01Z2018-10-29T17:46:01Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Rosely Lucas de. A educação dos surdos: avanços e desafios. 2015. 101 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação). Universidade Federal de Ouro Preto. 2015. Orientadora: Dra. Margareth Dinizhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190864OLIVEIRA, Rosely Lucas deporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-10-29T17:46:01Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/190864Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-10-29T17:46:01Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação dos surdos: avanços e desafios
title A educação dos surdos: avanços e desafios
spellingShingle A educação dos surdos: avanços e desafios
OLIVEIRA, Rosely Lucas de
Educação de surdos
Bilinguismo
Política de educação inclusiva
title_short A educação dos surdos: avanços e desafios
title_full A educação dos surdos: avanços e desafios
title_fullStr A educação dos surdos: avanços e desafios
title_full_unstemmed A educação dos surdos: avanços e desafios
title_sort A educação dos surdos: avanços e desafios
author OLIVEIRA, Rosely Lucas de
author_facet OLIVEIRA, Rosely Lucas de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, Rosely Lucas de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de surdos
Bilinguismo
Política de educação inclusiva
topic Educação de surdos
Bilinguismo
Política de educação inclusiva
description Este trabalho tem por objetivo analisar os processos pelos quais a educação de surdos atravessou, buscando analisar seus avanços e desafios. Atualmente, existe uma política formal do Ministério da Educação que dá ênfase ao modelo de educação inclusiva, enquanto o Movimento Surdo e pesquisadores (QUADROS, 2000; 2006; BOTELHO, 2003) defendem um modelo de educação bilíngue em escolas específicas. Este trabalho procura analisar o percurso e os vários contextos pelos quais a educação de surdos passou. Ao longo dos anos, quais modelos de educação de surdos foram desenvolvidos? Quais políticas educacionais brasileiras organizaram e implementaram esses modelos? Dentre elas, quais garantiram uma educação que reconhecesse e garantisse a diversidade linguística e cultural do surdo? Qual foi a participação dos surdos nessas políticas? Este estudo objetiva analisar os processos percorridos pela educação de surdos no Brasil até atingir uma defesa ampla pela escola/educação bilíngue. Por meio da aproximação da experiência pessoal da autora com uma ampla revisão bibliográfica, procura-se discutir os vários modelos educacionais numa perspectiva histórica e biográfica e os principais desafios e avanços contemporâneos da educação de surdos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2018-10-29T17:46:01Z
2018-10-29T17:46:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Rosely Lucas de. A educação dos surdos: avanços e desafios. 2015. 101 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação). Universidade Federal de Ouro Preto. 2015. Orientadora: Dra. Margareth Diniz
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190864
identifier_str_mv OLIVEIRA, Rosely Lucas de. A educação dos surdos: avanços e desafios. 2015. 101 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação). Universidade Federal de Ouro Preto. 2015. Orientadora: Dra. Margareth Diniz
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190864
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFOP
publisher.none.fl_str_mv UFOP
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652158344626176