A educação dos surdos: avanços e desafios
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190864 |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo analisar os processos pelos quais a educação de surdos atravessou, buscando analisar seus avanços e desafios. Atualmente, existe uma política formal do Ministério da Educação que dá ênfase ao modelo de educação inclusiva, enquanto o Movimento Surdo e pesquisadores (QUADROS, 2000; 2006; BOTELHO, 2003) defendem um modelo de educação bilíngue em escolas específicas. Este trabalho procura analisar o percurso e os vários contextos pelos quais a educação de surdos passou. Ao longo dos anos, quais modelos de educação de surdos foram desenvolvidos? Quais políticas educacionais brasileiras organizaram e implementaram esses modelos? Dentre elas, quais garantiram uma educação que reconhecesse e garantisse a diversidade linguística e cultural do surdo? Qual foi a participação dos surdos nessas políticas? Este estudo objetiva analisar os processos percorridos pela educação de surdos no Brasil até atingir uma defesa ampla pela escola/educação bilíngue. Por meio da aproximação da experiência pessoal da autora com uma ampla revisão bibliográfica, procura-se discutir os vários modelos educacionais numa perspectiva histórica e biográfica e os principais desafios e avanços contemporâneos da educação de surdos. |
id |
UFSC_44e412696e23f14bb54430432b940830 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/190864 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A educação dos surdos: avanços e desafiosEducação de surdosBilinguismoPolítica de educação inclusivaEste trabalho tem por objetivo analisar os processos pelos quais a educação de surdos atravessou, buscando analisar seus avanços e desafios. Atualmente, existe uma política formal do Ministério da Educação que dá ênfase ao modelo de educação inclusiva, enquanto o Movimento Surdo e pesquisadores (QUADROS, 2000; 2006; BOTELHO, 2003) defendem um modelo de educação bilíngue em escolas específicas. Este trabalho procura analisar o percurso e os vários contextos pelos quais a educação de surdos passou. Ao longo dos anos, quais modelos de educação de surdos foram desenvolvidos? Quais políticas educacionais brasileiras organizaram e implementaram esses modelos? Dentre elas, quais garantiram uma educação que reconhecesse e garantisse a diversidade linguística e cultural do surdo? Qual foi a participação dos surdos nessas políticas? Este estudo objetiva analisar os processos percorridos pela educação de surdos no Brasil até atingir uma defesa ampla pela escola/educação bilíngue. Por meio da aproximação da experiência pessoal da autora com uma ampla revisão bibliográfica, procura-se discutir os vários modelos educacionais numa perspectiva histórica e biográfica e os principais desafios e avanços contemporâneos da educação de surdos.UFOP2018-10-29T17:46:01Z2018-10-29T17:46:01Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Rosely Lucas de. A educação dos surdos: avanços e desafios. 2015. 101 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação). Universidade Federal de Ouro Preto. 2015. Orientadora: Dra. Margareth Dinizhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190864OLIVEIRA, Rosely Lucas deporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-10-29T17:46:01Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/190864Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-10-29T17:46:01Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação dos surdos: avanços e desafios |
title |
A educação dos surdos: avanços e desafios |
spellingShingle |
A educação dos surdos: avanços e desafios OLIVEIRA, Rosely Lucas de Educação de surdos Bilinguismo Política de educação inclusiva |
title_short |
A educação dos surdos: avanços e desafios |
title_full |
A educação dos surdos: avanços e desafios |
title_fullStr |
A educação dos surdos: avanços e desafios |
title_full_unstemmed |
A educação dos surdos: avanços e desafios |
title_sort |
A educação dos surdos: avanços e desafios |
author |
OLIVEIRA, Rosely Lucas de |
author_facet |
OLIVEIRA, Rosely Lucas de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Rosely Lucas de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de surdos Bilinguismo Política de educação inclusiva |
topic |
Educação de surdos Bilinguismo Política de educação inclusiva |
description |
Este trabalho tem por objetivo analisar os processos pelos quais a educação de surdos atravessou, buscando analisar seus avanços e desafios. Atualmente, existe uma política formal do Ministério da Educação que dá ênfase ao modelo de educação inclusiva, enquanto o Movimento Surdo e pesquisadores (QUADROS, 2000; 2006; BOTELHO, 2003) defendem um modelo de educação bilíngue em escolas específicas. Este trabalho procura analisar o percurso e os vários contextos pelos quais a educação de surdos passou. Ao longo dos anos, quais modelos de educação de surdos foram desenvolvidos? Quais políticas educacionais brasileiras organizaram e implementaram esses modelos? Dentre elas, quais garantiram uma educação que reconhecesse e garantisse a diversidade linguística e cultural do surdo? Qual foi a participação dos surdos nessas políticas? Este estudo objetiva analisar os processos percorridos pela educação de surdos no Brasil até atingir uma defesa ampla pela escola/educação bilíngue. Por meio da aproximação da experiência pessoal da autora com uma ampla revisão bibliográfica, procura-se discutir os vários modelos educacionais numa perspectiva histórica e biográfica e os principais desafios e avanços contemporâneos da educação de surdos. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2018-10-29T17:46:01Z 2018-10-29T17:46:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Rosely Lucas de. A educação dos surdos: avanços e desafios. 2015. 101 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação). Universidade Federal de Ouro Preto. 2015. Orientadora: Dra. Margareth Diniz https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190864 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Rosely Lucas de. A educação dos surdos: avanços e desafios. 2015. 101 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação). Universidade Federal de Ouro Preto. 2015. Orientadora: Dra. Margareth Diniz |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190864 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFOP |
publisher.none.fl_str_mv |
UFOP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652158344626176 |