Khan Academy : uma abordagem da escola construtivista ou o uso de novas ferramentas na abordagem da escola tradicional da educação?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Wellington
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Paula, Helton Cristian de, Lima, Mirian Assumpção e, Barbosa, Francisco Vidal
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3809
https://doi.org/10.22456/1679-1916.30852
Resumo: Este trabalho utiliza como arcabouço conceitual as abordagens da escola tradicional e construtivista para analisar um fenômeno próprio dos nossos tempos: o uso da internet e de novas tecnologias no processo de educação. Para desenvolver a pesquisa foi delimitado o conceito da abordagem tradicional e construtivista, e foi analisado o caso da Khan Academy. Este projeto, segundo seu fundador, Salman Khan, visa oferecer ensino de classe mundial, gratuito, a qualquer pessoa, em qualquer lugar. Para tanto, ele disponibiliza gratuitamente pela internet vídeos gravados que servem como ferramenta de ensino e aprendizagem. Analisando esta iniciativa através da abordagem tradicional e construtivista, percebe-se que ao contrário da impressão inicial, muitas características da abordagem tradicional estão presentes.
id UFOP_761ce3599f49ed990a705fb183c53e9a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/3809
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Khan Academy : uma abordagem da escola construtivista ou o uso de novas ferramentas na abordagem da escola tradicional da educação?Khan Academy : an approach of the constructivist school or use of new tools in the approach of the traditional school of education?Abordagem construtivistaAbordagem tradicionalKhan AcademyEste trabalho utiliza como arcabouço conceitual as abordagens da escola tradicional e construtivista para analisar um fenômeno próprio dos nossos tempos: o uso da internet e de novas tecnologias no processo de educação. Para desenvolver a pesquisa foi delimitado o conceito da abordagem tradicional e construtivista, e foi analisado o caso da Khan Academy. Este projeto, segundo seu fundador, Salman Khan, visa oferecer ensino de classe mundial, gratuito, a qualquer pessoa, em qualquer lugar. Para tanto, ele disponibiliza gratuitamente pela internet vídeos gravados que servem como ferramenta de ensino e aprendizagem. Analisando esta iniciativa através da abordagem tradicional e construtivista, percebe-se que ao contrário da impressão inicial, muitas características da abordagem tradicional estão presentes.This paper uses as a conceptual framework of the traditional and constructivist school approaches to analyze a phenomenon of our times: the use of internet and new technologies in the education process. To develop the research was defined the concept of traditional and constructivist approach, and analyzed the case of Khan Academy. This project, according to its founder, Salman Khan, aims to provide world class education, free, to anyone, anywhere. For this purpose, it provides free internet recorded videos that serve as a tool for teaching and learning. Analyzing this initiative through traditional and constructivist approach, it is clear that contrary to initial impression, many features of the traditional approach are present.2014-11-12T18:02:00Z2014-11-12T18:02:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfTAVARES, W. et al. Khan academy : uma abordagem da escola construtivista ou o uso de novas ferramentas na abordagem da escola tradicional da educação? RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v.10, n. 1, p. 1-11, jul. 2012. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/30852/19208>. Acesso em: 15 out. 2014.1679-1916http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3809https://doi.org/10.22456/1679-1916.30852Os trabalhos publicados na Revista Renote estão sob Licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0) que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. Fonte: Revista Renote <https://seer.ufrgs.br/renote/about/editorialPolicies#openAccessPolicy>. Acesso em: 18 nov. 2013.info:eu-repo/semantics/openAccessTavares, WellingtonPaula, Helton Cristian deLima, Mirian Assumpção eBarbosa, Francisco Vidalporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2019-05-07T18:16:21Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/3809Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332019-05-07T18:16:21Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Khan Academy : uma abordagem da escola construtivista ou o uso de novas ferramentas na abordagem da escola tradicional da educação?
Khan Academy : an approach of the constructivist school or use of new tools in the approach of the traditional school of education?
title Khan Academy : uma abordagem da escola construtivista ou o uso de novas ferramentas na abordagem da escola tradicional da educação?
spellingShingle Khan Academy : uma abordagem da escola construtivista ou o uso de novas ferramentas na abordagem da escola tradicional da educação?
Tavares, Wellington
Abordagem construtivista
Abordagem tradicional
Khan Academy
title_short Khan Academy : uma abordagem da escola construtivista ou o uso de novas ferramentas na abordagem da escola tradicional da educação?
title_full Khan Academy : uma abordagem da escola construtivista ou o uso de novas ferramentas na abordagem da escola tradicional da educação?
title_fullStr Khan Academy : uma abordagem da escola construtivista ou o uso de novas ferramentas na abordagem da escola tradicional da educação?
title_full_unstemmed Khan Academy : uma abordagem da escola construtivista ou o uso de novas ferramentas na abordagem da escola tradicional da educação?
title_sort Khan Academy : uma abordagem da escola construtivista ou o uso de novas ferramentas na abordagem da escola tradicional da educação?
author Tavares, Wellington
author_facet Tavares, Wellington
Paula, Helton Cristian de
Lima, Mirian Assumpção e
Barbosa, Francisco Vidal
author_role author
author2 Paula, Helton Cristian de
Lima, Mirian Assumpção e
Barbosa, Francisco Vidal
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tavares, Wellington
Paula, Helton Cristian de
Lima, Mirian Assumpção e
Barbosa, Francisco Vidal
dc.subject.por.fl_str_mv Abordagem construtivista
Abordagem tradicional
Khan Academy
topic Abordagem construtivista
Abordagem tradicional
Khan Academy
description Este trabalho utiliza como arcabouço conceitual as abordagens da escola tradicional e construtivista para analisar um fenômeno próprio dos nossos tempos: o uso da internet e de novas tecnologias no processo de educação. Para desenvolver a pesquisa foi delimitado o conceito da abordagem tradicional e construtivista, e foi analisado o caso da Khan Academy. Este projeto, segundo seu fundador, Salman Khan, visa oferecer ensino de classe mundial, gratuito, a qualquer pessoa, em qualquer lugar. Para tanto, ele disponibiliza gratuitamente pela internet vídeos gravados que servem como ferramenta de ensino e aprendizagem. Analisando esta iniciativa através da abordagem tradicional e construtivista, percebe-se que ao contrário da impressão inicial, muitas características da abordagem tradicional estão presentes.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2014-11-12T18:02:00Z
2014-11-12T18:02:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv TAVARES, W. et al. Khan academy : uma abordagem da escola construtivista ou o uso de novas ferramentas na abordagem da escola tradicional da educação? RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v.10, n. 1, p. 1-11, jul. 2012. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/30852/19208>. Acesso em: 15 out. 2014.
1679-1916
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3809
https://doi.org/10.22456/1679-1916.30852
identifier_str_mv TAVARES, W. et al. Khan academy : uma abordagem da escola construtivista ou o uso de novas ferramentas na abordagem da escola tradicional da educação? RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v.10, n. 1, p. 1-11, jul. 2012. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/30852/19208>. Acesso em: 15 out. 2014.
1679-1916
url http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3809
https://doi.org/10.22456/1679-1916.30852
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002848236994560