Proposta didática com a Khan Academy

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Raquel Machado
Data de Publicação: 2017
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/001300000b6rs
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13206
Resumo: Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2017.
id UFSM_a2386e38b0eb99c70be5247aec8d0e24
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/13206
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Proposta didática com a Khan AcademyDidatic proposal whit Khan AcademyPlataforma Khan AcademyTecnologias educacionaisProposta didáticaKhan Academy platformEducational technologiesDidactic proposalCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2017.The computational tools for education acts like incentivator of inclusion and of collective transformations, being essential for the perception of new codes, methods and languages, guiding the individual to society of the indispensable technologies. In this context, this work presents and contextualizes the educational platform Khan Academy, as well as qualitatively analyzes its exploration through activity applied to students of the Proemployee Program - Technical Course in Didatic Multimeio - offered at a distance by the Federal Institute of Education, Science and Technology Farroupilha, within the Scope of Applied Informatics To Education II. It also brings a didactic unit as an example to use the tool in the educational context. The research method starts from the bibliographic research through materials available in the digital repositories, sites, books and documentaries related to the area of educational technologies. It is tried to show that the school, even in circumstances of contiguity of material and financial resources, is able to explore ideas and test hypotheses through experiences and practical actions through the computational tools. The results show that even with few resources, it is possible to design a student who is more stimulated, attracted, free to implement ideas and to make a connection between knowledge organization, people, places and technologies.As ferramentas computacionais na educação atuam como incentivadoras da inclusão e das transformações coletivas, sendo imprescindíveis para a percepção de novos códigos, métodos e linguagens, instruindo os indivíduos para a sociedade das tecnologias indispensáveis. Nesse contexto, este trabalho apresenta e contextualiza a plataforma educacional Khan Academy, bem como analisa qualitativamente sua exploração por meio de atividade aplicada a alunos do Programa Profuncionário - Curso Técnico em Multimeios Didáticos - ofertado à distância pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha, no âmbito da disciplina Informática Aplicada à Educação II. Traz também uma unidade didática como exemplo para a utilização da ferramenta no contexto educativo. O método de investigação parte da pesquisa qualitativa. Intenta-se evidenciar que a escola, mesmo em circunstâncias de contingência de recursos materiais e financeiros, é capaz de explorar ideias e testar hipóteses através de experiências e ações práticas por intermédio dos instrumentos computacionais. Os resultados demonstram que, mesmo com poucos recursos, existe a possibilidade de conceber um aluno mais estimulado, atraído, livre para implementar ideias e realizar uma conexão entre organização do conhecimento, pessoas, lugares e tecnologias.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de Artes e LetrasFialho, Vanessa RibasLeite, Raquel Machado2018-05-16T12:47:43Z2018-05-16T12:47:43Z2017-06-232017Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13206ark:/26339/001300000b6rsporAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2018-05-16T12:47:43Zoai:repositorio.ufsm.br:1/13206Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2018-05-16T12:47:43Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Proposta didática com a Khan Academy
Didatic proposal whit Khan Academy
title Proposta didática com a Khan Academy
spellingShingle Proposta didática com a Khan Academy
Leite, Raquel Machado
Plataforma Khan Academy
Tecnologias educacionais
Proposta didática
Khan Academy platform
Educational technologies
Didactic proposal
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Proposta didática com a Khan Academy
title_full Proposta didática com a Khan Academy
title_fullStr Proposta didática com a Khan Academy
title_full_unstemmed Proposta didática com a Khan Academy
title_sort Proposta didática com a Khan Academy
author Leite, Raquel Machado
author_facet Leite, Raquel Machado
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fialho, Vanessa Ribas
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Raquel Machado
dc.subject.por.fl_str_mv Plataforma Khan Academy
Tecnologias educacionais
Proposta didática
Khan Academy platform
Educational technologies
Didactic proposal
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Plataforma Khan Academy
Tecnologias educacionais
Proposta didática
Khan Academy platform
Educational technologies
Didactic proposal
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2017.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-23
2017
2018-05-16T12:47:43Z
2018-05-16T12:47:43Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13206
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/001300000b6rs
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13206
identifier_str_mv ark:/26339/001300000b6rs
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Artes e Letras
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Artes e Letras
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172314880278528