Contribuições das tecnologias da informação e comunicação à formação de professores de Matemática na modalidade a distância.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Frederico da Silva
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Esteves, Fausto Rogério
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14569
https://doi.org/10.33532/revemop.e202020
Resumo: O presente artigo apresenta uma pesquisa que investigou as contribuições das Tecnologias da Informação e Comunicação para a Formação de Professores de Matemática na modalidade Educação a Distância. O referencial teórico-bibliográfico contempla trabalhos de Educação Matemática relacionados a Tecnologias, Formação de Professores e Educação a Distância. A pesquisa de campo foi realizada com alunos de Licenciatura em Matemática na modalidade a distância Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), a partir de atividades exploratórias sobre diversos conteúdos de Funções Polinomiais do 1º e do 2º grau, Funções Trigonométricas e Funções Polinomiais, implementadas com utilização do software GeoGebra. As considerações finais apontam que as principais contribuições foram o desenvolvimento de competências e habilidades essenciais dos futuros professores, além de uma mudança de perspectiva em relação à sua futura prática pedagógica.
id UFOP_85c0df1f81ba5cbcb0357388e08f8b22
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/14569
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Contribuições das tecnologias da informação e comunicação à formação de professores de Matemática na modalidade a distância.Contributions of information and communication technologies to the education of mathematics teachers in distance modality.Educação a distânciaEducação matemática no ensino superiorDistance educationMathematics education in higher educationO presente artigo apresenta uma pesquisa que investigou as contribuições das Tecnologias da Informação e Comunicação para a Formação de Professores de Matemática na modalidade Educação a Distância. O referencial teórico-bibliográfico contempla trabalhos de Educação Matemática relacionados a Tecnologias, Formação de Professores e Educação a Distância. A pesquisa de campo foi realizada com alunos de Licenciatura em Matemática na modalidade a distância Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), a partir de atividades exploratórias sobre diversos conteúdos de Funções Polinomiais do 1º e do 2º grau, Funções Trigonométricas e Funções Polinomiais, implementadas com utilização do software GeoGebra. As considerações finais apontam que as principais contribuições foram o desenvolvimento de competências e habilidades essenciais dos futuros professores, além de uma mudança de perspectiva em relação à sua futura prática pedagógica.The present work presents a research that investigated the contributions of Information and Communication Technologies to the Education of Mathematics Teachers in the modality called Distance Education. The theoretical-bibliographic reference includes works of Mathematics Education related to Technologies, Teacher Education and Distance Education. The field research was carried out with undergraduate students in Mathematics in the distance modality Federal University of Ouro Preto (UFOP), located in Minas Gerais from exploratory activities on various contents of Functions of the 1st and 2nd grades, Trigonometric Functions and Polynomial Functions were implemented using the GeoGebra software. The final considerations point out that the main contributions were the development of essential competences and skills of future teachers, in addition to a change of perspective in relation to their future practice pedagogical.2022-02-24T18:40:47Z2022-02-24T18:40:47Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfREIS, F. da S.; ESTEVES, F. R. Contribuições das tecnologias da informação e comunicação à formação de professores de Matemática na modalidade a distância. Revemop, Ouro Preto, v. 2, 2020. Disponível em: <https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/4562>. Acesso em: 25 ago. 2021.2596-0245http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14569https://doi.org/10.33532/revemop.e202020This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License. Fonte: o PDF do artigo.info:eu-repo/semantics/openAccessReis, Frederico da SilvaEsteves, Fausto Rogérioporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2022-02-24T18:40:55Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/14569Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332022-02-24T18:40:55Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições das tecnologias da informação e comunicação à formação de professores de Matemática na modalidade a distância.
Contributions of information and communication technologies to the education of mathematics teachers in distance modality.
title Contribuições das tecnologias da informação e comunicação à formação de professores de Matemática na modalidade a distância.
spellingShingle Contribuições das tecnologias da informação e comunicação à formação de professores de Matemática na modalidade a distância.
Reis, Frederico da Silva
Educação a distância
Educação matemática no ensino superior
Distance education
Mathematics education in higher education
title_short Contribuições das tecnologias da informação e comunicação à formação de professores de Matemática na modalidade a distância.
title_full Contribuições das tecnologias da informação e comunicação à formação de professores de Matemática na modalidade a distância.
title_fullStr Contribuições das tecnologias da informação e comunicação à formação de professores de Matemática na modalidade a distância.
title_full_unstemmed Contribuições das tecnologias da informação e comunicação à formação de professores de Matemática na modalidade a distância.
title_sort Contribuições das tecnologias da informação e comunicação à formação de professores de Matemática na modalidade a distância.
author Reis, Frederico da Silva
author_facet Reis, Frederico da Silva
Esteves, Fausto Rogério
author_role author
author2 Esteves, Fausto Rogério
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Frederico da Silva
Esteves, Fausto Rogério
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a distância
Educação matemática no ensino superior
Distance education
Mathematics education in higher education
topic Educação a distância
Educação matemática no ensino superior
Distance education
Mathematics education in higher education
description O presente artigo apresenta uma pesquisa que investigou as contribuições das Tecnologias da Informação e Comunicação para a Formação de Professores de Matemática na modalidade Educação a Distância. O referencial teórico-bibliográfico contempla trabalhos de Educação Matemática relacionados a Tecnologias, Formação de Professores e Educação a Distância. A pesquisa de campo foi realizada com alunos de Licenciatura em Matemática na modalidade a distância Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), a partir de atividades exploratórias sobre diversos conteúdos de Funções Polinomiais do 1º e do 2º grau, Funções Trigonométricas e Funções Polinomiais, implementadas com utilização do software GeoGebra. As considerações finais apontam que as principais contribuições foram o desenvolvimento de competências e habilidades essenciais dos futuros professores, além de uma mudança de perspectiva em relação à sua futura prática pedagógica.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2022-02-24T18:40:47Z
2022-02-24T18:40:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv REIS, F. da S.; ESTEVES, F. R. Contribuições das tecnologias da informação e comunicação à formação de professores de Matemática na modalidade a distância. Revemop, Ouro Preto, v. 2, 2020. Disponível em: <https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/4562>. Acesso em: 25 ago. 2021.
2596-0245
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14569
https://doi.org/10.33532/revemop.e202020
identifier_str_mv REIS, F. da S.; ESTEVES, F. R. Contribuições das tecnologias da informação e comunicação à formação de professores de Matemática na modalidade a distância. Revemop, Ouro Preto, v. 2, 2020. Disponível em: <https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/4562>. Acesso em: 25 ago. 2021.
2596-0245
url http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14569
https://doi.org/10.33532/revemop.e202020
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002812331655168