Teoria crítica e didática : um desafio para a educação contemporânea.
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFOP |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10144 |
Resumo: | Este artigo se propõe a tecer reflexões sobre a semiformação, estado em que se encontra o ensino superior, apresentando a didática crítica de Gruschka (2014) como alternativa crítica, capaz de recuperar o potencial de esclarecimento da educação. Para tal, pautou-se a discussão através dos estudos críticos de Adorno (1996) em seu ensaio conhecido como a Teoria da Semicultura (1959). A massificação cultural invadiu o sistema educacional cuja formação técnica e racional se multiplicou e resultou na banalização de práticas que revelam a degradação de espaços - como a sala de aula - que originariamente deveriam permitir a capacidade da autorreflexão, em locais de doutrinação instrumental de artifícios que postulam os alunos às exigências do mercado e aos imperativos de uma sociedade totalmente imersa no consumismo. Criou-se uma formação na qual todos os interesses se aliaram ao capital - a ideia de que o sujeito quanto mais ajustado ao seu estilo de vida à lógica do capital, mais produtivo se tornava. Restou para a educação contemporânea o desafio de permanecer na reflexão crítica quando seu ambiente já está tomado pelo semiformação. |
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Teoria crítica e didática : um desafio para a educação contemporânea.Critical theory and teaching : a challenge for contemporary education.SemiformaçãoTeachingSemi-formationEducationCritical theoryEste artigo se propõe a tecer reflexões sobre a semiformação, estado em que se encontra o ensino superior, apresentando a didática crítica de Gruschka (2014) como alternativa crítica, capaz de recuperar o potencial de esclarecimento da educação. Para tal, pautou-se a discussão através dos estudos críticos de Adorno (1996) em seu ensaio conhecido como a Teoria da Semicultura (1959). A massificação cultural invadiu o sistema educacional cuja formação técnica e racional se multiplicou e resultou na banalização de práticas que revelam a degradação de espaços - como a sala de aula - que originariamente deveriam permitir a capacidade da autorreflexão, em locais de doutrinação instrumental de artifícios que postulam os alunos às exigências do mercado e aos imperativos de uma sociedade totalmente imersa no consumismo. Criou-se uma formação na qual todos os interesses se aliaram ao capital - a ideia de que o sujeito quanto mais ajustado ao seu estilo de vida à lógica do capital, mais produtivo se tornava. Restou para a educação contemporânea o desafio de permanecer na reflexão crítica quando seu ambiente já está tomado pelo semiformação.This article proposes to reflect on the semi-formation, state of higher education, presenting the critical didactics of Gruschka (2014) as a critical alternative, capable of recovering the potential of education clarification. For this, the discussion was guided by the critical studies of Adorno (1996) in his essay known as The Theory of Semiculture (1959). Cultural massification has invaded the educational system, whose technical and rational formation has multiplied and resulted in the trivialization of practices that reveal the degradation of spaces - such as the classroom - that originally should allow the capacity of self-reflection, in places of instrumental indoctrination of artifacts that postulate students to the demands of the market and the imperatives of a society totally immersed in consumerism. A formation was created in which all interests were allied with capital - the idea that the subject, more adjusted to his way of life, to the logic of capital, became more productive. The challenge of remaining in critical reflection has remained for contemporary education when its environment is already taken by semi-formation.2018-09-10T14:51:53Z2018-09-10T14:51:53Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMARANHÃO, C. M. S. de A.; SANTOS, F. C. P. dos; GOUVEIA, P. N.. Teoria crítica e didática : um desafio para a educação contemporânea. Revista eletrônica de Administração, v. 24, n. 1, p. 129-148, 2018. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-23112018000100129&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em: 27 jul. 2018.14132311http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10144Todo o conteúdo da Revista Eletrônica de Administração, exceto onde identificado, está licenciado sob uma licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho em qualquer suporte ou formato desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Revista Eletrônica de Administração <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-23112018000100129&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em: 11 jul. 2018.info:eu-repo/semantics/openAccessMaranhão, Carolina Machado Saraiva de AlbuquerqueSantos, Flávia Carolini Pereira dosGouveia, Pedro Nunesporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2019-02-06T14:45:51Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/10144Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332019-02-06T14:45:51Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
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