Um agente fomentador alternativo para descristalizar o ensino e aprendizagem da geometria : twister reciclável.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macedo, Shirley da Silva
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Miranda, Rafaela Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14577
https://doi.org/10.33448/rsd-v9i11.9704
Resumo: Diante do acréscimo alarmante de reprovações, que, ao longo dos anos foi sendo registrado devido a maneira pela qual o conhecimento ensino matemático foi sendo transmitido aos alunos, novas alternativas de metodologias têm sido inseridas no contexto escolar, dentre elas, a inclusão de atividades lúdicas. Este artigo objetiva identificar conhecimentos adquiridos através de um jogo matemático geométrico confeccionado com materiais recicláveis construído vinculando Matemática à Educação Física conectando conscientização com as questões ambientais. Após uma análise teórica sobre a visão do ensino de Matemática por diferentes pesquisadores, relatamos as ações metodológicas e as percepções após a aplicação do jogo. Os resultados indicam que a inclusão do twister reciclável mobilizou os alunos de um oitavo ano do Ensino Fundamental a terem conhecimentos matemáticos através do lúdico, vinculando o raciocínio lógico ao equilíbrio corporal. O reconhecimento das figuras geométricas da maneira que foi proposta pela atividade desenvolvida, trouxe aos alunos a idéia de uma Matemática que é acessível a todos, de forma igualitária. O jogo proposto uniu Matemática com percepções à sustentabilidade.
id UFOP_9122006f306de4958de4264c12e8a5ad
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/14577
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Um agente fomentador alternativo para descristalizar o ensino e aprendizagem da geometria : twister reciclável.DescristalizaçãoContextualizaçãoJogo matemáticoDiante do acréscimo alarmante de reprovações, que, ao longo dos anos foi sendo registrado devido a maneira pela qual o conhecimento ensino matemático foi sendo transmitido aos alunos, novas alternativas de metodologias têm sido inseridas no contexto escolar, dentre elas, a inclusão de atividades lúdicas. Este artigo objetiva identificar conhecimentos adquiridos através de um jogo matemático geométrico confeccionado com materiais recicláveis construído vinculando Matemática à Educação Física conectando conscientização com as questões ambientais. Após uma análise teórica sobre a visão do ensino de Matemática por diferentes pesquisadores, relatamos as ações metodológicas e as percepções após a aplicação do jogo. Os resultados indicam que a inclusão do twister reciclável mobilizou os alunos de um oitavo ano do Ensino Fundamental a terem conhecimentos matemáticos através do lúdico, vinculando o raciocínio lógico ao equilíbrio corporal. O reconhecimento das figuras geométricas da maneira que foi proposta pela atividade desenvolvida, trouxe aos alunos a idéia de uma Matemática que é acessível a todos, de forma igualitária. O jogo proposto uniu Matemática com percepções à sustentabilidade.Facing an alarming increase in failures, which, over the years, has been recorded due to the way in which mathematical knowledge has been transmitted to students, new methodological alternatives have been inserted in the school context, among them, the inclusion of ludic activities. This it article aims to identify the acquired knowledge through of a geometric mathematical game made with recyclable materials built linking Mathematics to Physical Education connecting awareness with environmental issues. After a theoretical analysis on the view of teaching Mathematics by different researchers, we report the methodological actions and perceptions after the application of the game. The results indicate that the inclusion of recyclable twister mobilized students of an eighth year of elementary school to have mathematical knowledge through playfulness, linking logical reasoning to body balance. The recognition of geometric figures in the way that was proposed by the activity developed, brought to the students the idea of a Mathematics that is accessible to all, in an equal way.The proposed game combined Mathematics with perceptions to sustainability.2022-02-25T14:49:13Z2022-02-25T14:49:13Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMACEDO, S. da. S.; MIRANDA, R. S. Um agente fomentador alternativo para descristalizar o ensino e aprendizagem da geometria: twister reciclável. Research, Society and Development, v. 9, n. 11, artigo e7169119704, out./dez. 2020. Disponível em: <https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/9704>. Acesso em: 12 set. 2021.2525-3409http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14577https://doi.org/10.33448/rsd-v9i11.9704Este é um artigo de acesso aberto distribuído sob os termos da licença Creative Commons CC BY-NC-ND. Fonte: o PDF do artigo.info:eu-repo/semantics/openAccessMacedo, Shirley da SilvaMiranda, Rafaela Silvaporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2022-02-25T14:49:21Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/14577Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332022-02-25T14:49:21Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Um agente fomentador alternativo para descristalizar o ensino e aprendizagem da geometria : twister reciclável.
title Um agente fomentador alternativo para descristalizar o ensino e aprendizagem da geometria : twister reciclável.
spellingShingle Um agente fomentador alternativo para descristalizar o ensino e aprendizagem da geometria : twister reciclável.
Macedo, Shirley da Silva
Descristalização
Contextualização
Jogo matemático
title_short Um agente fomentador alternativo para descristalizar o ensino e aprendizagem da geometria : twister reciclável.
title_full Um agente fomentador alternativo para descristalizar o ensino e aprendizagem da geometria : twister reciclável.
title_fullStr Um agente fomentador alternativo para descristalizar o ensino e aprendizagem da geometria : twister reciclável.
title_full_unstemmed Um agente fomentador alternativo para descristalizar o ensino e aprendizagem da geometria : twister reciclável.
title_sort Um agente fomentador alternativo para descristalizar o ensino e aprendizagem da geometria : twister reciclável.
author Macedo, Shirley da Silva
author_facet Macedo, Shirley da Silva
Miranda, Rafaela Silva
author_role author
author2 Miranda, Rafaela Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Macedo, Shirley da Silva
Miranda, Rafaela Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Descristalização
Contextualização
Jogo matemático
topic Descristalização
Contextualização
Jogo matemático
description Diante do acréscimo alarmante de reprovações, que, ao longo dos anos foi sendo registrado devido a maneira pela qual o conhecimento ensino matemático foi sendo transmitido aos alunos, novas alternativas de metodologias têm sido inseridas no contexto escolar, dentre elas, a inclusão de atividades lúdicas. Este artigo objetiva identificar conhecimentos adquiridos através de um jogo matemático geométrico confeccionado com materiais recicláveis construído vinculando Matemática à Educação Física conectando conscientização com as questões ambientais. Após uma análise teórica sobre a visão do ensino de Matemática por diferentes pesquisadores, relatamos as ações metodológicas e as percepções após a aplicação do jogo. Os resultados indicam que a inclusão do twister reciclável mobilizou os alunos de um oitavo ano do Ensino Fundamental a terem conhecimentos matemáticos através do lúdico, vinculando o raciocínio lógico ao equilíbrio corporal. O reconhecimento das figuras geométricas da maneira que foi proposta pela atividade desenvolvida, trouxe aos alunos a idéia de uma Matemática que é acessível a todos, de forma igualitária. O jogo proposto uniu Matemática com percepções à sustentabilidade.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2022-02-25T14:49:13Z
2022-02-25T14:49:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MACEDO, S. da. S.; MIRANDA, R. S. Um agente fomentador alternativo para descristalizar o ensino e aprendizagem da geometria: twister reciclável. Research, Society and Development, v. 9, n. 11, artigo e7169119704, out./dez. 2020. Disponível em: <https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/9704>. Acesso em: 12 set. 2021.
2525-3409
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14577
https://doi.org/10.33448/rsd-v9i11.9704
identifier_str_mv MACEDO, S. da. S.; MIRANDA, R. S. Um agente fomentador alternativo para descristalizar o ensino e aprendizagem da geometria: twister reciclável. Research, Society and Development, v. 9, n. 11, artigo e7169119704, out./dez. 2020. Disponível em: <https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/9704>. Acesso em: 12 set. 2021.
2525-3409
url http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14577
https://doi.org/10.33448/rsd-v9i11.9704
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002848119554048