A perspectiva sociocultural da história da matemática na sala de aula : possibilidades e limites.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Davidson Paulo Azevedo
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Viana, Marger da Conceição Ventura
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7141
https://doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2014.n16.p107%20-%20129.id381
Resumo: A disponibilização de estudos na literatura brasileira sobre a utilização da perspectiva sociocultural da História da Matemática na sala de aula é recente. Assim, este artigo apresenta uma discussão sobre a utilização pedagógica da História da Matemática baseada em argumentos teóricos e em uma pesquisa empírica com algumas possibilidades e limites para a aplicação dessa abordagem metodológica de ensino em sala de aula. Uma das implicações educacionais dessa perspectiva para a Educação Matemática está relacionada com a sua pertinência para as pesquisas nessa área de investigação, pois pode auxiliar no desenvolvimento de atividades curriculares que procuram valorizar a cultura dos alunos ao mesmo tempo em que apresentam perspectivas metodológicas inovadoras para o processo de ensino e aprendizagem da Matemática. Então, argumenta-se sobre a utilização dos aspectos históricos da matemática, discutindo-se sobre a fundamentação teórica de sua perspectiva sociocultural. Esse artigo também apresenta uma análise de exemplos sobre as possibilidades da utilização dessa perspectiva, bem como alguns limites que podem ser enfrentados pelos professores no desenvolvimento das atividades curriculares propostas.
id UFOP_9da3ef14743918da818ff4a373a38ad3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/7141
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling A perspectiva sociocultural da história da matemática na sala de aula : possibilidades e limites.The social-cultural perspective in the history of mathematics in classrooms: possibilities and limits.A disponibilização de estudos na literatura brasileira sobre a utilização da perspectiva sociocultural da História da Matemática na sala de aula é recente. Assim, este artigo apresenta uma discussão sobre a utilização pedagógica da História da Matemática baseada em argumentos teóricos e em uma pesquisa empírica com algumas possibilidades e limites para a aplicação dessa abordagem metodológica de ensino em sala de aula. Uma das implicações educacionais dessa perspectiva para a Educação Matemática está relacionada com a sua pertinência para as pesquisas nessa área de investigação, pois pode auxiliar no desenvolvimento de atividades curriculares que procuram valorizar a cultura dos alunos ao mesmo tempo em que apresentam perspectivas metodológicas inovadoras para o processo de ensino e aprendizagem da Matemática. Então, argumenta-se sobre a utilização dos aspectos históricos da matemática, discutindo-se sobre a fundamentação teórica de sua perspectiva sociocultural. Esse artigo também apresenta uma análise de exemplos sobre as possibilidades da utilização dessa perspectiva, bem como alguns limites que podem ser enfrentados pelos professores no desenvolvimento das atividades curriculares propostas.The availability of studies in Brazilian literature about the use of the social-cultural perspective of History of Mathematics is recent. This article presents a discussion about the pedagogical use of History of Mathematics based on theoretical arguments and in an empirical study with some possibilities and limits of the application of this teaching methodological approach in classrooms. One of the implications of this perspective in Mathematics Education is related to its pertinence to research in this investigation area, especially in regards to the development of curricular activities that seek to value a student’s culture as well as to present innovative methodological perspectives related to the process of teaching and learning of mathematics. Thus, there are arguments about the use of historical aspects that discuss the theoretical foundations of its social and cultural perspective. This paper also presents the analysis of examples related to the possibilities of the use of this perspective as well as some of it limits that can be faced by teachers during the development of proposed curricular activities.2017-01-20T14:27:34Z2017-01-20T14:27:34Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfOLIVEIRA, D. P. A.; VIANA, M. da C. V. A perspectiva sociocultural da história da matemática na sala de aula: possibilidades e limites. REMATEC, v. 9, n. 16, p. 107-129, maio/ago. 2014. Disponível em: <http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/381>. Acesso em: 18 jan. 2017.1980-3141http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7141https://doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2014.n16.p107%20-%20129.id381O periódico Rematec permite a redistribuição, não comercial, desde que a obra original não seja modificada e que seja atribuído o crédito ao autor da obra original (CC BY-NC-ND). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/2274>. Acesso em: 25 abr. 2022.info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Davidson Paulo AzevedoViana, Marger da Conceição Venturaporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2022-04-25T17:58:50Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/7141Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332022-04-25T17:58:50Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv A perspectiva sociocultural da história da matemática na sala de aula : possibilidades e limites.
The social-cultural perspective in the history of mathematics in classrooms: possibilities and limits.
title A perspectiva sociocultural da história da matemática na sala de aula : possibilidades e limites.
spellingShingle A perspectiva sociocultural da história da matemática na sala de aula : possibilidades e limites.
Oliveira, Davidson Paulo Azevedo
title_short A perspectiva sociocultural da história da matemática na sala de aula : possibilidades e limites.
title_full A perspectiva sociocultural da história da matemática na sala de aula : possibilidades e limites.
title_fullStr A perspectiva sociocultural da história da matemática na sala de aula : possibilidades e limites.
title_full_unstemmed A perspectiva sociocultural da história da matemática na sala de aula : possibilidades e limites.
title_sort A perspectiva sociocultural da história da matemática na sala de aula : possibilidades e limites.
author Oliveira, Davidson Paulo Azevedo
author_facet Oliveira, Davidson Paulo Azevedo
Viana, Marger da Conceição Ventura
author_role author
author2 Viana, Marger da Conceição Ventura
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Davidson Paulo Azevedo
Viana, Marger da Conceição Ventura
description A disponibilização de estudos na literatura brasileira sobre a utilização da perspectiva sociocultural da História da Matemática na sala de aula é recente. Assim, este artigo apresenta uma discussão sobre a utilização pedagógica da História da Matemática baseada em argumentos teóricos e em uma pesquisa empírica com algumas possibilidades e limites para a aplicação dessa abordagem metodológica de ensino em sala de aula. Uma das implicações educacionais dessa perspectiva para a Educação Matemática está relacionada com a sua pertinência para as pesquisas nessa área de investigação, pois pode auxiliar no desenvolvimento de atividades curriculares que procuram valorizar a cultura dos alunos ao mesmo tempo em que apresentam perspectivas metodológicas inovadoras para o processo de ensino e aprendizagem da Matemática. Então, argumenta-se sobre a utilização dos aspectos históricos da matemática, discutindo-se sobre a fundamentação teórica de sua perspectiva sociocultural. Esse artigo também apresenta uma análise de exemplos sobre as possibilidades da utilização dessa perspectiva, bem como alguns limites que podem ser enfrentados pelos professores no desenvolvimento das atividades curriculares propostas.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2017-01-20T14:27:34Z
2017-01-20T14:27:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, D. P. A.; VIANA, M. da C. V. A perspectiva sociocultural da história da matemática na sala de aula: possibilidades e limites. REMATEC, v. 9, n. 16, p. 107-129, maio/ago. 2014. Disponível em: <http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/381>. Acesso em: 18 jan. 2017.
1980-3141
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7141
https://doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2014.n16.p107%20-%20129.id381
identifier_str_mv OLIVEIRA, D. P. A.; VIANA, M. da C. V. A perspectiva sociocultural da história da matemática na sala de aula: possibilidades e limites. REMATEC, v. 9, n. 16, p. 107-129, maio/ago. 2014. Disponível em: <http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/381>. Acesso em: 18 jan. 2017.
1980-3141
url http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7141
https://doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2014.n16.p107%20-%20129.id381
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002854345998336