Escolarização em áreas rurais : a distorção idade-série na ótica dos gestores.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Marlice de Oliveira e
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Silva, Luciano Campos da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
dARK ID: ark:/61566/0013000001njm
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17315
https://doi.org/10.18222/eae.v33.7289
Resumo: O artigo apresenta resultados de uma pesquisa que investigou as condições em que ocorrem as situações de distorção idade-série entre estudantes que residem em territórios rurais. Foram analisadas as percepções de gestores escolares sobre esse fenômeno, em especial o modo como eles explicam sua ocorrência nas escolas. A metodologia utilizada foi qualitativa e envolveu a realização de entrevistas com os gestores de cinco unidades escolares. Os resultados indicam que, na ótica desses profissionais, dois conjuntos de fatores estariam na base do fracasso escolar dos estudantes: fatores extraescolares e fatores escolares, sintetizados como descompassos entre a modalidade de oferta escolar (currículos, tempos e espaços) e a realidade social e cultural vivenciada pelos estudantes em contextos rurais.
id UFOP_a222afbebacbbce1ab06019132800602
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/17315
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Escolarização em áreas rurais : a distorção idade-série na ótica dos gestores.Escolarización en áreas rurales : la distorsión entre edad-año escolar desde la óptica de los gestores.Defasagem idade-sérieFracasso escolarEducação ruralO artigo apresenta resultados de uma pesquisa que investigou as condições em que ocorrem as situações de distorção idade-série entre estudantes que residem em territórios rurais. Foram analisadas as percepções de gestores escolares sobre esse fenômeno, em especial o modo como eles explicam sua ocorrência nas escolas. A metodologia utilizada foi qualitativa e envolveu a realização de entrevistas com os gestores de cinco unidades escolares. Os resultados indicam que, na ótica desses profissionais, dois conjuntos de fatores estariam na base do fracasso escolar dos estudantes: fatores extraescolares e fatores escolares, sintetizados como descompassos entre a modalidade de oferta escolar (currículos, tempos e espaços) e a realidade social e cultural vivenciada pelos estudantes em contextos rurais.El artículo presenta resultados de una investigación que averiguó las condiciones en las que ocurren las situaciones de distorsión entre edad-año escolar entre estudiantes que residen en territorios rurales. Se analizaron las percepciones de gestores escolares sobre dicho fenómeno, sobre todo el modo en el que ellos explican su ocurrencia en las escuelas. La metodología utilizada fue cualitativa e involucró la realización de entrevistas con los gestores de cinco unidades escolares. Los resultados indican que, desde la óptica de estos profesionales, dos conjuntos de factores estarían en la base del fracaso escolar de los estudiantes: factores extraescolares y factores escolares, sintetizados como descompases entre la modalidad de oferta escolar (currículos, tiempos y espacios) y la realidad social y cultural vivenciada por los estudiantes en contextos rurales.2023-08-21T19:25:31Z2023-08-21T19:25:31Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfNOGUEIRA, M. de O. e; SILVA, L. C. da. Escolarização em áreas rurais: a distorção idade-série na ótica dos gestores. Estudos em Avaliação Educacional, v. 33, artigo e07289, 2022. Disponível em: <https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/7289>. Acesso em: 06 jul. 2023.1984-932Xhttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17315https://doi.org/10.18222/eae.v33.7289ark:/61566/0013000001njmEste é um artigo de acesso aberto distribuído nos termos da licença Creative Commons do tipo BY-NC. Fonte: PDF do artigo.info:eu-repo/semantics/openAccessNogueira, Marlice de Oliveira eSilva, Luciano Campos daporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2024-11-10T14:19:12Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/17315Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332024-11-10T14:19:12Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Escolarização em áreas rurais : a distorção idade-série na ótica dos gestores.
Escolarización en áreas rurales : la distorsión entre edad-año escolar desde la óptica de los gestores.
title Escolarização em áreas rurais : a distorção idade-série na ótica dos gestores.
spellingShingle Escolarização em áreas rurais : a distorção idade-série na ótica dos gestores.
Nogueira, Marlice de Oliveira e
Defasagem idade-série
Fracasso escolar
Educação rural
title_short Escolarização em áreas rurais : a distorção idade-série na ótica dos gestores.
title_full Escolarização em áreas rurais : a distorção idade-série na ótica dos gestores.
title_fullStr Escolarização em áreas rurais : a distorção idade-série na ótica dos gestores.
title_full_unstemmed Escolarização em áreas rurais : a distorção idade-série na ótica dos gestores.
title_sort Escolarização em áreas rurais : a distorção idade-série na ótica dos gestores.
author Nogueira, Marlice de Oliveira e
author_facet Nogueira, Marlice de Oliveira e
Silva, Luciano Campos da
author_role author
author2 Silva, Luciano Campos da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nogueira, Marlice de Oliveira e
Silva, Luciano Campos da
dc.subject.por.fl_str_mv Defasagem idade-série
Fracasso escolar
Educação rural
topic Defasagem idade-série
Fracasso escolar
Educação rural
description O artigo apresenta resultados de uma pesquisa que investigou as condições em que ocorrem as situações de distorção idade-série entre estudantes que residem em territórios rurais. Foram analisadas as percepções de gestores escolares sobre esse fenômeno, em especial o modo como eles explicam sua ocorrência nas escolas. A metodologia utilizada foi qualitativa e envolveu a realização de entrevistas com os gestores de cinco unidades escolares. Os resultados indicam que, na ótica desses profissionais, dois conjuntos de fatores estariam na base do fracasso escolar dos estudantes: fatores extraescolares e fatores escolares, sintetizados como descompassos entre a modalidade de oferta escolar (currículos, tempos e espaços) e a realidade social e cultural vivenciada pelos estudantes em contextos rurais.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-08-21T19:25:31Z
2023-08-21T19:25:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NOGUEIRA, M. de O. e; SILVA, L. C. da. Escolarização em áreas rurais: a distorção idade-série na ótica dos gestores. Estudos em Avaliação Educacional, v. 33, artigo e07289, 2022. Disponível em: <https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/7289>. Acesso em: 06 jul. 2023.
1984-932X
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17315
https://doi.org/10.18222/eae.v33.7289
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/61566/0013000001njm
identifier_str_mv NOGUEIRA, M. de O. e; SILVA, L. C. da. Escolarização em áreas rurais: a distorção idade-série na ótica dos gestores. Estudos em Avaliação Educacional, v. 33, artigo e07289, 2022. Disponível em: <https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/7289>. Acesso em: 06 jul. 2023.
1984-932X
ark:/61566/0013000001njm
url http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17315
https://doi.org/10.18222/eae.v33.7289
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1817705743560736768