Narrativas sobre educação dos povos indígenas no Brasil : aportes para a história da educação.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFOP |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11555 |
Resumo: | O presente artigo faz uma reflexão sobre a educação escolar indígena na perspectiva da História da Educação no Brasil. Utiliza-se de fontes documentais e da produção do conhecimento sobre a temática no campo científico da História da Educação. Tem como objetivo discutir no panorama da História do Brasil, as lacunas de uma historiografia da Educação Indígena. Parte-se da periodização tradicional dos estudos em História da Educação, para apontar lacunas do campo na contemporaneidade. Conclui-se com um exercício de reflexão sobre a história do tempo presente no que diz respeito ao campo educacional e sócio-político da questão indígena no Brasil hoje. |
id |
UFOP_a759f7963c7191547d83e4cce65ae72f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufop.br:123456789/11555 |
network_acronym_str |
UFOP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFOP |
repository_id_str |
3233 |
spelling |
Narrativas sobre educação dos povos indígenas no Brasil : aportes para a história da educação.Narrativas sobre educación de pueblos indígenas en Brasil : aportes para la historia de la educación.Educação indígenaHistória do presentePolítica educacionalPolítica educativaEducación indígenaO presente artigo faz uma reflexão sobre a educação escolar indígena na perspectiva da História da Educação no Brasil. Utiliza-se de fontes documentais e da produção do conhecimento sobre a temática no campo científico da História da Educação. Tem como objetivo discutir no panorama da História do Brasil, as lacunas de uma historiografia da Educação Indígena. Parte-se da periodização tradicional dos estudos em História da Educação, para apontar lacunas do campo na contemporaneidade. Conclui-se com um exercício de reflexão sobre a história do tempo presente no que diz respeito ao campo educacional e sócio-político da questão indígena no Brasil hoje.El presente artículo hace una reflexión sobre la educación escolar indígena en la perspectiva de la Historia de la Educación en Brasil. Se utiliza de fuentes documentales y de la producción del conocimiento sobre la temática en el campo científico de la Historia de la Educación. Tiene como objetivo discutir en el contexto de la Historia de Brasil, las lagunas de una historiografía de la Educación Indígena. Se parte de la periodización tradicional de los estudios en Historia de la Educación, para señalar lagunas del campo en la contemporaneidad. Se concluye el presente análisis con un ejercicio de reflexión sobre la historia del tiempo presente en lo que se refiere al campo educativo y socio-político de la cuestión indígena en Brasil hoy.2019-06-17T15:32:17Z2019-06-17T15:32:17Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfJARDILINO, J. R. L. Narrativas sobre educação dos povos indígenas no Brasil: aportes para a história da educação. Revista Inclusiones - Revista de Humanidades Y Ciencias Sociales, v. 5, n. 4, p. 155-173, out./dez. 2018. Disponível em: <http://www.archivosrevistainclusiones.com/A%C3%B1o-2018/>. Acesso em: 19 mar. 2019.0719-4706http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11555Os trabalhos publicados pela Revista Inclusiones estão sob uma licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Revista Inclusiones <http://www.revistainclusiones.com/>. Acesso em: 16 abr. 2019.info:eu-repo/semantics/openAccessJardilino, José Rubens Limaporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2019-06-17T15:34:06Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/11555Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332019-06-17T15:34:06Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Narrativas sobre educação dos povos indígenas no Brasil : aportes para a história da educação. Narrativas sobre educación de pueblos indígenas en Brasil : aportes para la historia de la educación. |
title |
Narrativas sobre educação dos povos indígenas no Brasil : aportes para a história da educação. |
spellingShingle |
Narrativas sobre educação dos povos indígenas no Brasil : aportes para a história da educação. Jardilino, José Rubens Lima Educação indígena História do presente Política educacional Política educativa Educación indígena |
title_short |
Narrativas sobre educação dos povos indígenas no Brasil : aportes para a história da educação. |
title_full |
Narrativas sobre educação dos povos indígenas no Brasil : aportes para a história da educação. |
title_fullStr |
Narrativas sobre educação dos povos indígenas no Brasil : aportes para a história da educação. |
title_full_unstemmed |
Narrativas sobre educação dos povos indígenas no Brasil : aportes para a história da educação. |
title_sort |
Narrativas sobre educação dos povos indígenas no Brasil : aportes para a história da educação. |
author |
Jardilino, José Rubens Lima |
author_facet |
Jardilino, José Rubens Lima |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jardilino, José Rubens Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação indígena História do presente Política educacional Política educativa Educación indígena |
topic |
Educação indígena História do presente Política educacional Política educativa Educación indígena |
description |
O presente artigo faz uma reflexão sobre a educação escolar indígena na perspectiva da História da Educação no Brasil. Utiliza-se de fontes documentais e da produção do conhecimento sobre a temática no campo científico da História da Educação. Tem como objetivo discutir no panorama da História do Brasil, as lacunas de uma historiografia da Educação Indígena. Parte-se da periodização tradicional dos estudos em História da Educação, para apontar lacunas do campo na contemporaneidade. Conclui-se com um exercício de reflexão sobre a história do tempo presente no que diz respeito ao campo educacional e sócio-político da questão indígena no Brasil hoje. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2019-06-17T15:32:17Z 2019-06-17T15:32:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
JARDILINO, J. R. L. Narrativas sobre educação dos povos indígenas no Brasil: aportes para a história da educação. Revista Inclusiones - Revista de Humanidades Y Ciencias Sociales, v. 5, n. 4, p. 155-173, out./dez. 2018. Disponível em: <http://www.archivosrevistainclusiones.com/A%C3%B1o-2018/>. Acesso em: 19 mar. 2019. 0719-4706 http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11555 |
identifier_str_mv |
JARDILINO, J. R. L. Narrativas sobre educação dos povos indígenas no Brasil: aportes para a história da educação. Revista Inclusiones - Revista de Humanidades Y Ciencias Sociales, v. 5, n. 4, p. 155-173, out./dez. 2018. Disponível em: <http://www.archivosrevistainclusiones.com/A%C3%B1o-2018/>. Acesso em: 19 mar. 2019. 0719-4706 |
url |
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11555 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFOP instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) instacron:UFOP |
instname_str |
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
instacron_str |
UFOP |
institution |
UFOP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFOP |
collection |
Repositório Institucional da UFOP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufop.edu.br |
_version_ |
1813002868745043968 |