Narrativas sobre educação dos povos indígenas no Brasil : aportes para a história da educação.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jardilino, José Rubens Lima
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11555
Resumo: O presente artigo faz uma reflexão sobre a educação escolar indígena na perspectiva da História da Educação no Brasil. Utiliza-se de fontes documentais e da produção do conhecimento sobre a temática no campo científico da História da Educação. Tem como objetivo discutir no panorama da História do Brasil, as lacunas de uma historiografia da Educação Indígena. Parte-se da periodização tradicional dos estudos em História da Educação, para apontar lacunas do campo na contemporaneidade. Conclui-se com um exercício de reflexão sobre a história do tempo presente no que diz respeito ao campo educacional e sócio-político da questão indígena no Brasil hoje.
id UFOP_a759f7963c7191547d83e4cce65ae72f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/11555
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Narrativas sobre educação dos povos indígenas no Brasil : aportes para a história da educação.Narrativas sobre educación de pueblos indígenas en Brasil : aportes para la historia de la educación.Educação indígenaHistória do presentePolítica educacionalPolítica educativaEducación indígenaO presente artigo faz uma reflexão sobre a educação escolar indígena na perspectiva da História da Educação no Brasil. Utiliza-se de fontes documentais e da produção do conhecimento sobre a temática no campo científico da História da Educação. Tem como objetivo discutir no panorama da História do Brasil, as lacunas de uma historiografia da Educação Indígena. Parte-se da periodização tradicional dos estudos em História da Educação, para apontar lacunas do campo na contemporaneidade. Conclui-se com um exercício de reflexão sobre a história do tempo presente no que diz respeito ao campo educacional e sócio-político da questão indígena no Brasil hoje.El presente artículo hace una reflexión sobre la educación escolar indígena en la perspectiva de la Historia de la Educación en Brasil. Se utiliza de fuentes documentales y de la producción del conocimiento sobre la temática en el campo científico de la Historia de la Educación. Tiene como objetivo discutir en el contexto de la Historia de Brasil, las lagunas de una historiografía de la Educación Indígena. Se parte de la periodización tradicional de los estudios en Historia de la Educación, para señalar lagunas del campo en la contemporaneidad. Se concluye el presente análisis con un ejercicio de reflexión sobre la historia del tiempo presente en lo que se refiere al campo educativo y socio-político de la cuestión indígena en Brasil hoy.2019-06-17T15:32:17Z2019-06-17T15:32:17Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfJARDILINO, J. R. L. Narrativas sobre educação dos povos indígenas no Brasil: aportes para a história da educação. Revista Inclusiones - Revista de Humanidades Y Ciencias Sociales, v. 5, n. 4, p. 155-173, out./dez. 2018. Disponível em: <http://www.archivosrevistainclusiones.com/A%C3%B1o-2018/>. Acesso em: 19 mar. 2019.0719-4706http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11555Os trabalhos publicados pela Revista Inclusiones estão sob uma licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Revista Inclusiones <http://www.revistainclusiones.com/>. Acesso em: 16 abr. 2019.info:eu-repo/semantics/openAccessJardilino, José Rubens Limaporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2019-06-17T15:34:06Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/11555Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332019-06-17T15:34:06Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Narrativas sobre educação dos povos indígenas no Brasil : aportes para a história da educação.
Narrativas sobre educación de pueblos indígenas en Brasil : aportes para la historia de la educación.
title Narrativas sobre educação dos povos indígenas no Brasil : aportes para a história da educação.
spellingShingle Narrativas sobre educação dos povos indígenas no Brasil : aportes para a história da educação.
Jardilino, José Rubens Lima
Educação indígena
História do presente
Política educacional
Política educativa
Educación indígena
title_short Narrativas sobre educação dos povos indígenas no Brasil : aportes para a história da educação.
title_full Narrativas sobre educação dos povos indígenas no Brasil : aportes para a história da educação.
title_fullStr Narrativas sobre educação dos povos indígenas no Brasil : aportes para a história da educação.
title_full_unstemmed Narrativas sobre educação dos povos indígenas no Brasil : aportes para a história da educação.
title_sort Narrativas sobre educação dos povos indígenas no Brasil : aportes para a história da educação.
author Jardilino, José Rubens Lima
author_facet Jardilino, José Rubens Lima
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jardilino, José Rubens Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Educação indígena
História do presente
Política educacional
Política educativa
Educación indígena
topic Educação indígena
História do presente
Política educacional
Política educativa
Educación indígena
description O presente artigo faz uma reflexão sobre a educação escolar indígena na perspectiva da História da Educação no Brasil. Utiliza-se de fontes documentais e da produção do conhecimento sobre a temática no campo científico da História da Educação. Tem como objetivo discutir no panorama da História do Brasil, as lacunas de uma historiografia da Educação Indígena. Parte-se da periodização tradicional dos estudos em História da Educação, para apontar lacunas do campo na contemporaneidade. Conclui-se com um exercício de reflexão sobre a história do tempo presente no que diz respeito ao campo educacional e sócio-político da questão indígena no Brasil hoje.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-06-17T15:32:17Z
2019-06-17T15:32:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv JARDILINO, J. R. L. Narrativas sobre educação dos povos indígenas no Brasil: aportes para a história da educação. Revista Inclusiones - Revista de Humanidades Y Ciencias Sociales, v. 5, n. 4, p. 155-173, out./dez. 2018. Disponível em: <http://www.archivosrevistainclusiones.com/A%C3%B1o-2018/>. Acesso em: 19 mar. 2019.
0719-4706
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11555
identifier_str_mv JARDILINO, J. R. L. Narrativas sobre educação dos povos indígenas no Brasil: aportes para a história da educação. Revista Inclusiones - Revista de Humanidades Y Ciencias Sociales, v. 5, n. 4, p. 155-173, out./dez. 2018. Disponível em: <http://www.archivosrevistainclusiones.com/A%C3%B1o-2018/>. Acesso em: 19 mar. 2019.
0719-4706
url http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11555
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002868745043968