Escolarização em contextos rurais : a perspectiva das famílias.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFOP |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16282 https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p282-306 |
Resumo: | Este artigo discute resultados de um estudo sobre práticas de acompanhamento escolar em famílias de uma localidade rural. Com metodologia qualitativa, foram realizadas entrevistas com famílias de dez estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental, sendo cinco com sucesso escolar e cinco em situação de insucesso. Os resultados indicam que, embora tenha se confirmado um impacto da distância entre os estilos educativos das famílias e a cultura escolar nos resultados das crianças, assim como nas percepções dos familiares sobre o fracasso e o sucesso escolar, as famílias rurais pesquisadas desenvolviam um conjunto de esforços no quadro da vida escolar dos filhos e se mobilizavam, mesmo que em grau e modo diferenciados, para atender às demandas da escola. |
id |
UFOP_b5e058e5a903728709ea8a108dc0062d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufop.br:123456789/16282 |
network_acronym_str |
UFOP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFOP |
repository_id_str |
3233 |
spelling |
Escolarização em contextos rurais : a perspectiva das famílias.Schooling in rural contexts : the perspective of families.Famílias ruraisEscolarizaçãoPráticas educativas familiaresEste artigo discute resultados de um estudo sobre práticas de acompanhamento escolar em famílias de uma localidade rural. Com metodologia qualitativa, foram realizadas entrevistas com famílias de dez estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental, sendo cinco com sucesso escolar e cinco em situação de insucesso. Os resultados indicam que, embora tenha se confirmado um impacto da distância entre os estilos educativos das famílias e a cultura escolar nos resultados das crianças, assim como nas percepções dos familiares sobre o fracasso e o sucesso escolar, as famílias rurais pesquisadas desenvolviam um conjunto de esforços no quadro da vida escolar dos filhos e se mobilizavam, mesmo que em grau e modo diferenciados, para atender às demandas da escola.This article discusses the results of a study on school monitoring practices in families in a rural location. With qualitative methodology, interviews were conducted with families of ten students from the early years of elementary school, five of whom were successful at school and five were unsuccessful. The results indicate that, although the impact of the distance between the educational styles of the families and the school culture was confirmed on the children's results, as well as on the family's perceptions of school failure and success, the rural families surveyed developed a set of efforts in the context of their children's school life and were mobilized, even if in different degrees and in different ways, to meet the demands of the school.2023-03-03T20:00:56Z2023-03-03T20:00:56Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfREIS, M. M.; NOGUEIRA, M. de O. Escolarização em contextos rurais: a perspectiva das famílias. Debates em Educação, Maceió, v. 13, n. 31, jan./abr. 2021. Disponível em: <https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10122>. Acesso em: 06 jul. 2022.2175-6600http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16282https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p282-306Esta obra está sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Fonte: o PDF do artigo.info:eu-repo/semantics/openAccessReis, Maglaice MirandaNogueira, Marlice de Oliveira eporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2023-03-03T20:01:06Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/16282Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332023-03-03T20:01:06Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escolarização em contextos rurais : a perspectiva das famílias. Schooling in rural contexts : the perspective of families. |
title |
Escolarização em contextos rurais : a perspectiva das famílias. |
spellingShingle |
Escolarização em contextos rurais : a perspectiva das famílias. Reis, Maglaice Miranda Famílias rurais Escolarização Práticas educativas familiares |
title_short |
Escolarização em contextos rurais : a perspectiva das famílias. |
title_full |
Escolarização em contextos rurais : a perspectiva das famílias. |
title_fullStr |
Escolarização em contextos rurais : a perspectiva das famílias. |
title_full_unstemmed |
Escolarização em contextos rurais : a perspectiva das famílias. |
title_sort |
Escolarização em contextos rurais : a perspectiva das famílias. |
author |
Reis, Maglaice Miranda |
author_facet |
Reis, Maglaice Miranda Nogueira, Marlice de Oliveira e |
author_role |
author |
author2 |
Nogueira, Marlice de Oliveira e |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reis, Maglaice Miranda Nogueira, Marlice de Oliveira e |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Famílias rurais Escolarização Práticas educativas familiares |
topic |
Famílias rurais Escolarização Práticas educativas familiares |
description |
Este artigo discute resultados de um estudo sobre práticas de acompanhamento escolar em famílias de uma localidade rural. Com metodologia qualitativa, foram realizadas entrevistas com famílias de dez estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental, sendo cinco com sucesso escolar e cinco em situação de insucesso. Os resultados indicam que, embora tenha se confirmado um impacto da distância entre os estilos educativos das famílias e a cultura escolar nos resultados das crianças, assim como nas percepções dos familiares sobre o fracasso e o sucesso escolar, as famílias rurais pesquisadas desenvolviam um conjunto de esforços no quadro da vida escolar dos filhos e se mobilizavam, mesmo que em grau e modo diferenciados, para atender às demandas da escola. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2023-03-03T20:00:56Z 2023-03-03T20:00:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
REIS, M. M.; NOGUEIRA, M. de O. Escolarização em contextos rurais: a perspectiva das famílias. Debates em Educação, Maceió, v. 13, n. 31, jan./abr. 2021. Disponível em: <https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10122>. Acesso em: 06 jul. 2022. 2175-6600 http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16282 https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p282-306 |
identifier_str_mv |
REIS, M. M.; NOGUEIRA, M. de O. Escolarização em contextos rurais: a perspectiva das famílias. Debates em Educação, Maceió, v. 13, n. 31, jan./abr. 2021. Disponível em: <https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10122>. Acesso em: 06 jul. 2022. 2175-6600 |
url |
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16282 https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p282-306 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFOP instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) instacron:UFOP |
instname_str |
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
instacron_str |
UFOP |
institution |
UFOP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFOP |
collection |
Repositório Institucional da UFOP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufop.edu.br |
_version_ |
1813002812201631744 |