Escolarização em contextos rurais : a perspectiva das famílias.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Maglaice Miranda
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Nogueira, Marlice de Oliveira e
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16282
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p282-306
Resumo: Este artigo discute resultados de um estudo sobre práticas de acompanhamento escolar em famílias de uma localidade rural. Com metodologia qualitativa, foram realizadas entrevistas com famílias de dez estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental, sendo cinco com sucesso escolar e cinco em situação de insucesso. Os resultados indicam que, embora tenha se confirmado um impacto da distância entre os estilos educativos das famílias e a cultura escolar nos resultados das crianças, assim como nas percepções dos familiares sobre o fracasso e o sucesso escolar, as famílias rurais pesquisadas desenvolviam um conjunto de esforços no quadro da vida escolar dos filhos e se mobilizavam, mesmo que em grau e modo diferenciados, para atender às demandas da escola.
id UFOP_b5e058e5a903728709ea8a108dc0062d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/16282
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Escolarização em contextos rurais : a perspectiva das famílias.Schooling in rural contexts : the perspective of families.Famílias ruraisEscolarizaçãoPráticas educativas familiaresEste artigo discute resultados de um estudo sobre práticas de acompanhamento escolar em famílias de uma localidade rural. Com metodologia qualitativa, foram realizadas entrevistas com famílias de dez estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental, sendo cinco com sucesso escolar e cinco em situação de insucesso. Os resultados indicam que, embora tenha se confirmado um impacto da distância entre os estilos educativos das famílias e a cultura escolar nos resultados das crianças, assim como nas percepções dos familiares sobre o fracasso e o sucesso escolar, as famílias rurais pesquisadas desenvolviam um conjunto de esforços no quadro da vida escolar dos filhos e se mobilizavam, mesmo que em grau e modo diferenciados, para atender às demandas da escola.This article discusses the results of a study on school monitoring practices in families in a rural location. With qualitative methodology, interviews were conducted with families of ten students from the early years of elementary school, five of whom were successful at school and five were unsuccessful. The results indicate that, although the impact of the distance between the educational styles of the families and the school culture was confirmed on the children's results, as well as on the family's perceptions of school failure and success, the rural families surveyed developed a set of efforts in the context of their children's school life and were mobilized, even if in different degrees and in different ways, to meet the demands of the school.2023-03-03T20:00:56Z2023-03-03T20:00:56Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfREIS, M. M.; NOGUEIRA, M. de O. Escolarização em contextos rurais: a perspectiva das famílias. Debates em Educação, Maceió, v. 13, n. 31, jan./abr. 2021. Disponível em: <https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10122>. Acesso em: 06 jul. 2022.2175-6600http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16282https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p282-306Esta obra está sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Fonte: o PDF do artigo.info:eu-repo/semantics/openAccessReis, Maglaice MirandaNogueira, Marlice de Oliveira eporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2023-03-03T20:01:06Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/16282Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332023-03-03T20:01:06Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Escolarização em contextos rurais : a perspectiva das famílias.
Schooling in rural contexts : the perspective of families.
title Escolarização em contextos rurais : a perspectiva das famílias.
spellingShingle Escolarização em contextos rurais : a perspectiva das famílias.
Reis, Maglaice Miranda
Famílias rurais
Escolarização
Práticas educativas familiares
title_short Escolarização em contextos rurais : a perspectiva das famílias.
title_full Escolarização em contextos rurais : a perspectiva das famílias.
title_fullStr Escolarização em contextos rurais : a perspectiva das famílias.
title_full_unstemmed Escolarização em contextos rurais : a perspectiva das famílias.
title_sort Escolarização em contextos rurais : a perspectiva das famílias.
author Reis, Maglaice Miranda
author_facet Reis, Maglaice Miranda
Nogueira, Marlice de Oliveira e
author_role author
author2 Nogueira, Marlice de Oliveira e
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Maglaice Miranda
Nogueira, Marlice de Oliveira e
dc.subject.por.fl_str_mv Famílias rurais
Escolarização
Práticas educativas familiares
topic Famílias rurais
Escolarização
Práticas educativas familiares
description Este artigo discute resultados de um estudo sobre práticas de acompanhamento escolar em famílias de uma localidade rural. Com metodologia qualitativa, foram realizadas entrevistas com famílias de dez estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental, sendo cinco com sucesso escolar e cinco em situação de insucesso. Os resultados indicam que, embora tenha se confirmado um impacto da distância entre os estilos educativos das famílias e a cultura escolar nos resultados das crianças, assim como nas percepções dos familiares sobre o fracasso e o sucesso escolar, as famílias rurais pesquisadas desenvolviam um conjunto de esforços no quadro da vida escolar dos filhos e se mobilizavam, mesmo que em grau e modo diferenciados, para atender às demandas da escola.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2023-03-03T20:00:56Z
2023-03-03T20:00:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv REIS, M. M.; NOGUEIRA, M. de O. Escolarização em contextos rurais: a perspectiva das famílias. Debates em Educação, Maceió, v. 13, n. 31, jan./abr. 2021. Disponível em: <https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10122>. Acesso em: 06 jul. 2022.
2175-6600
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16282
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p282-306
identifier_str_mv REIS, M. M.; NOGUEIRA, M. de O. Escolarização em contextos rurais: a perspectiva das famílias. Debates em Educação, Maceió, v. 13, n. 31, jan./abr. 2021. Disponível em: <https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10122>. Acesso em: 06 jul. 2022.
2175-6600
url http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16282
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p282-306
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002812201631744