A relação família-escola em contexto rural : mobilização familiar em um subdistrito de Mariana-MG.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Maglaice Miranda
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7813
Resumo: Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
id UFOP_764827c56e14e17a61d5207154cf5b32
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/7813
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling A relação família-escola em contexto rural : mobilização familiar em um subdistrito de Mariana-MG.Famílias ruraisRendimento escolar - sucessoPrograma de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.Esta pesquisa objetivou investigar as práticas educativas e os esforços escolares das famílias residentes em uma localidade rural, a partir dos casos de desempenho escolar das crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para isso, buscou-se: a) investigar as dinâmicas familiares, a rede de relacionamentos e os modos de acompanhamento familiar da escolarização e sua relação com o “sucesso” ou “fracasso” escolar das crianças pesquisadas; b) identificar e analisar as representações das famílias e dos professores, bem como as expectativas sobre o futuro escolar dos estudantes dessa pesquisa e, c) compreender os aspectos sociais e culturais que caracterizam o meio rural pesquisado e sua relação com os processos de escolarização. Quanto ao percurso metodológico, de natureza qualitativa, foram realizadas a análise documental e entrevistas semiestruturadas com os professores e famílias das crianças selecionadas que frequentavam os anos iniciais do Ensino Fundamental, sendo os dados tratados por meio das técnicas de análise de conteúdo. Selecionamos cinco estudantes com bom desempenho escolar e cinco em situação de baixo desempenho escolar de uma escola localizada em um subdistrito de Mariana-MG, totalizando oito famílias. Além das entrevistas aplicamos questionários com objetivo de caracterização sociodemográfica das famílias. Para a interpretação dos dados consideramos cinco categorias de análise que foram construídas a partir do referencial teórico da pesquisa como também dos dados coletados: a dinâmica familiar, o cotidiano das famílias, a rede de relacionamentos, a vida escolar da prole e o acompanhamento familiar da escolarização e, por fim, as expectativas escolares: sucesso e fracasso na percepção de pais e professores. Os resultados indicam que, embora tenha se confirmado um impacto da distância entre os estilos educativos das famílias rurais e a cultura escolar nos resultados escolares das crianças, assim como nas representações sobre o fracasso e o sucesso escolar construídas pelos professores e pelos familiares, as famílias rurais pesquisadas desenvolvem um conjunto de esforços no quadro da vida escolar dos filhos e se mobilizam, mesmo que em grau e modo diferenciados, para atender às demandas da escola.This research aimed to investigate the educational practices and the school efforts of the families living in a rural location, based on the cases of school performance of children in the Primary Years of Elementary School. For that purpose, it was investigated the family dynamics, the network of relationships and the ways the family accompanied the schooling of the children. Their relationship with "success" or "failure" of the children was also studied; identify and analyze the representations of families and teachers, as well as the expectations about the future of the students in this research; and to understand the social and cultural aspects that characterize the researched rural environment and their relation with the schooling processes. As for the methodological pathway, of a qualitative nature, documentary analysis and semi-structured interviews were made with the teachers and families of the selected children attending Elementary School, and the data obtained was treated using content analysis techniques. We selected five students with good school performance and five with poor performance from a school located in a sub-district of Mariana-MG, totaling eight families. In addition to the interviews, we applied questionnaires in order to characterize them in social and demographic terms. For the interpretation of the data, we consider five categories of analysis that were constructed based on the theoretical reference of the research as well as on the data collected: family dynamics, families' daily life, network of relationships, school life of offspring and family accompaniment of schooling and, at last, school expectations about "success" and "failure" in the perception of parents and teachers. The results indicate that, although an impact of the distance between the educational styles of rural families and the school culture on children's school results has been confirmed, as well as in the representations of "failure" and "success" in school constructed by teachers and families, the rural families surveyed make all kinds of efforts in the school life of their children and mobilize, even in a different degree and manner, to meet the demands of the school.Nogueira, Marlice de Oliveira eNogueira, Marlice de Oliveira eCoutrim, Rosa Maria da ExaltaçãoPortes, Écio AntônioReis, Maglaice Miranda2017-05-26T18:09:00Z2017-05-26T18:09:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfREIS, Maglaice Miranda. A relação família-escola em contexto rural: mobilização familiar em um subdistrito de Mariana-MG. 2017. 170 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2017.http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7813Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 25/05/2017 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2019-11-21T13:11:13Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/7813Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332019-11-21T13:11:13Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv A relação família-escola em contexto rural : mobilização familiar em um subdistrito de Mariana-MG.
title A relação família-escola em contexto rural : mobilização familiar em um subdistrito de Mariana-MG.
spellingShingle A relação família-escola em contexto rural : mobilização familiar em um subdistrito de Mariana-MG.
Reis, Maglaice Miranda
Famílias rurais
Rendimento escolar - sucesso
title_short A relação família-escola em contexto rural : mobilização familiar em um subdistrito de Mariana-MG.
title_full A relação família-escola em contexto rural : mobilização familiar em um subdistrito de Mariana-MG.
title_fullStr A relação família-escola em contexto rural : mobilização familiar em um subdistrito de Mariana-MG.
title_full_unstemmed A relação família-escola em contexto rural : mobilização familiar em um subdistrito de Mariana-MG.
title_sort A relação família-escola em contexto rural : mobilização familiar em um subdistrito de Mariana-MG.
author Reis, Maglaice Miranda
author_facet Reis, Maglaice Miranda
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nogueira, Marlice de Oliveira e
Nogueira, Marlice de Oliveira e
Coutrim, Rosa Maria da Exaltação
Portes, Écio Antônio
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Maglaice Miranda
dc.subject.por.fl_str_mv Famílias rurais
Rendimento escolar - sucesso
topic Famílias rurais
Rendimento escolar - sucesso
description Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-26T18:09:00Z
2017-05-26T18:09:00Z
2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv REIS, Maglaice Miranda. A relação família-escola em contexto rural: mobilização familiar em um subdistrito de Mariana-MG. 2017. 170 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2017.
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7813
identifier_str_mv REIS, Maglaice Miranda. A relação família-escola em contexto rural: mobilização familiar em um subdistrito de Mariana-MG. 2017. 170 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2017.
url http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7813
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002851508551680