Desafios da prática docente universitária na educação a distância.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bosco, Cláudia Starling
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Santos, Marilza de Oliveira, Torisu, Edmilson Minoru
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11390
https://doi.org/10.14295/momento.v27i1.7769
Resumo: O artigo busca compreender a prática pedagógica de professores recém-doutores durante suas primeiras experiências na educação a distância, tendo como foco principal a formação docente no contexto universitário. Buscamos refletir sobre os desafios enfrentados pelos sujeitos investigados analisando suas narrativas escritas após as primeiras experiências na docência na EaD. Os estudos sobre narrativas (auto)biográficas balizam metodologicamente a coleta e análise de dados. Ao revisitarem suas trajetórias de inserção na EaD, os sujeitos têm a oportunidade de construírem e reconstruírem seus saberes sobre a docência no contexto universitário. Sabemos que as tecnologias têm favorecido novas concepções sobre o que é ensinar, foco da Didática. Os resultados apontam a necessidade e a urgência de formação docente no que se refere à educação a distância universitária.
id UFOP_b9cdcb85d944aa47ad6e1e754eda3823
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/11390
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Desafios da prática docente universitária na educação a distância.Challenges of university teaching practice in distance education.EaDPrática pedagógicaFormação docente no Ensino SuperiorTeacher training in Higher EducationPedagogical practiceO artigo busca compreender a prática pedagógica de professores recém-doutores durante suas primeiras experiências na educação a distância, tendo como foco principal a formação docente no contexto universitário. Buscamos refletir sobre os desafios enfrentados pelos sujeitos investigados analisando suas narrativas escritas após as primeiras experiências na docência na EaD. Os estudos sobre narrativas (auto)biográficas balizam metodologicamente a coleta e análise de dados. Ao revisitarem suas trajetórias de inserção na EaD, os sujeitos têm a oportunidade de construírem e reconstruírem seus saberes sobre a docência no contexto universitário. Sabemos que as tecnologias têm favorecido novas concepções sobre o que é ensinar, foco da Didática. Os resultados apontam a necessidade e a urgência de formação docente no que se refere à educação a distância universitária.The present paper aims to understand the pedagogical practice of newly doctoral graduated teachers during their first experiences in distance learning, focusing mainly on teacher training in the university context. We seek to pounder on the challenges faced by the investigated subjects analyzing their written narratives after the first experiences teaching in distance education. Studies on (auto)biography narratives methodologically guide the collection and analysis of data. When revisiting their paths of insertion in distance education, the subjects have the opportunity to build and reconstruct their knowledge about teaching in the university context. We do know that technologies have favored new conceptions of what it is to teach, which is what Didactics is focused on. The results point out the necessity and urgency for teacher training regarding university distance education2019-06-03T16:10:47Z2019-06-03T16:10:47Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBOSCO, C. S.; SANTOS, M. de O.; TORISU, E. M. Desafios da prática docente universitária na educação a distância. Momento: diálogos em educação, v. 27, n. 1, p. 208-225, jan./abril. 2018. Disponível em: <https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7769>. Acesso em: 19 mar. 2019.2316-3100http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11390https://doi.org/10.14295/momento.v27i1.7769A Revista Momento - Diálogos em Educação permite cópia e distribuição dos artigos para fins não comerciais. Fonte: Diadorim <http://diadorim.ibict.br/handle/1/221>.Acesso em: 27 mar. 2019. .info:eu-repo/semantics/openAccessBosco, Cláudia StarlingSantos, Marilza de OliveiraTorisu, Edmilson Minoruporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2019-06-03T16:10:47Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/11390Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332019-06-03T16:10:47Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Desafios da prática docente universitária na educação a distância.
Challenges of university teaching practice in distance education.
title Desafios da prática docente universitária na educação a distância.
spellingShingle Desafios da prática docente universitária na educação a distância.
Bosco, Cláudia Starling
EaD
Prática pedagógica
Formação docente no Ensino Superior
Teacher training in Higher Education
Pedagogical practice
title_short Desafios da prática docente universitária na educação a distância.
title_full Desafios da prática docente universitária na educação a distância.
title_fullStr Desafios da prática docente universitária na educação a distância.
title_full_unstemmed Desafios da prática docente universitária na educação a distância.
title_sort Desafios da prática docente universitária na educação a distância.
author Bosco, Cláudia Starling
author_facet Bosco, Cláudia Starling
Santos, Marilza de Oliveira
Torisu, Edmilson Minoru
author_role author
author2 Santos, Marilza de Oliveira
Torisu, Edmilson Minoru
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bosco, Cláudia Starling
Santos, Marilza de Oliveira
Torisu, Edmilson Minoru
dc.subject.por.fl_str_mv EaD
Prática pedagógica
Formação docente no Ensino Superior
Teacher training in Higher Education
Pedagogical practice
topic EaD
Prática pedagógica
Formação docente no Ensino Superior
Teacher training in Higher Education
Pedagogical practice
description O artigo busca compreender a prática pedagógica de professores recém-doutores durante suas primeiras experiências na educação a distância, tendo como foco principal a formação docente no contexto universitário. Buscamos refletir sobre os desafios enfrentados pelos sujeitos investigados analisando suas narrativas escritas após as primeiras experiências na docência na EaD. Os estudos sobre narrativas (auto)biográficas balizam metodologicamente a coleta e análise de dados. Ao revisitarem suas trajetórias de inserção na EaD, os sujeitos têm a oportunidade de construírem e reconstruírem seus saberes sobre a docência no contexto universitário. Sabemos que as tecnologias têm favorecido novas concepções sobre o que é ensinar, foco da Didática. Os resultados apontam a necessidade e a urgência de formação docente no que se refere à educação a distância universitária.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-06-03T16:10:47Z
2019-06-03T16:10:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BOSCO, C. S.; SANTOS, M. de O.; TORISU, E. M. Desafios da prática docente universitária na educação a distância. Momento: diálogos em educação, v. 27, n. 1, p. 208-225, jan./abril. 2018. Disponível em: <https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7769>. Acesso em: 19 mar. 2019.
2316-3100
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11390
https://doi.org/10.14295/momento.v27i1.7769
identifier_str_mv BOSCO, C. S.; SANTOS, M. de O.; TORISU, E. M. Desafios da prática docente universitária na educação a distância. Momento: diálogos em educação, v. 27, n. 1, p. 208-225, jan./abril. 2018. Disponível em: <https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7769>. Acesso em: 19 mar. 2019.
2316-3100
url http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11390
https://doi.org/10.14295/momento.v27i1.7769
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002806266691584