Querido Einstein : a divulgação científica nas correspondências do cientista às crianças.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Joyce Loraine Lopes
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Almeida, Sheila Alves de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18786
https://doi.org/10.26843/rencima.v15n1a13
Resumo: Einstein é um dos nomes de maior impacto no campo científico. Além disso, o físico se correspondia com crianças de diversas partes do mundo. Os documentos pertinentes podem ser consultados no livro Querido profesor Einstein: correspondencia entre Albert Einstein y los niños, que é precisamente o corpus desta investigação. Focando na temática científica, o objetivo central da pesquisa consiste em analisar as estratégias discursivas textuais empregadas pelo cientista para divulgar ciência às crianças, bem como identificar os elementos característicos do gênero de divulgação científica direcionado a esse público, presentes nas cartas. Nas cartas de Einstein, destaca-se o discurso didático, aspectos como a dimensão lúdica, o humor, a transgressão e a interpelação, com um uso de palavras que aproximam o público presumido dos conteúdos científicos. A existência das cartas de Einstein segue como um raro exemplo de um contato de um cientista renomado que se propõe a dialogar com as crianças.
id UFOP_bdd5b4cefb828fac1b657f134eb74f03
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/18786
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Querido Einstein : a divulgação científica nas correspondências do cientista às crianças.Dear Einstein : scientific disclosure in the scientist's correspondences to children.EinsteinDialogiaDivulgação científica para criançasEinstein é um dos nomes de maior impacto no campo científico. Além disso, o físico se correspondia com crianças de diversas partes do mundo. Os documentos pertinentes podem ser consultados no livro Querido profesor Einstein: correspondencia entre Albert Einstein y los niños, que é precisamente o corpus desta investigação. Focando na temática científica, o objetivo central da pesquisa consiste em analisar as estratégias discursivas textuais empregadas pelo cientista para divulgar ciência às crianças, bem como identificar os elementos característicos do gênero de divulgação científica direcionado a esse público, presentes nas cartas. Nas cartas de Einstein, destaca-se o discurso didático, aspectos como a dimensão lúdica, o humor, a transgressão e a interpelação, com um uso de palavras que aproximam o público presumido dos conteúdos científicos. A existência das cartas de Einstein segue como um raro exemplo de um contato de um cientista renomado que se propõe a dialogar com as crianças.Einstein is one of the names with the greatest impact in the scientific field. Furthermore, the physicist corresponded with children from different parts of the world. The documents can be consulted in the book “Dear professor Einstein: correspondence between Albert Einstein and children”, which is precisely the corpus of this investigation. Focusing on the scientific theme, the central objective of the research is to analyze the textual discursive strategies used by the scientist to disseminate science to children and the aspects of the science communication genre for children are present in the letters. The didactic discourse, aspects such as the playful dimension, humor, transgression and interpellation, with a use of words that bring the presumed public closer to scientific content, stand out in Einstein's letters. The existence of Einstein's letters remains a rare example of contact from a renowned scientist who proposes to dialogue with children.2024-10-04T20:35:54Z2024-10-04T20:35:54Z2024info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/pdfCUNHA, J. L. L.; ALMEIDA, S. A. de. Querido Einstein: a divulgação científica nas correspondências do cientista às crianças. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), São Paulo, v. 15, n. 1, jan./mar. 2024. Disponível em: <https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/4651>. Acesso em: 15 ago. 2024.2179-426Xhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18786https://doi.org/10.26843/rencima.v15n1a13Este artigo está sob os termos da Licença Creative Commons-Atribuição 4.0 Internacional. Fonte: PDF do artigo.info:eu-repo/semantics/openAccessCunha, Joyce Loraine LopesAlmeida, Sheila Alves deporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2024-10-04T20:35:58Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/18786Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332024-10-04T20:35:58Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Querido Einstein : a divulgação científica nas correspondências do cientista às crianças.
Dear Einstein : scientific disclosure in the scientist's correspondences to children.
title Querido Einstein : a divulgação científica nas correspondências do cientista às crianças.
spellingShingle Querido Einstein : a divulgação científica nas correspondências do cientista às crianças.
Cunha, Joyce Loraine Lopes
Einstein
Dialogia
Divulgação científica para crianças
title_short Querido Einstein : a divulgação científica nas correspondências do cientista às crianças.
title_full Querido Einstein : a divulgação científica nas correspondências do cientista às crianças.
title_fullStr Querido Einstein : a divulgação científica nas correspondências do cientista às crianças.
title_full_unstemmed Querido Einstein : a divulgação científica nas correspondências do cientista às crianças.
title_sort Querido Einstein : a divulgação científica nas correspondências do cientista às crianças.
author Cunha, Joyce Loraine Lopes
author_facet Cunha, Joyce Loraine Lopes
Almeida, Sheila Alves de
author_role author
author2 Almeida, Sheila Alves de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Joyce Loraine Lopes
Almeida, Sheila Alves de
dc.subject.por.fl_str_mv Einstein
Dialogia
Divulgação científica para crianças
topic Einstein
Dialogia
Divulgação científica para crianças
description Einstein é um dos nomes de maior impacto no campo científico. Além disso, o físico se correspondia com crianças de diversas partes do mundo. Os documentos pertinentes podem ser consultados no livro Querido profesor Einstein: correspondencia entre Albert Einstein y los niños, que é precisamente o corpus desta investigação. Focando na temática científica, o objetivo central da pesquisa consiste em analisar as estratégias discursivas textuais empregadas pelo cientista para divulgar ciência às crianças, bem como identificar os elementos característicos do gênero de divulgação científica direcionado a esse público, presentes nas cartas. Nas cartas de Einstein, destaca-se o discurso didático, aspectos como a dimensão lúdica, o humor, a transgressão e a interpelação, com um uso de palavras que aproximam o público presumido dos conteúdos científicos. A existência das cartas de Einstein segue como um raro exemplo de um contato de um cientista renomado que se propõe a dialogar com as crianças.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-10-04T20:35:54Z
2024-10-04T20:35:54Z
2024
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CUNHA, J. L. L.; ALMEIDA, S. A. de. Querido Einstein: a divulgação científica nas correspondências do cientista às crianças. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), São Paulo, v. 15, n. 1, jan./mar. 2024. Disponível em: <https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/4651>. Acesso em: 15 ago. 2024.
2179-426X
https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18786
https://doi.org/10.26843/rencima.v15n1a13
identifier_str_mv CUNHA, J. L. L.; ALMEIDA, S. A. de. Querido Einstein: a divulgação científica nas correspondências do cientista às crianças. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), São Paulo, v. 15, n. 1, jan./mar. 2024. Disponível em: <https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/4651>. Acesso em: 15 ago. 2024.
2179-426X
url https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18786
https://doi.org/10.26843/rencima.v15n1a13
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002803320193024