Formação continuada de professores em tempos de pandemia : contribuições da neurociência para a educação.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFOP |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14364 |
Resumo: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto. |
id |
UFOP_c5ad965448d5cca83ef6777697dd8226 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufop.br:123456789/14364 |
network_acronym_str |
UFOP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFOP |
repository_id_str |
3233 |
spelling |
Formação continuada de professores em tempos de pandemia : contribuições da neurociência para a educação.Formação continuada de professoresNeurociênciasEducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.A necessidade de formação continuada de professores é uma questão emergente, apresentada como uma das metas a serem cumpridas do Plano Nacional de Educação vigente. Uma das áreas de pesquisa educacional que pode contribuir para os processos de capacitação de docentes é a neurociência. As pesquisas da neurociência na educação atuam de forma a auxiliar o educador a compreender o funcionamento do cérebro, e, portanto, como seus alunos aprendem. Logo, a junção de neurociências na educação pode trazer ganhos significativos para os professores. Neste sentido, o presente trabalho se caracteriza como uma pesquisa qualitativa de natureza participante sobre a formação continuada de professores em neurociências para a educação no contexto da pandemia da COVID-19. A pesquisa teve como objetivo geral: descrever e analisar as percepções dos professores de Nova Era, Minas Gerais, participantes do Curso Multiplicadores do Universidade das Crianças, sobre como o estudo das neurociências para a educação pode contribuir para a prática docente. O curso iniciou em setembro de 2020 e seu término ocorreu em abril de 2021. Ao todo foram desenvolvidas 16 aulas gratuitas no decorrer de 6 meses, sendo cada aula disponibilizada quinzenalmente em uma plataforma online. Como instrumento de constituição de dados foram utilizados questionários, que foram analisados utilizando- se do método de Análise de Conteúdo de Bardin. Os estudos sobre neurociências e educação oferecidos ao longo do curso, levaram os docentes a refletir sobre a sua aplicação prática no ensino aprendizagem dos seus alunos, e em situações cotidianas. Com efeito, ao final dessa análise, os resultados obtidos permitiram inferir que a neurociência se manifesta no cotidiano profissional e pessoal dos professores. Entretanto, nota-se que muitos professores gostariam de ter se dedicado mais aos estudos relacionados ao curso, e que o excesso de tarefas decorrentes da pandemia e fatores externos acabaram por prejudicar a sua dedicação à formação. Ainda que a formação continuada em tempos de pandemia seja um desafio para a rotina docente, observou-se que a grande maioria dos professores conseguiu concluir o curso com êxito e relatou um bom estado de saúde mental. A partir do desenvolvimento do Curso Multiplicadores, foi elaborado um e-book como material didático e instrucional para a consulta de professores que buscam compreender sobre a neurociência e educação.The need for continuing teacher education is an emerging issue, presented as one of the goals to be met in the current National Education Plan. One of the areas of research that can contribute to teacher training processes is neuroscience. Neuroscience research in education help educators understand how the brain works, and accordingly, how their students learn. Therefore, the joining of neurosciences in education can bring significant gains for teachers. In this sense, this research is characterized as qualitative research of a participatory nature, on the continuing education of teachers in neuroscience for education, in the context of the COVID-19 pandemic. The research aimed to describe and analyze the perceptions of teachers from Nova Era, Minas Gerais, participants of the Curso Multiplicadores at the Children's University program, about how the study of neurosciences for education can contribute to teaching practice. The course began in September 2020 and ended in April 2021. Altogether 16 classes were developed over 6 months, each class being available fortnightly on an online platform. As an instrument of data constitution, questionnaires were used, which were analyzed using Bardin's Content Analysis method. The studies on neurosciences and education offered throughout the course led teachers to reflect on their practical application in teaching and learning for their students, and in everyday situations. Indeed, at the end of this analysis, the results obtained allowed us to infer that neuroscience is manifested in the professional and personal daily life of teachers. However, it is noted that many professors would have liked to have dedicated themselves more to studies related to the course, and that the excess of tasks resulting from the pandemic and external factors ended up hindering their dedication. Although continuing education in times of pandemic is a challenge for the teaching routine, it was observed that the vast majority of teachers managed to complete the course successfully and reported a good state of mental health. From the development of the Multipliers Course, an e-book was created as didactic and instructional material for the consultation of teachers who seek to understand about neuroscience and education.Cruz, Luciana Hoffert CastroBortoletto, AdrianaSilva, Fábio Augusto Rodrigues eCruz, Luciana Hoffert Castroluhoffert@ufop.edu.brGomes, Larissa Layane2022-01-20T19:07:08Z2022-01-20T19:07:08Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfGOMES, Larissa Layane. Formação continuada de professores em tempos de pandemia: contribuições da Neurociência para a Educação. 2021. 115 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2021.http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14364http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/us/Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pela autora em 13/01/2022 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados a autora e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2024-11-11T07:03:58Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/14364Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332024-11-11T07:03:58Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação continuada de professores em tempos de pandemia : contribuições da neurociência para a educação. |
title |
Formação continuada de professores em tempos de pandemia : contribuições da neurociência para a educação. |
spellingShingle |
Formação continuada de professores em tempos de pandemia : contribuições da neurociência para a educação. Gomes, Larissa Layane Formação continuada de professores Neurociências Educação |
title_short |
Formação continuada de professores em tempos de pandemia : contribuições da neurociência para a educação. |
title_full |
Formação continuada de professores em tempos de pandemia : contribuições da neurociência para a educação. |
title_fullStr |
Formação continuada de professores em tempos de pandemia : contribuições da neurociência para a educação. |
title_full_unstemmed |
Formação continuada de professores em tempos de pandemia : contribuições da neurociência para a educação. |
title_sort |
Formação continuada de professores em tempos de pandemia : contribuições da neurociência para a educação. |
author |
Gomes, Larissa Layane |
author_facet |
Gomes, Larissa Layane |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cruz, Luciana Hoffert Castro Bortoletto, Adriana Silva, Fábio Augusto Rodrigues e Cruz, Luciana Hoffert Castro luhoffert@ufop.edu.br |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Larissa Layane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação continuada de professores Neurociências Educação |
topic |
Formação continuada de professores Neurociências Educação |
description |
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2022-01-20T19:07:08Z 2022-01-20T19:07:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
GOMES, Larissa Layane. Formação continuada de professores em tempos de pandemia: contribuições da Neurociência para a Educação. 2021. 115 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2021. http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14364 |
identifier_str_mv |
GOMES, Larissa Layane. Formação continuada de professores em tempos de pandemia: contribuições da Neurociência para a Educação. 2021. 115 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2021. |
url |
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14364 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/us/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/us/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFOP instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) instacron:UFOP |
instname_str |
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
instacron_str |
UFOP |
institution |
UFOP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFOP |
collection |
Repositório Institucional da UFOP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufop.edu.br |
_version_ |
1823329483813289984 |