Os coordenadores de área do PIBID : percepções sobre o ser professor formador.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Célia Maria Fernandes
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Sales, Fernanda Karine Moura Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14661
https://doi.org/10.5747/ch.2020.v17.h477
Resumo: A formação de professores é uma temática que permeia o campo de estudos na área da educação, bem como as políticas educacionais. Dentre as políticas, ressaltamos o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) que consiste em uma ação indutiva na formação de professores objetivando valorizar e melhorar a formação docente. O programa é desenvolvido em parceria com universidades e escolas de educação básica e envolve licenciandos, supervisores (professores da educação básica), coordenadores de área e professores que atuam na coordenação institucional e na gestão dos processos educacionais (professores do ensino superior). Esse artigo faz parte de uma pesquisa qualitativa que buscou investigar a relação entre a formação e a prática docente na percepção dos coordenadores de área do PIBID/Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Neste artigo, apresentamos a análise dos dados coletados, por meio de questionários e entrevistas, referentes à categoria: “O que é ser professor e formador de professores”. Dentre as percepções foi possível identificar que os coordenadores de área do PIBID/UFOP estão em formação permanente e o PIBID foi uma possibilidade de aproximação com a escola pública de educação básica. O estudo permitiu-nos concluir ainda que há uma reciprocidade formativa entre os participantes, onde além de formarem também são formados. Os coordenadores de área reforçaram a concepção do conhecimento e do tato pedagógico alinhados à indissociação da teoria e da prática, o trabalho do formador pautado no diálogo, no compromisso com a educação pública, a formação de professores, com o ensino e aprendizagem e com a constante reavaliação de sua própria prática.
id UFOP_c7b3d586f1659f7b23984923667380b5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/14661
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Os coordenadores de área do PIBID : percepções sobre o ser professor formador.PIBID area coordinators : perceptions about the training teacher.Formação de professoresTeacher trainingA formação de professores é uma temática que permeia o campo de estudos na área da educação, bem como as políticas educacionais. Dentre as políticas, ressaltamos o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) que consiste em uma ação indutiva na formação de professores objetivando valorizar e melhorar a formação docente. O programa é desenvolvido em parceria com universidades e escolas de educação básica e envolve licenciandos, supervisores (professores da educação básica), coordenadores de área e professores que atuam na coordenação institucional e na gestão dos processos educacionais (professores do ensino superior). Esse artigo faz parte de uma pesquisa qualitativa que buscou investigar a relação entre a formação e a prática docente na percepção dos coordenadores de área do PIBID/Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Neste artigo, apresentamos a análise dos dados coletados, por meio de questionários e entrevistas, referentes à categoria: “O que é ser professor e formador de professores”. Dentre as percepções foi possível identificar que os coordenadores de área do PIBID/UFOP estão em formação permanente e o PIBID foi uma possibilidade de aproximação com a escola pública de educação básica. O estudo permitiu-nos concluir ainda que há uma reciprocidade formativa entre os participantes, onde além de formarem também são formados. Os coordenadores de área reforçaram a concepção do conhecimento e do tato pedagógico alinhados à indissociação da teoria e da prática, o trabalho do formador pautado no diálogo, no compromisso com a educação pública, a formação de professores, com o ensino e aprendizagem e com a constante reavaliação de sua própria prática.Teacher training is a theme that permeates the field of studies in the field of education, as well as educational policies. Among the policies, we highlight the Institutional Teaching Initiation Scholarship Program (PIBID), which consists of an inductive action in the training of teachers aiming to value and improve teacher training. The program is developed in partnership with Universities and Basic Education Schools and involves graduates, supervisors (basic education teachers), area coordinators and teachers who work in institutional coordination and in the management of educational processes (higher education teachers). This article is part of a qualitative research that sought to investigate the relationship between training and teaching practice in the perception of the area coordinators of PIBID / Federal University of Ouro Preto (UFOP). In this article, we will present the analysis of the data collected, through questionnaires and interviews, referring to the category: “What it is to be a teacher and teacher trainer”. Among the perceptions, it was possible to identify that the PIBID / UFOP area coordinators are in permanent training and the PIBID was a possibility of approaching the public school of basic education. The study allowed us to conclude that there is a formative reciprocity among the participants, which as they form. The area coordinators reinforced the conception of knowledge and pedagogical tact in line with the inseparation of theory and practice, the work of the trainer based on dialogue, commitment to public education, teacher training, teaching and learning and the constant reassessment of its own practice.2022-03-10T17:55:54Z2022-03-10T17:55:54Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfNUNES, C. M. F.; SALES, F. K. M. S. Os coordenadores de área do PIBID: percepções sobre o ser professor formador. Colloquium Humanarum, Presidente Prudente, v. 17, p. 188-202, jan./dez. 2020. Disponível em: <https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/3673/3120>. Acesso em: 25 ago. 2021.1809-8207http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14661https://doi.org/10.5747/ch.2020.v17.h477O periódico Colloquium Humanarum permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/238>. Acesso em: 21 ago. 2020.info:eu-repo/semantics/openAccessNunes, Célia Maria FernandesSales, Fernanda Karine Moura Silvaporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2022-03-10T17:56:08Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/14661Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332022-03-10T17:56:08Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Os coordenadores de área do PIBID : percepções sobre o ser professor formador.
PIBID area coordinators : perceptions about the training teacher.
title Os coordenadores de área do PIBID : percepções sobre o ser professor formador.
spellingShingle Os coordenadores de área do PIBID : percepções sobre o ser professor formador.
Nunes, Célia Maria Fernandes
Formação de professores
Teacher training
title_short Os coordenadores de área do PIBID : percepções sobre o ser professor formador.
title_full Os coordenadores de área do PIBID : percepções sobre o ser professor formador.
title_fullStr Os coordenadores de área do PIBID : percepções sobre o ser professor formador.
title_full_unstemmed Os coordenadores de área do PIBID : percepções sobre o ser professor formador.
title_sort Os coordenadores de área do PIBID : percepções sobre o ser professor formador.
author Nunes, Célia Maria Fernandes
author_facet Nunes, Célia Maria Fernandes
Sales, Fernanda Karine Moura Silva
author_role author
author2 Sales, Fernanda Karine Moura Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Célia Maria Fernandes
Sales, Fernanda Karine Moura Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Teacher training
topic Formação de professores
Teacher training
description A formação de professores é uma temática que permeia o campo de estudos na área da educação, bem como as políticas educacionais. Dentre as políticas, ressaltamos o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) que consiste em uma ação indutiva na formação de professores objetivando valorizar e melhorar a formação docente. O programa é desenvolvido em parceria com universidades e escolas de educação básica e envolve licenciandos, supervisores (professores da educação básica), coordenadores de área e professores que atuam na coordenação institucional e na gestão dos processos educacionais (professores do ensino superior). Esse artigo faz parte de uma pesquisa qualitativa que buscou investigar a relação entre a formação e a prática docente na percepção dos coordenadores de área do PIBID/Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Neste artigo, apresentamos a análise dos dados coletados, por meio de questionários e entrevistas, referentes à categoria: “O que é ser professor e formador de professores”. Dentre as percepções foi possível identificar que os coordenadores de área do PIBID/UFOP estão em formação permanente e o PIBID foi uma possibilidade de aproximação com a escola pública de educação básica. O estudo permitiu-nos concluir ainda que há uma reciprocidade formativa entre os participantes, onde além de formarem também são formados. Os coordenadores de área reforçaram a concepção do conhecimento e do tato pedagógico alinhados à indissociação da teoria e da prática, o trabalho do formador pautado no diálogo, no compromisso com a educação pública, a formação de professores, com o ensino e aprendizagem e com a constante reavaliação de sua própria prática.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2022-03-10T17:55:54Z
2022-03-10T17:55:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NUNES, C. M. F.; SALES, F. K. M. S. Os coordenadores de área do PIBID: percepções sobre o ser professor formador. Colloquium Humanarum, Presidente Prudente, v. 17, p. 188-202, jan./dez. 2020. Disponível em: <https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/3673/3120>. Acesso em: 25 ago. 2021.
1809-8207
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14661
https://doi.org/10.5747/ch.2020.v17.h477
identifier_str_mv NUNES, C. M. F.; SALES, F. K. M. S. Os coordenadores de área do PIBID: percepções sobre o ser professor formador. Colloquium Humanarum, Presidente Prudente, v. 17, p. 188-202, jan./dez. 2020. Disponível em: <https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/3673/3120>. Acesso em: 25 ago. 2021.
1809-8207
url http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14661
https://doi.org/10.5747/ch.2020.v17.h477
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002843867578368