Diálogos, reflexão e educação em saúde : um relato de experiência.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Eloisa Helena de
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Cabral, Gabriella Fagundes Carvalho, Rocha, Daniela Fonseca Abdo, Silva, Paula de Almeida, Figueiredo, Thales Marcelino, Machado, Ísis Eloah, Aragão, Carolina Morelli Campos, Silva, Inacio Andrade
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17777
https://doi.org/10.55905/revconv.16n.2-009
Resumo: Introdução: A adolescência abarca uma série de mudanças, construção de valores e questionamentos, além de período singular na vida de um indivíduo. Assim, torna-se imprescindível a travessia por esse período de forma mais tranquila possível. A escola e a universidade pública são agentes fundamentais no auxílio às demandas desse grupo. Assim, foi implementado o projeto “Diálogos, reflexão e educação em saúde: ações sobre sexualidade, gênero e convivência baseadas no protagonismo de adolescentes e jovens do ensino médio de Ouro Preto”. Metodologia: Para a identificação das demandas dos jovens da escola, foram analisados os resultados do questionário aplicado aos participantes. Foram propostas cinco oficinas com os temas “sexualidade e gênero”, “saúde sexual e reprodutiva”, “identidade racial”, “saúde mental”, ”uso de álcool e outras drogas” e “abuso sexual”. Resultados e discussão: O desenvolvimento do projeto proporcionou a experiência de inserção na comunidade e do compartilhamento de saberes. Como método de análise da efetividade das ações propostas, foi realizado um grupo focal para que os adolescentes abordassem os pontos positivos, pontos de melhoria e expectativas sobre ações futuras do projeto. Conclusão: O trabalho proposto promoveu o engajamento e o envolvimento dos adolescentes participantes sobre assuntos de relevância e que possam contribuir de forma positiva com a vivência da adolescência e a redução das vulnerabilidades as quais estão expostos. Contribuiu também para a formação profissional e pessoal dos extensionistas envolvidos, fortalecendo a tríade ensino, pesquisa e extensão e a formação cidadã.
id UFOP_ca011d3faa90e8a3520bc0af05d866d0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/17777
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Diálogos, reflexão e educação em saúde : um relato de experiência.Dialogues, reflection and education in health : an experience report.AdolescenceHealth educationSex educationEarly interventionsWorkshopsIntrodução: A adolescência abarca uma série de mudanças, construção de valores e questionamentos, além de período singular na vida de um indivíduo. Assim, torna-se imprescindível a travessia por esse período de forma mais tranquila possível. A escola e a universidade pública são agentes fundamentais no auxílio às demandas desse grupo. Assim, foi implementado o projeto “Diálogos, reflexão e educação em saúde: ações sobre sexualidade, gênero e convivência baseadas no protagonismo de adolescentes e jovens do ensino médio de Ouro Preto”. Metodologia: Para a identificação das demandas dos jovens da escola, foram analisados os resultados do questionário aplicado aos participantes. Foram propostas cinco oficinas com os temas “sexualidade e gênero”, “saúde sexual e reprodutiva”, “identidade racial”, “saúde mental”, ”uso de álcool e outras drogas” e “abuso sexual”. Resultados e discussão: O desenvolvimento do projeto proporcionou a experiência de inserção na comunidade e do compartilhamento de saberes. Como método de análise da efetividade das ações propostas, foi realizado um grupo focal para que os adolescentes abordassem os pontos positivos, pontos de melhoria e expectativas sobre ações futuras do projeto. Conclusão: O trabalho proposto promoveu o engajamento e o envolvimento dos adolescentes participantes sobre assuntos de relevância e que possam contribuir de forma positiva com a vivência da adolescência e a redução das vulnerabilidades as quais estão expostos. Contribuiu também para a formação profissional e pessoal dos extensionistas envolvidos, fortalecendo a tríade ensino, pesquisa e extensão e a formação cidadã.Introduction: Adolescence encompasses a series of changes, construction of values and questionings, besides being a singular period in the life of an individual. Thus, it is essential to go through this period as smoothly as possible. The school and the public university are fundamental agents in helping the demands of this group. Thus, the project "Dialogues, reflection and health education: actions on sexuality, gender and coexistence based on the protagonism of adolescents and young people from Ouro Preto high school" was implemented. Methodology: To identify the demands of the school's youth, the results of the questionnaire applied to the participants were analyzed. Five workshops were proposed with the themes "sexuality and gender", "sexual and reproductive health", "racial identity", "mental health", "use of alcohol and other drugs", and "sexual abuse". Results and discussion: The development of the projectprovided the experience of insertion in the community and of knowledge sharing. As a method of analyzing the effectiveness of the proposed actions, a focus group was held for the adolescents to address the positive points, points for improvement, and expectations about future actions of the project. Conclusion: The proposed work promoted the engagement and involvement of adolescent participants in relevant issues that can contribute positively to the experience of adolescence and the reduction of vulnerabilities to which they are exposed. It also contributed to the professional and personal formation of the extensionists involved, strengthening the triad teaching, research and extension, and the formation of citizenship.2023-11-16T18:59:57Z2023-11-16T18:59:57Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfLIMA, E. H. de. et al. Diálogos, reflexão e educação em saúde : um relato de experiência. Contribuciones a las Ciencias Sociales, v. 16, n. 2, p. 592-610, 2023. Disponível em: <https://ojs.revistacontribuciones.com/ojs/index.php/clcs/article/view/380>. Acesso em: 01 ago. 2023.1988-7833http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17777https://doi.org/10.55905/revconv.16n.2-009Os trabalhos publicados no periódico Contribuciones a las Ciencias Sociales estão sob uma licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. Fonte: Contribuciones a las Ciencias Sociales <https://www.eumed.net/rev/cccss/presentacion.html>. Acesso em: 25 maio 2022.info:eu-repo/semantics/openAccessLima, Eloisa Helena deCabral, Gabriella Fagundes CarvalhoRocha, Daniela Fonseca AbdoSilva, Paula de AlmeidaFigueiredo, Thales MarcelinoMachado, Ísis EloahAragão, Carolina Morelli CamposSilva, Inacio Andradeporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2023-11-16T19:00:07Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/17777Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332023-11-16T19:00:07Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Diálogos, reflexão e educação em saúde : um relato de experiência.
Dialogues, reflection and education in health : an experience report.
title Diálogos, reflexão e educação em saúde : um relato de experiência.
spellingShingle Diálogos, reflexão e educação em saúde : um relato de experiência.
Lima, Eloisa Helena de
Adolescence
Health education
Sex education
Early interventions
Workshops
title_short Diálogos, reflexão e educação em saúde : um relato de experiência.
title_full Diálogos, reflexão e educação em saúde : um relato de experiência.
title_fullStr Diálogos, reflexão e educação em saúde : um relato de experiência.
title_full_unstemmed Diálogos, reflexão e educação em saúde : um relato de experiência.
title_sort Diálogos, reflexão e educação em saúde : um relato de experiência.
author Lima, Eloisa Helena de
author_facet Lima, Eloisa Helena de
Cabral, Gabriella Fagundes Carvalho
Rocha, Daniela Fonseca Abdo
Silva, Paula de Almeida
Figueiredo, Thales Marcelino
Machado, Ísis Eloah
Aragão, Carolina Morelli Campos
Silva, Inacio Andrade
author_role author
author2 Cabral, Gabriella Fagundes Carvalho
Rocha, Daniela Fonseca Abdo
Silva, Paula de Almeida
Figueiredo, Thales Marcelino
Machado, Ísis Eloah
Aragão, Carolina Morelli Campos
Silva, Inacio Andrade
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Eloisa Helena de
Cabral, Gabriella Fagundes Carvalho
Rocha, Daniela Fonseca Abdo
Silva, Paula de Almeida
Figueiredo, Thales Marcelino
Machado, Ísis Eloah
Aragão, Carolina Morelli Campos
Silva, Inacio Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Adolescence
Health education
Sex education
Early interventions
Workshops
topic Adolescence
Health education
Sex education
Early interventions
Workshops
description Introdução: A adolescência abarca uma série de mudanças, construção de valores e questionamentos, além de período singular na vida de um indivíduo. Assim, torna-se imprescindível a travessia por esse período de forma mais tranquila possível. A escola e a universidade pública são agentes fundamentais no auxílio às demandas desse grupo. Assim, foi implementado o projeto “Diálogos, reflexão e educação em saúde: ações sobre sexualidade, gênero e convivência baseadas no protagonismo de adolescentes e jovens do ensino médio de Ouro Preto”. Metodologia: Para a identificação das demandas dos jovens da escola, foram analisados os resultados do questionário aplicado aos participantes. Foram propostas cinco oficinas com os temas “sexualidade e gênero”, “saúde sexual e reprodutiva”, “identidade racial”, “saúde mental”, ”uso de álcool e outras drogas” e “abuso sexual”. Resultados e discussão: O desenvolvimento do projeto proporcionou a experiência de inserção na comunidade e do compartilhamento de saberes. Como método de análise da efetividade das ações propostas, foi realizado um grupo focal para que os adolescentes abordassem os pontos positivos, pontos de melhoria e expectativas sobre ações futuras do projeto. Conclusão: O trabalho proposto promoveu o engajamento e o envolvimento dos adolescentes participantes sobre assuntos de relevância e que possam contribuir de forma positiva com a vivência da adolescência e a redução das vulnerabilidades as quais estão expostos. Contribuiu também para a formação profissional e pessoal dos extensionistas envolvidos, fortalecendo a tríade ensino, pesquisa e extensão e a formação cidadã.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-16T18:59:57Z
2023-11-16T18:59:57Z
2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LIMA, E. H. de. et al. Diálogos, reflexão e educação em saúde : um relato de experiência. Contribuciones a las Ciencias Sociales, v. 16, n. 2, p. 592-610, 2023. Disponível em: <https://ojs.revistacontribuciones.com/ojs/index.php/clcs/article/view/380>. Acesso em: 01 ago. 2023.
1988-7833
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17777
https://doi.org/10.55905/revconv.16n.2-009
identifier_str_mv LIMA, E. H. de. et al. Diálogos, reflexão e educação em saúde : um relato de experiência. Contribuciones a las Ciencias Sociales, v. 16, n. 2, p. 592-610, 2023. Disponível em: <https://ojs.revistacontribuciones.com/ojs/index.php/clcs/article/view/380>. Acesso em: 01 ago. 2023.
1988-7833
url http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17777
https://doi.org/10.55905/revconv.16n.2-009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002849766866944