As Tecnologias de Informação e Comunicação TIC na formação de professores em educação sexual: o caso das E-Oficinas na I COES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rossi, Célia Regina [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Freitas, Dilma Lucy de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/7387
http://hdl.handle.net/11449/124562
Resumo: This article aims to describe how ICT can contribute to the training of teachers on sex education through the lived experience with the implementation of Workshops, which occurred on I COES - I Conference online of sexual education. This Conference was organized by the University of Lisbon-PT, in partnership with UNESP, SP and SC-UDESC. I COES involved education professionals, who work directly in the school to discuss and exchange their experiences related to sexuality education and related fields, through an online space. The research on teacher formation, initial and continuing on sexuality, sex education, gender and sexual diversity, have demonstrated the need to promote and encourage teachers from all areas, to adopt an intentional and emancipatory, their role as sexual educators . Through web conferencing tool Cisco System, I COES was enable the interaction and questioning of ninety five teachers from various parts of Brazil and Portugal, providing opportunities for rich moments of dialogue and reflection on the issues already mentioned, referring to the brazilian and portuguese realities.
id UNSP_6db1d5f53642dc9f56b9e134d65953e4
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/124562
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling As Tecnologias de Informação e Comunicação TIC na formação de professores em educação sexual: o caso das E-Oficinas na I COESSex EducationICTContinuing EducationWorkshopsEducação SexualRelações de GêneroTICFormaçãoThis article aims to describe how ICT can contribute to the training of teachers on sex education through the lived experience with the implementation of Workshops, which occurred on I COES - I Conference online of sexual education. This Conference was organized by the University of Lisbon-PT, in partnership with UNESP, SP and SC-UDESC. I COES involved education professionals, who work directly in the school to discuss and exchange their experiences related to sexuality education and related fields, through an online space. The research on teacher formation, initial and continuing on sexuality, sex education, gender and sexual diversity, have demonstrated the need to promote and encourage teachers from all areas, to adopt an intentional and emancipatory, their role as sexual educators . Through web conferencing tool Cisco System, I COES was enable the interaction and questioning of ninety five teachers from various parts of Brazil and Portugal, providing opportunities for rich moments of dialogue and reflection on the issues already mentioned, referring to the brazilian and portuguese realities.Este artigo tem por objetivo relatar como as Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC, podem contribuir para a formação de professores(as) em educação sexual, através da experiência vivenciada com a realização das e-oficinas, que aconteceram na I Conferência on line de Educação Sexual - I COES. Essa Conferência foi organizada pela Universidade de Lisboa-PT, em parceria com a UNESP- SP e a UDESC-SC. A I COES envolveu os(as) profissionais da educação, que atuam diretamente na escola, para discutirem e trocarem as suas experiências relacionadas com a educação sexual e áreas afins, através de um espaço on line. As pesquisas na área de formação inicial e continuada de professores(as) em sexualidade, educação sexual, relações de gênero e diversidade sexual têm demonstrado a necessidade de se promover e estimular os(as) professores(as) de todas as áreas a assumirem, de forma intencional e emancipatória, o seu papel de educadores(as) sexuais. Através da ferramenta de webconferência Cisco System, a I COES possibilitou a interação de noventa e cinco professores provenientes de variados pontos do Brasil e de Portugal, oportunizando ricos momentos de diálogos, problematizações e reflexões sobre as temáticas já mencionadas, referentes às realidades brasileira e portuguesa.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Educação, Instituto de Biociências de Rio Claro, Rio Claro, Av. 24 A, 1515, Bela Vista, CEP 13506900, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Educação, Instituto de Biociências de Rio Claro, Rio Claro, Av. 24 A, 1515, Bela Vista, CEP 13506900, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade de LisboaRossi, Célia Regina [UNESP]Freitas, Dilma Lucy de2015-07-15T18:27:07Z2015-07-15T18:27:07Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article113-134application/pdfhttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/7387Educação, v. 24, n. 45, p. 113-134, 2014.1981-8106http://hdl.handle.net/11449/124562ISSN1981-8106-2014-24-45-113-134.pdf5048619255003350Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEducaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-10T06:08:58Zoai:repositorio.unesp.br:11449/124562Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-10T06:08:58Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv As Tecnologias de Informação e Comunicação TIC na formação de professores em educação sexual: o caso das E-Oficinas na I COES
title As Tecnologias de Informação e Comunicação TIC na formação de professores em educação sexual: o caso das E-Oficinas na I COES
spellingShingle As Tecnologias de Informação e Comunicação TIC na formação de professores em educação sexual: o caso das E-Oficinas na I COES
Rossi, Célia Regina [UNESP]
Sex Education
ICT
Continuing Education
Workshops
Educação Sexual
Relações de Gênero
TIC
Formação
title_short As Tecnologias de Informação e Comunicação TIC na formação de professores em educação sexual: o caso das E-Oficinas na I COES
title_full As Tecnologias de Informação e Comunicação TIC na formação de professores em educação sexual: o caso das E-Oficinas na I COES
title_fullStr As Tecnologias de Informação e Comunicação TIC na formação de professores em educação sexual: o caso das E-Oficinas na I COES
title_full_unstemmed As Tecnologias de Informação e Comunicação TIC na formação de professores em educação sexual: o caso das E-Oficinas na I COES
title_sort As Tecnologias de Informação e Comunicação TIC na formação de professores em educação sexual: o caso das E-Oficinas na I COES
author Rossi, Célia Regina [UNESP]
author_facet Rossi, Célia Regina [UNESP]
Freitas, Dilma Lucy de
author_role author
author2 Freitas, Dilma Lucy de
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Rossi, Célia Regina [UNESP]
Freitas, Dilma Lucy de
dc.subject.por.fl_str_mv Sex Education
ICT
Continuing Education
Workshops
Educação Sexual
Relações de Gênero
TIC
Formação
topic Sex Education
ICT
Continuing Education
Workshops
Educação Sexual
Relações de Gênero
TIC
Formação
description This article aims to describe how ICT can contribute to the training of teachers on sex education through the lived experience with the implementation of Workshops, which occurred on I COES - I Conference online of sexual education. This Conference was organized by the University of Lisbon-PT, in partnership with UNESP, SP and SC-UDESC. I COES involved education professionals, who work directly in the school to discuss and exchange their experiences related to sexuality education and related fields, through an online space. The research on teacher formation, initial and continuing on sexuality, sex education, gender and sexual diversity, have demonstrated the need to promote and encourage teachers from all areas, to adopt an intentional and emancipatory, their role as sexual educators . Through web conferencing tool Cisco System, I COES was enable the interaction and questioning of ninety five teachers from various parts of Brazil and Portugal, providing opportunities for rich moments of dialogue and reflection on the issues already mentioned, referring to the brazilian and portuguese realities.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2015-07-15T18:27:07Z
2015-07-15T18:27:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/7387
Educação, v. 24, n. 45, p. 113-134, 2014.
1981-8106
http://hdl.handle.net/11449/124562
ISSN1981-8106-2014-24-45-113-134.pdf
5048619255003350
url http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/7387
http://hdl.handle.net/11449/124562
identifier_str_mv Educação, v. 24, n. 45, p. 113-134, 2014.
1981-8106
ISSN1981-8106-2014-24-45-113-134.pdf
5048619255003350
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Educação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 113-134
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803649375816122368