Análise de perfil de egressos dos cursos autoinstrucionais em saúde da pessoa Idosa da secretaria executiva da UNA-SUS.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Savassi, Leonardo Cançado Monteiro
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Mota, Laura Gris, Oliveira, Vinícius de Araújo, Lemos, Alysson Feliciano, Hoffman, Maria Cristina Lopes Correa, Amstalden, Ana Lúcia Ferraz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12147
Resumo: Objetivo: descrever a construção de estratégias educacionais e o perfil dos egressos dos dois primeiros cursos autoinstrucionais do Programa de Qualificação em Saúde da Pessoa Idosa (PQSPI). Método: análise descritiva do perfil de egressos do PQSPI, a partir de banco de dados consolidado da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), em cursos desenhados sob construção reversa. Cursos conceberam-se sob dois formatos diferentes, desenvolvidos por três equipes distintas, com a parceria e homologação da Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa do Ministério da Saúde. Resultados: foram desenvolvidos dois cursos, distribuídos em sete ofertas, entre 2016 e 2018, voltados para: profissionais de nível superior, especialmente médicos/enfermeiros, curso 1; e técnicos/auxiliares de enfermagem (TAE) e agentes comunitários de saúde (ACS), curso 2. O público mais comum em todos os cursos foi de estudantes (37,9%). Dentre os profissionais, os TAE superaram médicos e os ACS foram o 4º público mais frequente no curso 1; no curso 2, os TAE e os ACS foram os mais frequentes, com taxas de conclusão em torno de 50%. Conclusão: demonstrou-se maior interesse de estudantes, TAE e ACS nos cursos autoinstrucionais, sendo necessário estudar melhor sua participação. Os TAE e ACS têm menos oportunidade de capacitação, sendo um público estratégico para ações futuras.
id UFOP_ca23d3f1af2942de0c75213f0b287a5e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/12147
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Análise de perfil de egressos dos cursos autoinstrucionais em saúde da pessoa Idosa da secretaria executiva da UNA-SUS.Analysis of learners’ profile for self-instructional courses on the health of the elderly produced by the open University of SUS (UNA-SUS).Educação a distânciaAprendizagem baseada em problemasObjetivo: descrever a construção de estratégias educacionais e o perfil dos egressos dos dois primeiros cursos autoinstrucionais do Programa de Qualificação em Saúde da Pessoa Idosa (PQSPI). Método: análise descritiva do perfil de egressos do PQSPI, a partir de banco de dados consolidado da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), em cursos desenhados sob construção reversa. Cursos conceberam-se sob dois formatos diferentes, desenvolvidos por três equipes distintas, com a parceria e homologação da Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa do Ministério da Saúde. Resultados: foram desenvolvidos dois cursos, distribuídos em sete ofertas, entre 2016 e 2018, voltados para: profissionais de nível superior, especialmente médicos/enfermeiros, curso 1; e técnicos/auxiliares de enfermagem (TAE) e agentes comunitários de saúde (ACS), curso 2. O público mais comum em todos os cursos foi de estudantes (37,9%). Dentre os profissionais, os TAE superaram médicos e os ACS foram o 4º público mais frequente no curso 1; no curso 2, os TAE e os ACS foram os mais frequentes, com taxas de conclusão em torno de 50%. Conclusão: demonstrou-se maior interesse de estudantes, TAE e ACS nos cursos autoinstrucionais, sendo necessário estudar melhor sua participação. Os TAE e ACS têm menos oportunidade de capacitação, sendo um público estratégico para ações futuras.Aims: to describe the construction strategy and the learners’ profile of the two initial selfinstructional courses on the Health of the Elderly Qualification Program (PQSPI). Method: descriptive analysis of the PQSPI learner’s profile from the Open University of SUS (UNASUS) consolidated database. The courses were designed based on reverse construction, when the learning objectives are the first to be drawn, followed by the activities, and then, the theoretical content is developed from it. The reverse construction involved 5 different formats, 3 production teams, and was approved by the Coordination of the Elderly from the Ministry of Health. Results: two courses with 7 educational offers were developed, directed to: graduated professionals, mainly physicians and nurses, course 1; Nursing technicians/assistants (NTA) and community health agents (CHA), course 2. The most common public for all courses was mainly composed by graduation students, demonstrating undergraduate’s interest in permanent education courses. NTA outperformed physicians and CHA were the fourth most common professional audience in course 1. In course 2, NTA and CHA were the most common audience and had completion rates around 50%. Conclusion: greater interest from students, NTA, and CHA in self-instructional courses was demonstrated, so it’s necessary to study in depth their participation. NTA and CHA have less opportunity for competencies building, being a strategic audience for future actions.2020-05-05T17:38:06Z2020-05-05T17:38:06Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSAVASSI, L. C. M. et al. Análise de perfil de egressos dos cursos autoinstrucionais em saúde da pessoa Idosa da secretaria executiva da UNA-SUS. Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais, Fortaleza, v. 4, n. especial II, p. 20-34, jul. 2019. Disponível em: <http://periodicos.ufc.br/resdite/article/view/41584>. Acesso em: 10 fev. 2020.2525-9563http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12147Os trabalhos publicados no periódico Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais, exceto onde identificado, estão sob uma licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais. Fonte: Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais <http://periodicos.ufc.br/resdite/about>. Acesso em: 05 maio 2020.info:eu-repo/semantics/openAccessSavassi, Leonardo Cançado MonteiroMota, Laura GrisOliveira, Vinícius de AraújoLemos, Alysson FelicianoHoffman, Maria Cristina Lopes CorreaAmstalden, Ana Lúcia Ferrazporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2020-05-05T17:38:06Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/12147Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332020-05-05T17:38:06Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise de perfil de egressos dos cursos autoinstrucionais em saúde da pessoa Idosa da secretaria executiva da UNA-SUS.
Analysis of learners’ profile for self-instructional courses on the health of the elderly produced by the open University of SUS (UNA-SUS).
title Análise de perfil de egressos dos cursos autoinstrucionais em saúde da pessoa Idosa da secretaria executiva da UNA-SUS.
spellingShingle Análise de perfil de egressos dos cursos autoinstrucionais em saúde da pessoa Idosa da secretaria executiva da UNA-SUS.
Savassi, Leonardo Cançado Monteiro
Educação a distância
Aprendizagem baseada em problemas
title_short Análise de perfil de egressos dos cursos autoinstrucionais em saúde da pessoa Idosa da secretaria executiva da UNA-SUS.
title_full Análise de perfil de egressos dos cursos autoinstrucionais em saúde da pessoa Idosa da secretaria executiva da UNA-SUS.
title_fullStr Análise de perfil de egressos dos cursos autoinstrucionais em saúde da pessoa Idosa da secretaria executiva da UNA-SUS.
title_full_unstemmed Análise de perfil de egressos dos cursos autoinstrucionais em saúde da pessoa Idosa da secretaria executiva da UNA-SUS.
title_sort Análise de perfil de egressos dos cursos autoinstrucionais em saúde da pessoa Idosa da secretaria executiva da UNA-SUS.
author Savassi, Leonardo Cançado Monteiro
author_facet Savassi, Leonardo Cançado Monteiro
Mota, Laura Gris
Oliveira, Vinícius de Araújo
Lemos, Alysson Feliciano
Hoffman, Maria Cristina Lopes Correa
Amstalden, Ana Lúcia Ferraz
author_role author
author2 Mota, Laura Gris
Oliveira, Vinícius de Araújo
Lemos, Alysson Feliciano
Hoffman, Maria Cristina Lopes Correa
Amstalden, Ana Lúcia Ferraz
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Savassi, Leonardo Cançado Monteiro
Mota, Laura Gris
Oliveira, Vinícius de Araújo
Lemos, Alysson Feliciano
Hoffman, Maria Cristina Lopes Correa
Amstalden, Ana Lúcia Ferraz
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a distância
Aprendizagem baseada em problemas
topic Educação a distância
Aprendizagem baseada em problemas
description Objetivo: descrever a construção de estratégias educacionais e o perfil dos egressos dos dois primeiros cursos autoinstrucionais do Programa de Qualificação em Saúde da Pessoa Idosa (PQSPI). Método: análise descritiva do perfil de egressos do PQSPI, a partir de banco de dados consolidado da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), em cursos desenhados sob construção reversa. Cursos conceberam-se sob dois formatos diferentes, desenvolvidos por três equipes distintas, com a parceria e homologação da Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa do Ministério da Saúde. Resultados: foram desenvolvidos dois cursos, distribuídos em sete ofertas, entre 2016 e 2018, voltados para: profissionais de nível superior, especialmente médicos/enfermeiros, curso 1; e técnicos/auxiliares de enfermagem (TAE) e agentes comunitários de saúde (ACS), curso 2. O público mais comum em todos os cursos foi de estudantes (37,9%). Dentre os profissionais, os TAE superaram médicos e os ACS foram o 4º público mais frequente no curso 1; no curso 2, os TAE e os ACS foram os mais frequentes, com taxas de conclusão em torno de 50%. Conclusão: demonstrou-se maior interesse de estudantes, TAE e ACS nos cursos autoinstrucionais, sendo necessário estudar melhor sua participação. Os TAE e ACS têm menos oportunidade de capacitação, sendo um público estratégico para ações futuras.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-05-05T17:38:06Z
2020-05-05T17:38:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SAVASSI, L. C. M. et al. Análise de perfil de egressos dos cursos autoinstrucionais em saúde da pessoa Idosa da secretaria executiva da UNA-SUS. Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais, Fortaleza, v. 4, n. especial II, p. 20-34, jul. 2019. Disponível em: <http://periodicos.ufc.br/resdite/article/view/41584>. Acesso em: 10 fev. 2020.
2525-9563
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12147
identifier_str_mv SAVASSI, L. C. M. et al. Análise de perfil de egressos dos cursos autoinstrucionais em saúde da pessoa Idosa da secretaria executiva da UNA-SUS. Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais, Fortaleza, v. 4, n. especial II, p. 20-34, jul. 2019. Disponível em: <http://periodicos.ufc.br/resdite/article/view/41584>. Acesso em: 10 fev. 2020.
2525-9563
url http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12147
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002803973455872