Imbricação entre “popular” e modernidade : um projeto biográfico-musical de Claudio Santoro no período entre 1947 e 1957.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Buscacio, Cesar Maia
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Buarque, Virgínia Albuquerque de Castro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10220
Resumo: A produção musical de Claudio Santoro entre 1947 e 1957, período em que empreendeu quatro viagens ao Leste Europeu e a países então integrantes da União Soviética, é geralmente vinculada pela musicologia à temática nacionalista-popular, em afinidade com a vertente preponderante no lado oriental da Cortina de Ferro, conhecida como “realismo socialista”. Não obstante, propomos uma reflexão, neste artigo, de como a escrita epistolar e autobiográfica de Santoro, de forma articulada a algumas de suas peças musicais, sem desconsiderar esse vínculo estético-ideológico, promovia uma tripla imbricação: a reiteração de elementos de cunho neoclássico; a inserção de expressões musicais associadas a grupos subalternizados no Brasil (batuques, frevos etc.), em remissão à ótica do exótico e/ou folclórico; a concomitância de sonoridades do cotidiano urbano e industrial em suas trilhas sonoras para produções cinematográficas. Dessa forma, considera-se que Claudio Santoro se apresenta como um compositor de importante singularidade, pois, por meio dele, mostra-se possível interpretar as possibilidades combinatórias da música, por vezes bastante inusitadas e performativas em sua relação com a cultura, a história e os percursos biográficos. Para proceder tal análise, neste artigo recorremos às cartas enviadas por Claudio Santoro à musicista Nadia Boulanger e ao compositor Louis Saguer, arquivadas na Biblioteca Nacional da França, juntamente com extratos de sua inédita autobiografia gravada nos anos 1980 e de entrevista por ele concedida na década de 1970, estando estes dois últimos registros sob a guarda da família de Santoro.
id UFOP_cf4b08a7d6cd85e0d74c18e1c182a247
oai_identifier_str oai:localhost:123456789/10220
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Buscacio, Cesar MaiaBuarque, Virgínia Albuquerque de Castro2018-09-18T15:44:24Z2018-09-18T15:44:24Z2017BUSCACIO, C. M.; BUARQUE, V. A. C. Imbricação entre “popular” e modernidade : um projeto biográfico-musical de Claudio Santoro no período entre 1947 e 1957. OPUS, Porto Alegre, v. 23, n. 3, p. 142-165, dez. 2017. Disponível em: <https://www.anppom.com.br/revista/index.php/opus/article/view/opus2017c2307/463>. Acesso em: 16 jun. 2018.15177017http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10220A produção musical de Claudio Santoro entre 1947 e 1957, período em que empreendeu quatro viagens ao Leste Europeu e a países então integrantes da União Soviética, é geralmente vinculada pela musicologia à temática nacionalista-popular, em afinidade com a vertente preponderante no lado oriental da Cortina de Ferro, conhecida como “realismo socialista”. Não obstante, propomos uma reflexão, neste artigo, de como a escrita epistolar e autobiográfica de Santoro, de forma articulada a algumas de suas peças musicais, sem desconsiderar esse vínculo estético-ideológico, promovia uma tripla imbricação: a reiteração de elementos de cunho neoclássico; a inserção de expressões musicais associadas a grupos subalternizados no Brasil (batuques, frevos etc.), em remissão à ótica do exótico e/ou folclórico; a concomitância de sonoridades do cotidiano urbano e industrial em suas trilhas sonoras para produções cinematográficas. Dessa forma, considera-se que Claudio Santoro se apresenta como um compositor de importante singularidade, pois, por meio dele, mostra-se possível interpretar as possibilidades combinatórias da música, por vezes bastante inusitadas e performativas em sua relação com a cultura, a história e os percursos biográficos. Para proceder tal análise, neste artigo recorremos às cartas enviadas por Claudio Santoro à musicista Nadia Boulanger e ao compositor Louis Saguer, arquivadas na Biblioteca Nacional da França, juntamente com extratos de sua inédita autobiografia gravada nos anos 1980 e de entrevista por ele concedida na década de 1970, estando estes dois últimos registros sob a guarda da família de Santoro.The musical production of Claudio Santoro between 1947 and 1957, the period in which he embarked on four trips to Eastern Europe and former countries of the Soviet Union, is generally linked by musicology to the nationalist-popular thematic in relationship to the dominant strand on the eastern side of the Iron Curtain known as "socialist realism". Nevertheless, in this article we reflect on how Santoro's epistolary and autobiographical writing that articulates some of his musical pieces--without disregard to the this aesthetic-ideological connection--promoted in fact a triple imbrication: the reiteration of neoclassical elements; the insertion of musical expressions associated to subalternized groups in Brazil (“batuques”, “frevos”, etc.) from the viewpoint of the exotic and/or the folklore; and the concomitance of everyday urban and industrial sounds on his cinematic soundtracks. Accordingly, Claudio Santoro represents a composer of singular importance, because through him it is possible to interpret the combinatory possibilities of music, sometimes quite unusual and performative in its relationship to culture, history and biographical pathways. To carry out such an analysis, this article referred to letters sent by Claudio Santoro to the musician and composer Nadia Boulanger and Louis Saguer respectively, now archived in the National Library of France, along with extracts from his unedited autobiography recorded in the 1980's, and an interview he gave in the 1970’s – these last two being under the custody of Santoro's family.Os trabalhos publicados pela revista Revista OPUS estão sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional. Os textos podem ser copiados, adaptados e redistribuídos em qualquer meio ou formato, desde que para uso não comercial e que os créditos sejam dados de forma apropriada. Fonte: Revista OPUS <https://www.anppom.com.br/revista/index.php/opus/about/editorialPolicies#custom-4>. Acesso em: 08 jun. 2018.info:eu-repo/semantics/openAccessRealismo socialistaNacionalismo musicalEpistolárioSocialist realismModernityImbricação entre “popular” e modernidade : um projeto biográfico-musical de Claudio Santoro no período entre 1947 e 1957.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOPLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8924http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/10220/2/license.txt62604f8d955274beb56c80ce1ee5dcaeMD52ORIGINALARTIGO_ImbricaçãoPopularModernidade.pdfARTIGO_ImbricaçãoPopularModernidade.pdfapplication/pdf278210http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/10220/1/ARTIGO_Imbrica%c3%a7%c3%a3oPopularModernidade.pdf3ecaf36554c012a31373c936b474451cMD51123456789/102202018-09-18 11:44:24.765oai:localhost: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ório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332018-09-18T15:44:24Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Imbricação entre “popular” e modernidade : um projeto biográfico-musical de Claudio Santoro no período entre 1947 e 1957.
title Imbricação entre “popular” e modernidade : um projeto biográfico-musical de Claudio Santoro no período entre 1947 e 1957.
spellingShingle Imbricação entre “popular” e modernidade : um projeto biográfico-musical de Claudio Santoro no período entre 1947 e 1957.
Buscacio, Cesar Maia
Realismo socialista
Nacionalismo musical
Epistolário
Socialist realism
Modernity
title_short Imbricação entre “popular” e modernidade : um projeto biográfico-musical de Claudio Santoro no período entre 1947 e 1957.
title_full Imbricação entre “popular” e modernidade : um projeto biográfico-musical de Claudio Santoro no período entre 1947 e 1957.
title_fullStr Imbricação entre “popular” e modernidade : um projeto biográfico-musical de Claudio Santoro no período entre 1947 e 1957.
title_full_unstemmed Imbricação entre “popular” e modernidade : um projeto biográfico-musical de Claudio Santoro no período entre 1947 e 1957.
title_sort Imbricação entre “popular” e modernidade : um projeto biográfico-musical de Claudio Santoro no período entre 1947 e 1957.
author Buscacio, Cesar Maia
author_facet Buscacio, Cesar Maia
Buarque, Virgínia Albuquerque de Castro
author_role author
author2 Buarque, Virgínia Albuquerque de Castro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Buscacio, Cesar Maia
Buarque, Virgínia Albuquerque de Castro
dc.subject.por.fl_str_mv Realismo socialista
Nacionalismo musical
Epistolário
Socialist realism
Modernity
topic Realismo socialista
Nacionalismo musical
Epistolário
Socialist realism
Modernity
description A produção musical de Claudio Santoro entre 1947 e 1957, período em que empreendeu quatro viagens ao Leste Europeu e a países então integrantes da União Soviética, é geralmente vinculada pela musicologia à temática nacionalista-popular, em afinidade com a vertente preponderante no lado oriental da Cortina de Ferro, conhecida como “realismo socialista”. Não obstante, propomos uma reflexão, neste artigo, de como a escrita epistolar e autobiográfica de Santoro, de forma articulada a algumas de suas peças musicais, sem desconsiderar esse vínculo estético-ideológico, promovia uma tripla imbricação: a reiteração de elementos de cunho neoclássico; a inserção de expressões musicais associadas a grupos subalternizados no Brasil (batuques, frevos etc.), em remissão à ótica do exótico e/ou folclórico; a concomitância de sonoridades do cotidiano urbano e industrial em suas trilhas sonoras para produções cinematográficas. Dessa forma, considera-se que Claudio Santoro se apresenta como um compositor de importante singularidade, pois, por meio dele, mostra-se possível interpretar as possibilidades combinatórias da música, por vezes bastante inusitadas e performativas em sua relação com a cultura, a história e os percursos biográficos. Para proceder tal análise, neste artigo recorremos às cartas enviadas por Claudio Santoro à musicista Nadia Boulanger e ao compositor Louis Saguer, arquivadas na Biblioteca Nacional da França, juntamente com extratos de sua inédita autobiografia gravada nos anos 1980 e de entrevista por ele concedida na década de 1970, estando estes dois últimos registros sob a guarda da família de Santoro.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-09-18T15:44:24Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-09-18T15:44:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BUSCACIO, C. M.; BUARQUE, V. A. C. Imbricação entre “popular” e modernidade : um projeto biográfico-musical de Claudio Santoro no período entre 1947 e 1957. OPUS, Porto Alegre, v. 23, n. 3, p. 142-165, dez. 2017. Disponível em: <https://www.anppom.com.br/revista/index.php/opus/article/view/opus2017c2307/463>. Acesso em: 16 jun. 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10220
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 15177017
identifier_str_mv BUSCACIO, C. M.; BUARQUE, V. A. C. Imbricação entre “popular” e modernidade : um projeto biográfico-musical de Claudio Santoro no período entre 1947 e 1957. OPUS, Porto Alegre, v. 23, n. 3, p. 142-165, dez. 2017. Disponível em: <https://www.anppom.com.br/revista/index.php/opus/article/view/opus2017c2307/463>. Acesso em: 16 jun. 2018.
15177017
url http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10220
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
bitstream.url.fl_str_mv http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/10220/2/license.txt
http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/10220/1/ARTIGO_Imbrica%c3%a7%c3%a3oPopularModernidade.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 62604f8d955274beb56c80ce1ee5dcae
3ecaf36554c012a31373c936b474451c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1801685714443698176