Formação do(a) professor(a) pesquisador(a) : análise de uma experiência de educação continuada com professores(as) da Escola Pública.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jardilino, José Rubens Lima
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Diniz, Margareth
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9538
https://doi.org/10.5585/dialogia.N23.6126
Resumo: O presente artigo trata da temática sobre a formação continuada de professores(as) da Educação Básica no âmbito da discussão sobre a formação do professor(a). O lócus desta experiência refere-se a dois projetos dos grupos de pesquisa Formação e Profissão Docente (Foprofi e Caleidoscópio, respectivamente): “Desenvolvimento Profissional Docente e Inovação Pedagógica: estudo exploratório sobre contribuições do Pibid”, projeto de pesquisa interinstitucional realizado com três universidades públicas (Ceará, São Paulo e Minas Gerais), financiado pela Capes/Obeduc; e o projeto “Conversações com mulheres-professoras em Santa Rita de Ouro Preto (2009-2015)”, que integra o Programa Caleidoscópio. Este artigo, embasado em duas metodologias da pesquisa no campo educacional – narrativas educacionais e conversação – retrata como professores(as) estão fazendo sua formação continuada no interior dos referidos projetos de pesquisa. Os resultados demonstram que os sujeitos/pesquisadores(as) envolvidos se situam numa concepção de professor(a)-pesquisador(a) para além do que genericamente vimos denominando de professor(a) crítico-reflexivo e professor(a)-pesquisador(a).
id UFOP_d4fc07415f1db07f25d9a62138a2b125
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/9538
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Formação do(a) professor(a) pesquisador(a) : análise de uma experiência de educação continuada com professores(as) da Escola Pública.Teacher-researcher training : analysis of a continued education experience with public school teachers.Narrativa docenteFormação continuadaConversaçãoO presente artigo trata da temática sobre a formação continuada de professores(as) da Educação Básica no âmbito da discussão sobre a formação do professor(a). O lócus desta experiência refere-se a dois projetos dos grupos de pesquisa Formação e Profissão Docente (Foprofi e Caleidoscópio, respectivamente): “Desenvolvimento Profissional Docente e Inovação Pedagógica: estudo exploratório sobre contribuições do Pibid”, projeto de pesquisa interinstitucional realizado com três universidades públicas (Ceará, São Paulo e Minas Gerais), financiado pela Capes/Obeduc; e o projeto “Conversações com mulheres-professoras em Santa Rita de Ouro Preto (2009-2015)”, que integra o Programa Caleidoscópio. Este artigo, embasado em duas metodologias da pesquisa no campo educacional – narrativas educacionais e conversação – retrata como professores(as) estão fazendo sua formação continuada no interior dos referidos projetos de pesquisa. Os resultados demonstram que os sujeitos/pesquisadores(as) envolvidos se situam numa concepção de professor(a)-pesquisador(a) para além do que genericamente vimos denominando de professor(a) crítico-reflexivo e professor(a)-pesquisador(a).This paper discusses the theme of the continuing education of teachers who work in the elementary education in the context of the discussion on teacher training. The locus of this experience relates to two projects in two research teams Formation and Teaching Profession (Foprofi and Kaleidoscope, respectively): "Professional Development of Teachers and Educational Innovation: an exploratory study on Pibid contributions" this is a inter-institutional research, conducted with three public universities (Ceará, São Paulo and Minas Gerais), financed by Capes/Obeduc; and the project "Conversations with women-teachers in Santa Rita de Ouro Preto (2009-2015), which integrates Kaleidoscope Program. This article, based on two methodologies of research in the educational field – educational narratives and conversation – portrays as teachers are doing their continuing education within the mentioned research projects. The results show that subjects/researchers involved are located in a conception of teacher-researcher beyond what we generally called critical-reflective teacher and teacher-researcher.2018-02-16T11:25:28Z2018-02-16T11:25:28Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfJARDILINO, J. R. L.; DINIZ, M. Formação do(a) professor(a) pesquisador(a): análise de uma experiência de educação continuada com professores(as) da Escola Pública. Dialogia, v. 23, p. 97-112, 2016. Disponível em: <https://periodicos.uninove.br/index.php?journal=dialogia&page=article&op=view&path%5B%5D=6126>. Acesso em: 16 jan. 2018.1983-9294http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9538https://doi.org/10.5585/dialogia.N23.6126Os trabalhos publicados no periódico Dialogia estão sob uma licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais. Fonte: Revista Dialogia <https://periodicos.uninove.br/index.php?journal=dialogia&page=about&op=submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 11 mar. 2020.info:eu-repo/semantics/openAccessJardilino, José Rubens LimaDiniz, Margarethporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2020-03-11T15:57:42Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/9538Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332020-03-11T15:57:42Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação do(a) professor(a) pesquisador(a) : análise de uma experiência de educação continuada com professores(as) da Escola Pública.
Teacher-researcher training : analysis of a continued education experience with public school teachers.
title Formação do(a) professor(a) pesquisador(a) : análise de uma experiência de educação continuada com professores(as) da Escola Pública.
spellingShingle Formação do(a) professor(a) pesquisador(a) : análise de uma experiência de educação continuada com professores(as) da Escola Pública.
Jardilino, José Rubens Lima
Narrativa docente
Formação continuada
Conversação
title_short Formação do(a) professor(a) pesquisador(a) : análise de uma experiência de educação continuada com professores(as) da Escola Pública.
title_full Formação do(a) professor(a) pesquisador(a) : análise de uma experiência de educação continuada com professores(as) da Escola Pública.
title_fullStr Formação do(a) professor(a) pesquisador(a) : análise de uma experiência de educação continuada com professores(as) da Escola Pública.
title_full_unstemmed Formação do(a) professor(a) pesquisador(a) : análise de uma experiência de educação continuada com professores(as) da Escola Pública.
title_sort Formação do(a) professor(a) pesquisador(a) : análise de uma experiência de educação continuada com professores(as) da Escola Pública.
author Jardilino, José Rubens Lima
author_facet Jardilino, José Rubens Lima
Diniz, Margareth
author_role author
author2 Diniz, Margareth
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jardilino, José Rubens Lima
Diniz, Margareth
dc.subject.por.fl_str_mv Narrativa docente
Formação continuada
Conversação
topic Narrativa docente
Formação continuada
Conversação
description O presente artigo trata da temática sobre a formação continuada de professores(as) da Educação Básica no âmbito da discussão sobre a formação do professor(a). O lócus desta experiência refere-se a dois projetos dos grupos de pesquisa Formação e Profissão Docente (Foprofi e Caleidoscópio, respectivamente): “Desenvolvimento Profissional Docente e Inovação Pedagógica: estudo exploratório sobre contribuições do Pibid”, projeto de pesquisa interinstitucional realizado com três universidades públicas (Ceará, São Paulo e Minas Gerais), financiado pela Capes/Obeduc; e o projeto “Conversações com mulheres-professoras em Santa Rita de Ouro Preto (2009-2015)”, que integra o Programa Caleidoscópio. Este artigo, embasado em duas metodologias da pesquisa no campo educacional – narrativas educacionais e conversação – retrata como professores(as) estão fazendo sua formação continuada no interior dos referidos projetos de pesquisa. Os resultados demonstram que os sujeitos/pesquisadores(as) envolvidos se situam numa concepção de professor(a)-pesquisador(a) para além do que genericamente vimos denominando de professor(a) crítico-reflexivo e professor(a)-pesquisador(a).
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2018-02-16T11:25:28Z
2018-02-16T11:25:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv JARDILINO, J. R. L.; DINIZ, M. Formação do(a) professor(a) pesquisador(a): análise de uma experiência de educação continuada com professores(as) da Escola Pública. Dialogia, v. 23, p. 97-112, 2016. Disponível em: <https://periodicos.uninove.br/index.php?journal=dialogia&page=article&op=view&path%5B%5D=6126>. Acesso em: 16 jan. 2018.
1983-9294
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9538
https://doi.org/10.5585/dialogia.N23.6126
identifier_str_mv JARDILINO, J. R. L.; DINIZ, M. Formação do(a) professor(a) pesquisador(a): análise de uma experiência de educação continuada com professores(as) da Escola Pública. Dialogia, v. 23, p. 97-112, 2016. Disponível em: <https://periodicos.uninove.br/index.php?journal=dialogia&page=article&op=view&path%5B%5D=6126>. Acesso em: 16 jan. 2018.
1983-9294
url http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9538
https://doi.org/10.5585/dialogia.N23.6126
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002841900449792