Saberes docentes para a inclusão de alunos com deficiência visual nas aulas de matemática : análise do potencial de um curso de extensão.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Marileny Aparecida
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Ferreira, Ana Cristina, Nunes, Célia Maria Fernandes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11372
Resumo: Apesar de haver, desde a década de 1990, uma maior atenção da comunidade científica e das políticas públicas à inclusão de alunos com deficiência visual nas escolas regulares, não se verifica o mesmo cuidado com a formação dos professores para ensinar Matemática em uma perspectiva inclusiva. Neste artigo, analisa-se a experiência vivida por participantes de um curso de extensão voltado para uma Educação Matemática Inclusiva. O curso envolveu, dentre outras coisas, a vivência em situações matemáticas nas quais os participantes se encontravam temporariamente privados do sentido da visão. A análise dos dados - produzidos por meio de observação dos encontros (diário de campo, gravações em áudio e vídeo), bem como por registros produzidos pelos participantes e por questionário - evidencia indícios de mobilização de saberes pedagógicos voltados para uma prática pedagógica inclusiva bem como o potencial de ações extensionistas para a formação de professores.
id UFOP_d5ae7f6f2b0cf1504ef2941b63e33cd1
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/11372
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Saberes docentes para a inclusão de alunos com deficiência visual nas aulas de matemática : análise do potencial de um curso de extensão.Teacher knowledge for the inclusion of students with visual impairment in mathematics classes : analysis of the potential of an extension course.Educação Matemática InclusivaApesar de haver, desde a década de 1990, uma maior atenção da comunidade científica e das políticas públicas à inclusão de alunos com deficiência visual nas escolas regulares, não se verifica o mesmo cuidado com a formação dos professores para ensinar Matemática em uma perspectiva inclusiva. Neste artigo, analisa-se a experiência vivida por participantes de um curso de extensão voltado para uma Educação Matemática Inclusiva. O curso envolveu, dentre outras coisas, a vivência em situações matemáticas nas quais os participantes se encontravam temporariamente privados do sentido da visão. A análise dos dados - produzidos por meio de observação dos encontros (diário de campo, gravações em áudio e vídeo), bem como por registros produzidos pelos participantes e por questionário - evidencia indícios de mobilização de saberes pedagógicos voltados para uma prática pedagógica inclusiva bem como o potencial de ações extensionistas para a formação de professores.2019-06-03T14:21:32Z2019-06-03T14:21:32Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMARTINS, M. A.; FERREIRA, A. C.; NUNES, C. M. F. Saberes docentes para a inclusão de alunos com deficiência visual nas aulas de matemática : análise do potencial de um curso de extensão. Perspectivas da Educação Matemática, v. 11, n. 27, p. 880-889, 2018. Disponível em: <http://www.seer.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/7236>. Acesso em: 19 mar. 2019.2359-2842http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11372Os trabalhos publicados na PEM estão sob licença Creative Commons Attribution 4.0 International que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e licenciante. Fonte: Perspectivas da Educação Matemática (PEM)<http://seer.ufms.br/index.php/pedmat/about/submissions#authorGuidelines>. Acesso em: 03 fev. 2017.info:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Marileny AparecidaFerreira, Ana CristinaNunes, Célia Maria Fernandesporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2019-06-03T14:21:32Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/11372Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332019-06-03T14:21:32Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Saberes docentes para a inclusão de alunos com deficiência visual nas aulas de matemática : análise do potencial de um curso de extensão.
Teacher knowledge for the inclusion of students with visual impairment in mathematics classes : analysis of the potential of an extension course.
title Saberes docentes para a inclusão de alunos com deficiência visual nas aulas de matemática : análise do potencial de um curso de extensão.
spellingShingle Saberes docentes para a inclusão de alunos com deficiência visual nas aulas de matemática : análise do potencial de um curso de extensão.
Martins, Marileny Aparecida
Educação Matemática Inclusiva
title_short Saberes docentes para a inclusão de alunos com deficiência visual nas aulas de matemática : análise do potencial de um curso de extensão.
title_full Saberes docentes para a inclusão de alunos com deficiência visual nas aulas de matemática : análise do potencial de um curso de extensão.
title_fullStr Saberes docentes para a inclusão de alunos com deficiência visual nas aulas de matemática : análise do potencial de um curso de extensão.
title_full_unstemmed Saberes docentes para a inclusão de alunos com deficiência visual nas aulas de matemática : análise do potencial de um curso de extensão.
title_sort Saberes docentes para a inclusão de alunos com deficiência visual nas aulas de matemática : análise do potencial de um curso de extensão.
author Martins, Marileny Aparecida
author_facet Martins, Marileny Aparecida
Ferreira, Ana Cristina
Nunes, Célia Maria Fernandes
author_role author
author2 Ferreira, Ana Cristina
Nunes, Célia Maria Fernandes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Marileny Aparecida
Ferreira, Ana Cristina
Nunes, Célia Maria Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática Inclusiva
topic Educação Matemática Inclusiva
description Apesar de haver, desde a década de 1990, uma maior atenção da comunidade científica e das políticas públicas à inclusão de alunos com deficiência visual nas escolas regulares, não se verifica o mesmo cuidado com a formação dos professores para ensinar Matemática em uma perspectiva inclusiva. Neste artigo, analisa-se a experiência vivida por participantes de um curso de extensão voltado para uma Educação Matemática Inclusiva. O curso envolveu, dentre outras coisas, a vivência em situações matemáticas nas quais os participantes se encontravam temporariamente privados do sentido da visão. A análise dos dados - produzidos por meio de observação dos encontros (diário de campo, gravações em áudio e vídeo), bem como por registros produzidos pelos participantes e por questionário - evidencia indícios de mobilização de saberes pedagógicos voltados para uma prática pedagógica inclusiva bem como o potencial de ações extensionistas para a formação de professores.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-06-03T14:21:32Z
2019-06-03T14:21:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MARTINS, M. A.; FERREIRA, A. C.; NUNES, C. M. F. Saberes docentes para a inclusão de alunos com deficiência visual nas aulas de matemática : análise do potencial de um curso de extensão. Perspectivas da Educação Matemática, v. 11, n. 27, p. 880-889, 2018. Disponível em: <http://www.seer.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/7236>. Acesso em: 19 mar. 2019.
2359-2842
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11372
identifier_str_mv MARTINS, M. A.; FERREIRA, A. C.; NUNES, C. M. F. Saberes docentes para a inclusão de alunos com deficiência visual nas aulas de matemática : análise do potencial de um curso de extensão. Perspectivas da Educação Matemática, v. 11, n. 27, p. 880-889, 2018. Disponível em: <http://www.seer.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/7236>. Acesso em: 19 mar. 2019.
2359-2842
url http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11372
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002844327903232