Saberes docentes para a inclusão de alunos com deficiência visual nas aulas de matemática : análise do potencial de um curso de extensão.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFOP |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11372 |
Resumo: | Apesar de haver, desde a década de 1990, uma maior atenção da comunidade científica e das políticas públicas à inclusão de alunos com deficiência visual nas escolas regulares, não se verifica o mesmo cuidado com a formação dos professores para ensinar Matemática em uma perspectiva inclusiva. Neste artigo, analisa-se a experiência vivida por participantes de um curso de extensão voltado para uma Educação Matemática Inclusiva. O curso envolveu, dentre outras coisas, a vivência em situações matemáticas nas quais os participantes se encontravam temporariamente privados do sentido da visão. A análise dos dados - produzidos por meio de observação dos encontros (diário de campo, gravações em áudio e vídeo), bem como por registros produzidos pelos participantes e por questionário - evidencia indícios de mobilização de saberes pedagógicos voltados para uma prática pedagógica inclusiva bem como o potencial de ações extensionistas para a formação de professores. |
id |
UFOP_d5ae7f6f2b0cf1504ef2941b63e33cd1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufop.br:123456789/11372 |
network_acronym_str |
UFOP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFOP |
repository_id_str |
3233 |
spelling |
Saberes docentes para a inclusão de alunos com deficiência visual nas aulas de matemática : análise do potencial de um curso de extensão.Teacher knowledge for the inclusion of students with visual impairment in mathematics classes : analysis of the potential of an extension course.Educação Matemática InclusivaApesar de haver, desde a década de 1990, uma maior atenção da comunidade científica e das políticas públicas à inclusão de alunos com deficiência visual nas escolas regulares, não se verifica o mesmo cuidado com a formação dos professores para ensinar Matemática em uma perspectiva inclusiva. Neste artigo, analisa-se a experiência vivida por participantes de um curso de extensão voltado para uma Educação Matemática Inclusiva. O curso envolveu, dentre outras coisas, a vivência em situações matemáticas nas quais os participantes se encontravam temporariamente privados do sentido da visão. A análise dos dados - produzidos por meio de observação dos encontros (diário de campo, gravações em áudio e vídeo), bem como por registros produzidos pelos participantes e por questionário - evidencia indícios de mobilização de saberes pedagógicos voltados para uma prática pedagógica inclusiva bem como o potencial de ações extensionistas para a formação de professores.2019-06-03T14:21:32Z2019-06-03T14:21:32Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMARTINS, M. A.; FERREIRA, A. C.; NUNES, C. M. F. Saberes docentes para a inclusão de alunos com deficiência visual nas aulas de matemática : análise do potencial de um curso de extensão. Perspectivas da Educação Matemática, v. 11, n. 27, p. 880-889, 2018. Disponível em: <http://www.seer.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/7236>. Acesso em: 19 mar. 2019.2359-2842http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11372Os trabalhos publicados na PEM estão sob licença Creative Commons Attribution 4.0 International que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e licenciante. Fonte: Perspectivas da Educação Matemática (PEM)<http://seer.ufms.br/index.php/pedmat/about/submissions#authorGuidelines>. Acesso em: 03 fev. 2017.info:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Marileny AparecidaFerreira, Ana CristinaNunes, Célia Maria Fernandesporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2019-06-03T14:21:32Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/11372Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332019-06-03T14:21:32Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Saberes docentes para a inclusão de alunos com deficiência visual nas aulas de matemática : análise do potencial de um curso de extensão. Teacher knowledge for the inclusion of students with visual impairment in mathematics classes : analysis of the potential of an extension course. |
title |
Saberes docentes para a inclusão de alunos com deficiência visual nas aulas de matemática : análise do potencial de um curso de extensão. |
spellingShingle |
Saberes docentes para a inclusão de alunos com deficiência visual nas aulas de matemática : análise do potencial de um curso de extensão. Martins, Marileny Aparecida Educação Matemática Inclusiva |
title_short |
Saberes docentes para a inclusão de alunos com deficiência visual nas aulas de matemática : análise do potencial de um curso de extensão. |
title_full |
Saberes docentes para a inclusão de alunos com deficiência visual nas aulas de matemática : análise do potencial de um curso de extensão. |
title_fullStr |
Saberes docentes para a inclusão de alunos com deficiência visual nas aulas de matemática : análise do potencial de um curso de extensão. |
title_full_unstemmed |
Saberes docentes para a inclusão de alunos com deficiência visual nas aulas de matemática : análise do potencial de um curso de extensão. |
title_sort |
Saberes docentes para a inclusão de alunos com deficiência visual nas aulas de matemática : análise do potencial de um curso de extensão. |
author |
Martins, Marileny Aparecida |
author_facet |
Martins, Marileny Aparecida Ferreira, Ana Cristina Nunes, Célia Maria Fernandes |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira, Ana Cristina Nunes, Célia Maria Fernandes |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Marileny Aparecida Ferreira, Ana Cristina Nunes, Célia Maria Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Matemática Inclusiva |
topic |
Educação Matemática Inclusiva |
description |
Apesar de haver, desde a década de 1990, uma maior atenção da comunidade científica e das políticas públicas à inclusão de alunos com deficiência visual nas escolas regulares, não se verifica o mesmo cuidado com a formação dos professores para ensinar Matemática em uma perspectiva inclusiva. Neste artigo, analisa-se a experiência vivida por participantes de um curso de extensão voltado para uma Educação Matemática Inclusiva. O curso envolveu, dentre outras coisas, a vivência em situações matemáticas nas quais os participantes se encontravam temporariamente privados do sentido da visão. A análise dos dados - produzidos por meio de observação dos encontros (diário de campo, gravações em áudio e vídeo), bem como por registros produzidos pelos participantes e por questionário - evidencia indícios de mobilização de saberes pedagógicos voltados para uma prática pedagógica inclusiva bem como o potencial de ações extensionistas para a formação de professores. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2019-06-03T14:21:32Z 2019-06-03T14:21:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MARTINS, M. A.; FERREIRA, A. C.; NUNES, C. M. F. Saberes docentes para a inclusão de alunos com deficiência visual nas aulas de matemática : análise do potencial de um curso de extensão. Perspectivas da Educação Matemática, v. 11, n. 27, p. 880-889, 2018. Disponível em: <http://www.seer.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/7236>. Acesso em: 19 mar. 2019. 2359-2842 http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11372 |
identifier_str_mv |
MARTINS, M. A.; FERREIRA, A. C.; NUNES, C. M. F. Saberes docentes para a inclusão de alunos com deficiência visual nas aulas de matemática : análise do potencial de um curso de extensão. Perspectivas da Educação Matemática, v. 11, n. 27, p. 880-889, 2018. Disponível em: <http://www.seer.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/7236>. Acesso em: 19 mar. 2019. 2359-2842 |
url |
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11372 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFOP instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) instacron:UFOP |
instname_str |
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
instacron_str |
UFOP |
institution |
UFOP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFOP |
collection |
Repositório Institucional da UFOP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufop.edu.br |
_version_ |
1813002844327903232 |