Reflexões sobre um curso fundamentado nos saberes docentes para a inclusão do aluno com deficiência visual em aulas de Física: um estudo de caso na formação inicial docente
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/238002 |
Resumo: | Esta pesquisa está ancorada em uma metodologia qualitativa, caracterizando-se como uma pesquisa exploratória e, também, como um estudo de caso. A pesquisa teve como objetivo geral analisar os limites e as contribuições de um curso, com carga horária de 30 horas, intitulado “O ensino de Física para alunos com e sem deficiência visual”. Esta investigação visou responder às seguintes questões: “Quais reflexões os licenciandos tiveram a oportunidade de vivenciar e participar, no decorrer do curso? Houve indícios de mudança nas suas concepções sobre o conceito de deficiência? Houve indícios de mudança nas suas concepções sobre o capacitismo? O que poderia ter sido discutido, abordado, no decorrer do curso, e não foi?”. Ademais, esta pesquisa se pautou nos seguintes objetivos específicos: levantar informações, por meio de uma revisão de literatura, sobre os saberes docentes para a inclusão do aluno com deficiência visual em aulas de Física, na formação inicial do professor de Física; organizar e aplicar um curso sobre o ensino de Física para alunos com deficiência visual, voltado para licenciandos em Física; analisar os discursos dos participantes da pesquisa no decorrer do curso. A proposta foi organizada a partir dos saberes docentes para a inclusão do aluno com deficiência visual em aulas de Física, propostos pelo professor Eder Camargo. A pesquisa envolveu alunos de um curso de Licenciatura em Física de uma universidade pública e diversos foram os instrumentos de coletas de dados. Entretanto, apenas questionários e transcrições das aulas constituíram o corpus a analisar. A análise foi feita por meio da técnica da Análise de Conteúdo de Bardin (2016). De forma geral, o curso trouxe as seguintes contribuições: permitiu levantar alguns preconceitos, vividos pela pessoa com deficiência visual, em aulas de Física e delinear o capacitismo de área; permitiu compreender que os saberes docentes propostos por Camargo (2012) são extensivos a outras especificidades e possibilitam a desestruturação do capacitismo no contexto educacional, no que tange às aulas de Física; permitiu o surgimento de outras temáticas durante as discussões que aconteceram no decorrer do curso; e possibilitou uma desestruturação da concepção de que a Física é visual. A partir da análise, também foi possível verificar os seus limites: permanência de discursos capacitistas ainda ao final do curso, permanência de termos inadequados ao fazer alusão às pessoas com deficiência. Além disso, as discussões ocorridas não alcançaram o modelo pós-social da deficiência. |
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Reflexões sobre um curso fundamentado nos saberes docentes para a inclusão do aluno com deficiência visual em aulas de Física: um estudo de caso na formação inicial docenteReflections on a course based on teaching knowledge for the inclusion of visually impaired students in Physics classes: a case study in initial teacher trainingFormação docenteCapacitismoDeficiência visualEducação inclusivaEnsino de FísicaTeacher trainingAbleismVisual impairmentInclusive educationPhysics educationEsta pesquisa está ancorada em uma metodologia qualitativa, caracterizando-se como uma pesquisa exploratória e, também, como um estudo de caso. A pesquisa teve como objetivo geral analisar os limites e as contribuições de um curso, com carga horária de 30 horas, intitulado “O ensino de Física para alunos com e sem deficiência visual”. Esta investigação visou responder às seguintes questões: “Quais reflexões os licenciandos tiveram a oportunidade de vivenciar e participar, no decorrer do curso? Houve indícios de mudança nas suas concepções sobre o conceito de deficiência? Houve indícios de mudança nas suas concepções sobre o capacitismo? O que poderia ter sido discutido, abordado, no decorrer do curso, e não foi?”. Ademais, esta pesquisa se pautou nos seguintes objetivos específicos: levantar informações, por meio de uma revisão de literatura, sobre os saberes docentes para a inclusão do aluno com deficiência visual em aulas de Física, na formação inicial do professor de Física; organizar e aplicar um curso sobre o ensino de Física para alunos com deficiência visual, voltado para licenciandos em Física; analisar os discursos dos participantes da pesquisa no decorrer do curso. A proposta foi organizada a partir dos saberes docentes para a inclusão do aluno com deficiência visual em aulas de Física, propostos pelo professor Eder Camargo. A pesquisa envolveu alunos de um curso de Licenciatura em Física de uma universidade pública e diversos foram os instrumentos de coletas de dados. Entretanto, apenas questionários e transcrições das aulas constituíram o corpus a analisar. A análise foi feita por meio da técnica da Análise de Conteúdo de Bardin (2016). De forma geral, o curso trouxe as seguintes contribuições: permitiu levantar alguns preconceitos, vividos pela pessoa com deficiência visual, em aulas de Física e delinear o capacitismo de área; permitiu compreender que os saberes docentes propostos por Camargo (2012) são extensivos a outras especificidades e possibilitam a desestruturação do capacitismo no contexto educacional, no que tange às aulas de Física; permitiu o surgimento de outras temáticas durante as discussões que aconteceram no decorrer do curso; e possibilitou uma desestruturação da concepção de que a Física é visual. A partir da análise, também foi possível verificar os seus limites: permanência de discursos capacitistas ainda ao final do curso, permanência de termos inadequados ao fazer alusão às pessoas com deficiência. Além disso, as discussões ocorridas não alcançaram o modelo pós-social da deficiência.This research is anchored in a qualitative methodology, characterized as exploratory research and also as a case study. The general objective of the research was to analyze the limits and contributions of a course, with a workload of 30 hours, entitled “The Physics Education for students with and without visual impairment”. This investigation aimed to answer the following questions: “What reflections did the undergraduates have the opportunity to experience and participate in during the course? Were there signs of change in your conceptions about the concept of disability? Were there any signs of change in your conceptions about ableism? What could have been discussed, addressed, during the course, and was not?”. Furthermore, this research was based on the following specific objectives: to collect information, through a literature review, on teaching knowledge for the inclusion of visually impaired students in Physics classes, in the initial training of Physics teachers; to organize and apply a course on the Physics Education for visually impaired students, aimed at Physics graduates; analyze the speeches of the research participants during the course. The proposal was organized from the teaching knowledge for the inclusion of visually impaired students in Physics classes, proposed by Professor Eder Camargo. The research involved students of a Physics Degree course at a public university and several data collection instruments were used. However, only questionnaires and class transcripts constituted the corpus to be analyzed. The analysis was performed using Bardin's Content Analysis technique (2016). In general, the course brought the following contributions: it allowed raising some prejudices, experienced by the visually impaired person, in Physics classes and outlining area ableism; it allowed us to understand that the teaching knowledge proposed by Camargo (2012) is extensive to other specificities and make it possible to disrupt ableism in the educational context, with regard to Physics classes; allowed the emergence of other themes during the discussions that took place during the course; and made possible a disruption of the conception that Physics is visual. From the analysis, it was also possible to verify its limits: permanence of ableism discourses even at the end of the course, permanence of inappropriate terms when referring to people with disabilities. Furthermore, the discussions that took place did not reach the post-social model of disability.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Camargo, Eder Pires de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Morais, Angelita Vieira de2022-12-02T11:36:02Z2022-12-02T11:36:02Z2022-10-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/23800233004056079P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-28T06:51:19Zoai:repositorio.unesp.br:11449/238002Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-06T00:10:14.577173Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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