Formação de professores para a inclusão de alunos com deficiência visual nas aulas de matemática : analise de um curso de extensão.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Marileny Aparecida
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Ferreira, Ana Cristina
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10371
Resumo: O presente artigo tem como propósito analisar o potencial de um curso de extensão para o desenvolvimento profissional de professores e futuros professores de Matemática em uma perspectiva inclusiva. Esse estudo, de natureza qualitativa, é um recorte de uma pesquisa de mestrado e se insere no campo da Formação de Professores para uma Educação Matemática Inclusiva e utilizou: observação, questionário, diário de campo, gravações em áudio e vídeo dos encontros e registros produzidos pelos participantes aolongo do curso como fontes para a produção de dados. Os resultados evidenciam que o curso, além de sensibilizar os participantes em relação à Educação Matemática Inclusiva, contribuiu para a mobilização de saberes relacionados ao ensino de Matemática paraalunos com deficiência visual tanto em relação ao conteúdo matemático e sua didática, quanto relacionados à organização da classe e produção de materiais.
id UFOP_ec05a6685c17ef20f01231e7a5556258
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/10371
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Formação de professores para a inclusão de alunos com deficiência visual nas aulas de matemática : analise de um curso de extensão.Educação matemática inclusivaFormação de professoresDeficiência visualInclusive mathematics educationTeacher educationO presente artigo tem como propósito analisar o potencial de um curso de extensão para o desenvolvimento profissional de professores e futuros professores de Matemática em uma perspectiva inclusiva. Esse estudo, de natureza qualitativa, é um recorte de uma pesquisa de mestrado e se insere no campo da Formação de Professores para uma Educação Matemática Inclusiva e utilizou: observação, questionário, diário de campo, gravações em áudio e vídeo dos encontros e registros produzidos pelos participantes aolongo do curso como fontes para a produção de dados. Os resultados evidenciam que o curso, além de sensibilizar os participantes em relação à Educação Matemática Inclusiva, contribuiu para a mobilização de saberes relacionados ao ensino de Matemática paraalunos com deficiência visual tanto em relação ao conteúdo matemático e sua didática, quanto relacionados à organização da classe e produção de materiais.The present paper has as purpose to analyze the potential of an extension course for the professional development of teachers and future mathematics teachers in an inclusive perspective. This study, of qualitative nature, is a cutting of a masterresearch´s, and it is inserted in the field of Teacher Education for Inclusive Mathematics Education and involved: observation, questionnaire, field journal, tape and video records from the meetings and produced by the participants involved like as sources of the datas production. The results show that, the extension course, as well as raising awareness in the participants with relation to the inclusive mathematics, contributed to mobilization of knowledge related to the teaching of mathematics of the students with visual impairments both in relation to the mathematical content and its didactics and related to the organization of the class and production of materials.2018-10-16T12:59:58Z2018-10-16T12:59:58Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMARTINS, M. A.; FERREIRA, A. C. Formação de professores para a inclusão de alunos com deficiência visual nas aulas de matemática : analise de um curso de extensão. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 1, n. 2, maio/ago. 2017. Disponível em: <http://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/412>. Acesso em: 16 jun. 2018.25266136http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10371Os trabalhos publicados pela Revista Educação Matemática Debate estão sob a licença Creative Commons Attribution (CC BY-ND) que permite o compartilhamento do trabalho em qualquer suporte ou formato com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem modificação no original. Fonte: Revista Educação Matemática Debate <http://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 08 jun. 2018.info:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Marileny AparecidaFerreira, Ana Cristinaporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2018-10-16T12:59:58Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/10371Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332018-10-16T12:59:58Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de professores para a inclusão de alunos com deficiência visual nas aulas de matemática : analise de um curso de extensão.
title Formação de professores para a inclusão de alunos com deficiência visual nas aulas de matemática : analise de um curso de extensão.
spellingShingle Formação de professores para a inclusão de alunos com deficiência visual nas aulas de matemática : analise de um curso de extensão.
Martins, Marileny Aparecida
Educação matemática inclusiva
Formação de professores
Deficiência visual
Inclusive mathematics education
Teacher education
title_short Formação de professores para a inclusão de alunos com deficiência visual nas aulas de matemática : analise de um curso de extensão.
title_full Formação de professores para a inclusão de alunos com deficiência visual nas aulas de matemática : analise de um curso de extensão.
title_fullStr Formação de professores para a inclusão de alunos com deficiência visual nas aulas de matemática : analise de um curso de extensão.
title_full_unstemmed Formação de professores para a inclusão de alunos com deficiência visual nas aulas de matemática : analise de um curso de extensão.
title_sort Formação de professores para a inclusão de alunos com deficiência visual nas aulas de matemática : analise de um curso de extensão.
author Martins, Marileny Aparecida
author_facet Martins, Marileny Aparecida
Ferreira, Ana Cristina
author_role author
author2 Ferreira, Ana Cristina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Marileny Aparecida
Ferreira, Ana Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Educação matemática inclusiva
Formação de professores
Deficiência visual
Inclusive mathematics education
Teacher education
topic Educação matemática inclusiva
Formação de professores
Deficiência visual
Inclusive mathematics education
Teacher education
description O presente artigo tem como propósito analisar o potencial de um curso de extensão para o desenvolvimento profissional de professores e futuros professores de Matemática em uma perspectiva inclusiva. Esse estudo, de natureza qualitativa, é um recorte de uma pesquisa de mestrado e se insere no campo da Formação de Professores para uma Educação Matemática Inclusiva e utilizou: observação, questionário, diário de campo, gravações em áudio e vídeo dos encontros e registros produzidos pelos participantes aolongo do curso como fontes para a produção de dados. Os resultados evidenciam que o curso, além de sensibilizar os participantes em relação à Educação Matemática Inclusiva, contribuiu para a mobilização de saberes relacionados ao ensino de Matemática paraalunos com deficiência visual tanto em relação ao conteúdo matemático e sua didática, quanto relacionados à organização da classe e produção de materiais.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2018-10-16T12:59:58Z
2018-10-16T12:59:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MARTINS, M. A.; FERREIRA, A. C. Formação de professores para a inclusão de alunos com deficiência visual nas aulas de matemática : analise de um curso de extensão. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 1, n. 2, maio/ago. 2017. Disponível em: <http://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/412>. Acesso em: 16 jun. 2018.
25266136
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10371
identifier_str_mv MARTINS, M. A.; FERREIRA, A. C. Formação de professores para a inclusão de alunos com deficiência visual nas aulas de matemática : analise de um curso de extensão. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 1, n. 2, maio/ago. 2017. Disponível em: <http://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/412>. Acesso em: 16 jun. 2018.
25266136
url http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10371
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002809582288896