Formação matemática na Licenciatura e prática docente na escola : o caso da unicidade da decomposição em primos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Plínio Cavalcanti
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14615
Resumo: Neste texto discutimos o Teorema Fundamental da Aritmética, tomando como referência as formas como o tema é trabalhado na Educação Básica e nos cursos de Licenciatura em Matemática. Defendemos uma discussão desse tópico, situada no contexto específico do ensino escolar, em ambas as instâncias de trabalho de educação matemática, mas principalmente nos processos de formação inicial do professor. Como contribuição nesse sentido, apresentamos uma demonstração “escolar” da unicidade da decomposição em primos, contrastando a viabilidade de seu ajustamento ao trabalho docente sobre o tema no sexto ano do Ensino Fundamental, com as (im)possibilidades de adaptação de duas demonstrações acadêmicas desse mesmo fato, as quais aparecem frequentemente em livros-texto utilizados em cursos de formação de professores de matemática para a Educação Básica.
id UFOP_e2fa1b8ad97991b70abadcc068339dda
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/14615
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Formação matemática na Licenciatura e prática docente na escola : o caso da unicidade da decomposição em primos.Prospective teacher education and school teaching practice : the case of the uniqueness of prime decomposition.Saber docenteTeorema Fundamental da AritméticaTeachers’ mathematical knowledge.Fundamental Theorem of ArithmeticNeste texto discutimos o Teorema Fundamental da Aritmética, tomando como referência as formas como o tema é trabalhado na Educação Básica e nos cursos de Licenciatura em Matemática. Defendemos uma discussão desse tópico, situada no contexto específico do ensino escolar, em ambas as instâncias de trabalho de educação matemática, mas principalmente nos processos de formação inicial do professor. Como contribuição nesse sentido, apresentamos uma demonstração “escolar” da unicidade da decomposição em primos, contrastando a viabilidade de seu ajustamento ao trabalho docente sobre o tema no sexto ano do Ensino Fundamental, com as (im)possibilidades de adaptação de duas demonstrações acadêmicas desse mesmo fato, as quais aparecem frequentemente em livros-texto utilizados em cursos de formação de professores de matemática para a Educação Básica.We discuss the way the Fundamental Theorem of Arithmetic is dealt with in school teaching as compared to the correspondent way this topic is examined in (Brazilian) Math Teacher Education. We argue that it is viable, as well as manageable, to develop a situated (in the school teaching context) discussion of the uniqueness of prime decomposition of natural numbers, both in Mathematics Teacher Education Programs and in the school itself, where this issue is essentially ignored. As a contribution, we present a “school” proof of the uniqueness of prime decomposition in the set of natural numbers, contrasting the possibilities of adapting it to the teaching of mathematics in sixth-grade classes, with the (im)possibilities of adjusting two academic proofs, often presented in textbooks used in Math Teacher Education courses in Brazil.2022-03-03T18:30:44Z2022-03-03T18:30:44Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMOREIRA, P. C. Formação matemática na Licenciatura e prática docente na escola: o caso da unicidade da decomposição em primos. Hipátia - Revista Brasileira de História, Educação e Matemática, v. 5, p. 230-245, 2020. Disponível em: <https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/hipatia/article/view/1631>. Acesso em: 25 ago. 2021.2526-2386http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14615Os trabalhos publicados no periódico Hipátia - Revista Brasileira de História, Educação e Matemática estão sob uma Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. Fonte: Hipátia <https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/hipatia/about/submissions#authorGuidelines>. Acesso em 01 ago. 2020.info:eu-repo/semantics/openAccessMoreira, Plínio Cavalcantiporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2022-03-03T18:30:52Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/14615Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332022-03-03T18:30:52Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação matemática na Licenciatura e prática docente na escola : o caso da unicidade da decomposição em primos.
Prospective teacher education and school teaching practice : the case of the uniqueness of prime decomposition.
title Formação matemática na Licenciatura e prática docente na escola : o caso da unicidade da decomposição em primos.
spellingShingle Formação matemática na Licenciatura e prática docente na escola : o caso da unicidade da decomposição em primos.
Moreira, Plínio Cavalcanti
Saber docente
Teorema Fundamental da Aritmética
Teachers’ mathematical knowledge.
Fundamental Theorem of Arithmetic
title_short Formação matemática na Licenciatura e prática docente na escola : o caso da unicidade da decomposição em primos.
title_full Formação matemática na Licenciatura e prática docente na escola : o caso da unicidade da decomposição em primos.
title_fullStr Formação matemática na Licenciatura e prática docente na escola : o caso da unicidade da decomposição em primos.
title_full_unstemmed Formação matemática na Licenciatura e prática docente na escola : o caso da unicidade da decomposição em primos.
title_sort Formação matemática na Licenciatura e prática docente na escola : o caso da unicidade da decomposição em primos.
author Moreira, Plínio Cavalcanti
author_facet Moreira, Plínio Cavalcanti
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Plínio Cavalcanti
dc.subject.por.fl_str_mv Saber docente
Teorema Fundamental da Aritmética
Teachers’ mathematical knowledge.
Fundamental Theorem of Arithmetic
topic Saber docente
Teorema Fundamental da Aritmética
Teachers’ mathematical knowledge.
Fundamental Theorem of Arithmetic
description Neste texto discutimos o Teorema Fundamental da Aritmética, tomando como referência as formas como o tema é trabalhado na Educação Básica e nos cursos de Licenciatura em Matemática. Defendemos uma discussão desse tópico, situada no contexto específico do ensino escolar, em ambas as instâncias de trabalho de educação matemática, mas principalmente nos processos de formação inicial do professor. Como contribuição nesse sentido, apresentamos uma demonstração “escolar” da unicidade da decomposição em primos, contrastando a viabilidade de seu ajustamento ao trabalho docente sobre o tema no sexto ano do Ensino Fundamental, com as (im)possibilidades de adaptação de duas demonstrações acadêmicas desse mesmo fato, as quais aparecem frequentemente em livros-texto utilizados em cursos de formação de professores de matemática para a Educação Básica.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2022-03-03T18:30:44Z
2022-03-03T18:30:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MOREIRA, P. C. Formação matemática na Licenciatura e prática docente na escola: o caso da unicidade da decomposição em primos. Hipátia - Revista Brasileira de História, Educação e Matemática, v. 5, p. 230-245, 2020. Disponível em: <https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/hipatia/article/view/1631>. Acesso em: 25 ago. 2021.
2526-2386
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14615
identifier_str_mv MOREIRA, P. C. Formação matemática na Licenciatura e prática docente na escola: o caso da unicidade da decomposição em primos. Hipátia - Revista Brasileira de História, Educação e Matemática, v. 5, p. 230-245, 2020. Disponível em: <https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/hipatia/article/view/1631>. Acesso em: 25 ago. 2021.
2526-2386
url http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14615
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002801420173312