Motivação e identidade de estudantes da rede pública para o aprendizado de língua inglesa.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Fernanda Ferreira de Araújo
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/13103
Resumo: Programa de Pós-Graduação em Letras. Departamento de Letras, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
id UFOP_f6c90c5d80c6ec6e88b8e51f58e16c91
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/13103
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Motivação e identidade de estudantes da rede pública para o aprendizado de língua inglesa.Motivação na educaçãoLíngua inglesa - estudo e ensinoLinguística aplicadaAprendizagemPrograma de Pós-Graduação em Letras. Departamento de Letras, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.Esta pesquisa de mestrado intitulada “Motivação e identidade de estudantes da rede pública para o aprendizado de língua inglesa” analisa a motivação e a identidade dos estudantes dos 6 º e 9º ano do Ensino Fundamental, moradores da cidade da região dos Inconfidentes. Pretendeu-se compreender o aprendizado da Língua Inglesa no ambiente escolar por meio do uso de instrumentos de pesquisa, dentre eles, questionários, entrevistas semiestruturadas e narrativas visuais, que foram elaboradas pelos discentes em seu ambiente de estudo. Buscou-se com a aferição e análise destes instrumentos, o entendimento de quais seriam os fatores determinantes para a motivação e a desmotivação dos discentes em sala de aula, bem como, a percepção de suas identidades como estudantes de Língua Inglesa, ampliando-se, assim, a compreensão das características da aprendizagem de Língua Inglesa em sala de aula. A análise dos fatores motivacionais destes estudantes foi feita com base nas teorias da motivação relacionadas à Linguística Aplicada, principalmente Dörnyei (1994) (2005) (2011), Oxford e Shearin (1994), Norton, Boni (2000), Gardner (2001), com a utilização de alguns procedimentos da análise do discurso, e com procedimentos da análise das narrativas visuais, para que, desse modo, a pesquisadora pudesse estimular o debate sobre quais seriam os fatores fundamentais ao fomento da aprendizagem e à manutenção do interesse e, consequentemente, propiciar uma maior permanência dos discentes em salas de aulas potencializando-se assim o aprendizado, esta analise final baseou-se em categorias que relacionou dizeres dos participantes, narrativas visuais elaboradas com a teoria base deste estudo.This master’s research entitled “Motivation and identity of public school students for learning English” analyzes the motivation and identity of students in the 6th and 9th grades of elementary school, living in a city of the Region of Inconfidentes. It was intended to understand the learning of the English language in the school environment through the use of research instruments, among them, questionnaires, semistructured interviews and visual narratives, which were elaborated by the students in their study environment in a public school. With the measurement and analysis of these instruments, we sought to understand what would be the determining factors for the motivation and demotivation of students in the classroom, as well as the perception of their identities as English language students, expanding, thus, understanding the characteristics of English language learning in the classroom. The analysis of the motivational factors of these students was based on the theories of motivation related to Applied Linguistics, with the use of discourse analysis procedures, and with procedures for the analysis of visual narratives, so that, the researcher could stimulate the debate on what would be the fundamental factors for the promotion of learning and the maintenance of interest and, consequently, provide a greater permanence of students in classrooms, thus enhancing learning.Sól, Vanderlice dos Santos AndradeSól, Vanderlice dos Santos AndradeGonçalves, José Luiz Vila RealOliveira, Natalia Fontes deRibeiro, Fernanda Ferreira de Araújo2021-02-18T19:54:12Z2021-02-18T19:54:12Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRIBEIRO, Fernanda Ferreira de Araújo. Motivação e identidade de estudantes da rede pública para o aprendizado de língua inglesa. 2020. 113 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2020.http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/13103Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 11/02/2021 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite a adaptação.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2021-02-18T19:54:12Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/13103Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332021-02-18T19:54:12Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Motivação e identidade de estudantes da rede pública para o aprendizado de língua inglesa.
title Motivação e identidade de estudantes da rede pública para o aprendizado de língua inglesa.
spellingShingle Motivação e identidade de estudantes da rede pública para o aprendizado de língua inglesa.
Ribeiro, Fernanda Ferreira de Araújo
Motivação na educação
Língua inglesa - estudo e ensino
Linguística aplicada
Aprendizagem
title_short Motivação e identidade de estudantes da rede pública para o aprendizado de língua inglesa.
title_full Motivação e identidade de estudantes da rede pública para o aprendizado de língua inglesa.
title_fullStr Motivação e identidade de estudantes da rede pública para o aprendizado de língua inglesa.
title_full_unstemmed Motivação e identidade de estudantes da rede pública para o aprendizado de língua inglesa.
title_sort Motivação e identidade de estudantes da rede pública para o aprendizado de língua inglesa.
author Ribeiro, Fernanda Ferreira de Araújo
author_facet Ribeiro, Fernanda Ferreira de Araújo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sól, Vanderlice dos Santos Andrade
Sól, Vanderlice dos Santos Andrade
Gonçalves, José Luiz Vila Real
Oliveira, Natalia Fontes de
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Fernanda Ferreira de Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv Motivação na educação
Língua inglesa - estudo e ensino
Linguística aplicada
Aprendizagem
topic Motivação na educação
Língua inglesa - estudo e ensino
Linguística aplicada
Aprendizagem
description Programa de Pós-Graduação em Letras. Departamento de Letras, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2021-02-18T19:54:12Z
2021-02-18T19:54:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RIBEIRO, Fernanda Ferreira de Araújo. Motivação e identidade de estudantes da rede pública para o aprendizado de língua inglesa. 2020. 113 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2020.
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/13103
identifier_str_mv RIBEIRO, Fernanda Ferreira de Araújo. Motivação e identidade de estudantes da rede pública para o aprendizado de língua inglesa. 2020. 113 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2020.
url http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/13103
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002822486065152