A consciência do diretor teatral e suas relações criativas no trabalho com o/a ator/atriz : percepções a partir do processo de criação do espetáculo cênico Habemus Corpus.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sarto, Luiz Carlos Costa
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9244
Resumo: Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.
id UFOP_f7f2e2a1afa22477d70872efbe8e0128
oai_identifier_str oai:localhost:123456789/9244
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Sarto, Luiz Carlos CostaOliveira, Rogério Santos deMencarelli, Fernando AntonioPeretta, Éden SilvaOliveira, Rogério Santos de2018-01-04T16:20:25Z2018-01-04T16:20:25Z2016SARTO, Luiz Carlos Costa. A consciência do diretor teatral e suas relações criativas no trabalho com o/a ator/atriz: percepções a partir do processo de criação do espetáculo cênico Habemus Corpus. 2016. 153 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2016.http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9244Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.Esta dissertação propõe investigar a constituição do papel do diretor teatral a partir das funções desenvolvidas no estabelecimento de processos de criação cênica. Tendo como ponto de partida a percepção acerca do próprio fazer como diretor teatral, analisa-se as fases técnicas-criativas e as ferramentas envolvidas na condução, pro- vocação e composição do processo de criação do espetáculo Habemus Corpus. Para tanto, atem-se na análise dos pontos que, ao longo do processo, mostraram-se fun- damentais para este fazer: as ferramentas de trabalho técnica-criativas propostas para as atrizes e os atores; a percepção do espaço de ensaio como lugar teatral, de onde se provoca ações e relações criativas; as práticas técnicas de criação cênica, especí- ficas para a composição do espetáculo; as ideias iniciais de construção processual que estabeleci junto às atrizes e atores; e a construção de materiais criativos utilizados na composição do espetáculo.This dissertation proposes to investigate the role of theater director from the functions developed in the establishment of scenic creation processes. Having as starting point the perception about my own doing as theater director examine the technical creative phases and tools involved in conducting, provocation and composition of the process of creating the show Habemus Corpus. In this way bind me to the analysis of the points that, throughout the process, proved to be fundamental for this do: work tools creative technical proposals for the actresses and actors; the perception of the theatre as re- hearsal space, where it can cause actions and creative relations; scenic creation tech- niques practices, specific to the composition of the show; the initial ideas of procedural construction that I have established with the actresses and actors; and the construction of creative materials used in the composition of the show.Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 20/12/2017 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.info:eu-repo/semantics/openAccessDiretores e produtores de teatroCriaçãoAtoresPercepçãoA consciência do diretor teatral e suas relações criativas no trabalho com o/a ator/atriz : percepções a partir do processo de criação do espetáculo cênico Habemus Corpus.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOPLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8924http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/9244/5/license.txt62604f8d955274beb56c80ce1ee5dcaeMD55CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/9244/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/9244/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/9244/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54ORIGINALDISSERTAÇÃO_ConsciênciaDiretorTeatral.pdfDISSERTAÇÃO_ConsciênciaDiretorTeatral.pdfapplication/pdf1517281http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/9244/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O_Consci%c3%aanciaDiretorTeatral.pdf2196c54545c4a85d20e0f279d785e529MD51123456789/92442020-02-20 10:37:01.403oai:localhost: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ório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332020-02-20T15:37:01Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A consciência do diretor teatral e suas relações criativas no trabalho com o/a ator/atriz : percepções a partir do processo de criação do espetáculo cênico Habemus Corpus.
title A consciência do diretor teatral e suas relações criativas no trabalho com o/a ator/atriz : percepções a partir do processo de criação do espetáculo cênico Habemus Corpus.
spellingShingle A consciência do diretor teatral e suas relações criativas no trabalho com o/a ator/atriz : percepções a partir do processo de criação do espetáculo cênico Habemus Corpus.
Sarto, Luiz Carlos Costa
Diretores e produtores de teatro
Criação
Atores
Percepção
title_short A consciência do diretor teatral e suas relações criativas no trabalho com o/a ator/atriz : percepções a partir do processo de criação do espetáculo cênico Habemus Corpus.
title_full A consciência do diretor teatral e suas relações criativas no trabalho com o/a ator/atriz : percepções a partir do processo de criação do espetáculo cênico Habemus Corpus.
title_fullStr A consciência do diretor teatral e suas relações criativas no trabalho com o/a ator/atriz : percepções a partir do processo de criação do espetáculo cênico Habemus Corpus.
title_full_unstemmed A consciência do diretor teatral e suas relações criativas no trabalho com o/a ator/atriz : percepções a partir do processo de criação do espetáculo cênico Habemus Corpus.
title_sort A consciência do diretor teatral e suas relações criativas no trabalho com o/a ator/atriz : percepções a partir do processo de criação do espetáculo cênico Habemus Corpus.
author Sarto, Luiz Carlos Costa
author_facet Sarto, Luiz Carlos Costa
author_role author
dc.contributor.referee.pt_BR.fl_str_mv Oliveira, Rogério Santos de
Mencarelli, Fernando Antonio
Peretta, Éden Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Sarto, Luiz Carlos Costa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Rogério Santos de
contributor_str_mv Oliveira, Rogério Santos de
dc.subject.por.fl_str_mv Diretores e produtores de teatro
Criação
Atores
Percepção
topic Diretores e produtores de teatro
Criação
Atores
Percepção
description Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-01-04T16:20:25Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-01-04T16:20:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SARTO, Luiz Carlos Costa. A consciência do diretor teatral e suas relações criativas no trabalho com o/a ator/atriz: percepções a partir do processo de criação do espetáculo cênico Habemus Corpus. 2016. 153 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9244
identifier_str_mv SARTO, Luiz Carlos Costa. A consciência do diretor teatral e suas relações criativas no trabalho com o/a ator/atriz: percepções a partir do processo de criação do espetáculo cênico Habemus Corpus. 2016. 153 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2016.
url http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9244
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
bitstream.url.fl_str_mv http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/9244/5/license.txt
http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/9244/2/license_url
http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/9244/3/license_text
http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/9244/4/license_rdf
http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/9244/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O_Consci%c3%aanciaDiretorTeatral.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 62604f8d955274beb56c80ce1ee5dcae
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
2196c54545c4a85d20e0f279d785e529
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1801685724543582208