Considerações sobre o ensino de equações diferenciais ordinárias a partir de algumas pesquisas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Sebastião Aparecido de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Reis, Frederico da Silva, Laudares, João Bosco
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17414
https://doi.org/10.34117/bjdv8n1-124
Resumo: O presente artigo apresenta algumas considerações sobre o ensino de Equações Diferenciais Ordinárias, a partir de algumas pesquisas realizadas à luz da Educação Matemática no Ensino Superior. A metodologia de pesquisa foi delineada por meio de um levantamento bibliográfico focado em um conjunto de Dissertações de Mestrado que foram detalhadas, destacando-se o tema de investigação, o referencial teórico-bibliográfico, a metodologia de pesquisa e as principais contribuições para a pesquisa vigente sobre o ensino de Equações Diferenciais Ordinárias. As conclusões do artigo a partir do levantamento bibliográfico realizado apontam que: o ensino de Equações Diferenciais Ordinárias tem se caracterizado por um enfoque nas regras e fórmulas de resolução, com predomínio do algebrismo e algoritmização à interpretação e aplicação; a metodologia de resolução de exercícios tem se sobressaído em relação à metodologia de resolução de problemas no ensino de Equações Diferenciais Ordinárias; a exploração de fenômenos físicos por meio de atividades didáticas pode contribuir ricamente para a interpretação de Equações Diferenciais Ordinárias; a utilização da Modelagem no ensino de Equações Diferenciais Ordinárias tem se configurado como uma alternativa metodológica a ser considerada por professores-pesquisadores comprometidos com a aprendizagem de seus alunos.
id UFOP_f868165f7e840c24126cbfcacc5f9600
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/17414
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Considerações sobre o ensino de equações diferenciais ordinárias a partir de algumas pesquisas.Considerations on teaching ordinary differential equations from some research.Levantamento bibliográficoEducação matemática no ensino superiorO presente artigo apresenta algumas considerações sobre o ensino de Equações Diferenciais Ordinárias, a partir de algumas pesquisas realizadas à luz da Educação Matemática no Ensino Superior. A metodologia de pesquisa foi delineada por meio de um levantamento bibliográfico focado em um conjunto de Dissertações de Mestrado que foram detalhadas, destacando-se o tema de investigação, o referencial teórico-bibliográfico, a metodologia de pesquisa e as principais contribuições para a pesquisa vigente sobre o ensino de Equações Diferenciais Ordinárias. As conclusões do artigo a partir do levantamento bibliográfico realizado apontam que: o ensino de Equações Diferenciais Ordinárias tem se caracterizado por um enfoque nas regras e fórmulas de resolução, com predomínio do algebrismo e algoritmização à interpretação e aplicação; a metodologia de resolução de exercícios tem se sobressaído em relação à metodologia de resolução de problemas no ensino de Equações Diferenciais Ordinárias; a exploração de fenômenos físicos por meio de atividades didáticas pode contribuir ricamente para a interpretação de Equações Diferenciais Ordinárias; a utilização da Modelagem no ensino de Equações Diferenciais Ordinárias tem se configurado como uma alternativa metodológica a ser considerada por professores-pesquisadores comprometidos com a aprendizagem de seus alunos.The present article presents some considerations about teaching Ordinary Differential Equations, based on some research carried out in the light of Mathematics Education in Higher Education. The research methodology was outlined by means of a bibliographical survey focused on a set of Master's Theses that were detailed, highlighting the theme of investigation, the theoretical and bibliographical reference, the research methodology and the main contributions to current research on the teaching of Ordinary Differential Equations. The conclusions of the article based on the bibliographical survey carried out point out that the teaching of Ordinary Differential Equations has been characterized by a focus on solving rules and formulas, with a predominance of algebraism and algorithmization over interpretation and application; the exercise-solving methodology has excelled over the problem-solving methodology in the teaching of Ordinary Differential Equations; the exploration of physical phenomena through didactic activities can contribute richly to the interpretation of Ordinary Differential Equations; the use of modeling in the teaching of Ordinary Differential Equations has been configured as a methodological alternative to be considered by teacher-researchers committed to the learning of their students.2023-09-12T17:36:09Z2023-09-12T17:36:09Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfARAÚJO, S. A. de; REIS, F. da S.; LAUDARES, J. B. Considerações sobre o ensino de equações diferenciais ordinárias a partir de algumas pesquisas. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 8, n. 1, p.1838-1949, jan. 2022. Disponível em: <https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/42437>. Acesso em: 06 jul. 2023.2525-8761http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17414https://doi.org/10.34117/bjdv8n1-124O periódico Brazilian Journal of Development permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <http://diadorim.ibict.br/handle/1/1253>. Acesso em: 19 maio 2022.info:eu-repo/semantics/openAccessAraújo, Sebastião Aparecido deReis, Frederico da SilvaLaudares, João Boscoporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2023-09-12T17:36:18Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/17414Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332023-09-12T17:36:18Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Considerações sobre o ensino de equações diferenciais ordinárias a partir de algumas pesquisas.
Considerations on teaching ordinary differential equations from some research.
title Considerações sobre o ensino de equações diferenciais ordinárias a partir de algumas pesquisas.
spellingShingle Considerações sobre o ensino de equações diferenciais ordinárias a partir de algumas pesquisas.
Araújo, Sebastião Aparecido de
Levantamento bibliográfico
Educação matemática no ensino superior
title_short Considerações sobre o ensino de equações diferenciais ordinárias a partir de algumas pesquisas.
title_full Considerações sobre o ensino de equações diferenciais ordinárias a partir de algumas pesquisas.
title_fullStr Considerações sobre o ensino de equações diferenciais ordinárias a partir de algumas pesquisas.
title_full_unstemmed Considerações sobre o ensino de equações diferenciais ordinárias a partir de algumas pesquisas.
title_sort Considerações sobre o ensino de equações diferenciais ordinárias a partir de algumas pesquisas.
author Araújo, Sebastião Aparecido de
author_facet Araújo, Sebastião Aparecido de
Reis, Frederico da Silva
Laudares, João Bosco
author_role author
author2 Reis, Frederico da Silva
Laudares, João Bosco
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Sebastião Aparecido de
Reis, Frederico da Silva
Laudares, João Bosco
dc.subject.por.fl_str_mv Levantamento bibliográfico
Educação matemática no ensino superior
topic Levantamento bibliográfico
Educação matemática no ensino superior
description O presente artigo apresenta algumas considerações sobre o ensino de Equações Diferenciais Ordinárias, a partir de algumas pesquisas realizadas à luz da Educação Matemática no Ensino Superior. A metodologia de pesquisa foi delineada por meio de um levantamento bibliográfico focado em um conjunto de Dissertações de Mestrado que foram detalhadas, destacando-se o tema de investigação, o referencial teórico-bibliográfico, a metodologia de pesquisa e as principais contribuições para a pesquisa vigente sobre o ensino de Equações Diferenciais Ordinárias. As conclusões do artigo a partir do levantamento bibliográfico realizado apontam que: o ensino de Equações Diferenciais Ordinárias tem se caracterizado por um enfoque nas regras e fórmulas de resolução, com predomínio do algebrismo e algoritmização à interpretação e aplicação; a metodologia de resolução de exercícios tem se sobressaído em relação à metodologia de resolução de problemas no ensino de Equações Diferenciais Ordinárias; a exploração de fenômenos físicos por meio de atividades didáticas pode contribuir ricamente para a interpretação de Equações Diferenciais Ordinárias; a utilização da Modelagem no ensino de Equações Diferenciais Ordinárias tem se configurado como uma alternativa metodológica a ser considerada por professores-pesquisadores comprometidos com a aprendizagem de seus alunos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-09-12T17:36:09Z
2023-09-12T17:36:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ARAÚJO, S. A. de; REIS, F. da S.; LAUDARES, J. B. Considerações sobre o ensino de equações diferenciais ordinárias a partir de algumas pesquisas. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 8, n. 1, p.1838-1949, jan. 2022. Disponível em: <https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/42437>. Acesso em: 06 jul. 2023.
2525-8761
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17414
https://doi.org/10.34117/bjdv8n1-124
identifier_str_mv ARAÚJO, S. A. de; REIS, F. da S.; LAUDARES, J. B. Considerações sobre o ensino de equações diferenciais ordinárias a partir de algumas pesquisas. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 8, n. 1, p.1838-1949, jan. 2022. Disponível em: <https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/42437>. Acesso em: 06 jul. 2023.
2525-8761
url http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17414
https://doi.org/10.34117/bjdv8n1-124
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002857812590592