Competency management in Brazil : a multi-case study.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFOP |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9736 |
Resumo: | Uma grande parcela das organizações contemporâneas está inserida em um ambiente altamente competitivo e dinâmico, trazendo aos gestores o desafio de repensarem estratégias organizacionais e modelos gerenciais. Neste contexto, a gestão por competências surge como um promissor modelo capaz de atrelar os processos de gestão de pessoas à estratégia do negócio. Por isso, a presente pesquisa teve como objetivo analisar os modelos de gestão por competências implantados por organizações de grande porte no Brasil. Foram realizados três estudos de casos, abrangendo os setores de bebidas, químico e siderúrgico, e, em seguida, conduziu-se uma análise comparativa. A partir dos resultados obtidos, constatou-se a importância de alinhar valores e estratégias organizacionais ao modelo de competências definido; utilizar o feedback como ferramenta de desenvolvimento humano; e implantar uma estrutura de carreira em Y e horizontalizada. As contribuições da presente pesquisa são percebidas em dois distintos ambientes. Primeiramente, em âmbito empresarial, tem-se o potencial de contribuir no intuito de reduzir as dificuldades experimentadas por diversas organizações ao tentarem implantar um modelo de gestão por competências, que muitas vezes utilizam práticas que não condizem com tal sistema e mantêm processos de gestão de pessoas não alinhados à estratégia do negócio. Adicionalmente, no que se refere à ciência administrativa, a realização deste estudo contribui para mitigar a lacuna teórica em torno do tema investigado. |
id |
UFOP_f95ed07dbf38e8822d37f20222f0a2fe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:123456789/9736 |
network_acronym_str |
UFOP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFOP |
repository_id_str |
3233 |
spelling |
Ceribeli, Harrison BachionMaciel, Gustavo NunesGuilarducci, Camila Alves2018-03-26T13:38:43Z2018-03-26T13:38:43Z201721798834http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9736Uma grande parcela das organizações contemporâneas está inserida em um ambiente altamente competitivo e dinâmico, trazendo aos gestores o desafio de repensarem estratégias organizacionais e modelos gerenciais. Neste contexto, a gestão por competências surge como um promissor modelo capaz de atrelar os processos de gestão de pessoas à estratégia do negócio. Por isso, a presente pesquisa teve como objetivo analisar os modelos de gestão por competências implantados por organizações de grande porte no Brasil. Foram realizados três estudos de casos, abrangendo os setores de bebidas, químico e siderúrgico, e, em seguida, conduziu-se uma análise comparativa. A partir dos resultados obtidos, constatou-se a importância de alinhar valores e estratégias organizacionais ao modelo de competências definido; utilizar o feedback como ferramenta de desenvolvimento humano; e implantar uma estrutura de carreira em Y e horizontalizada. As contribuições da presente pesquisa são percebidas em dois distintos ambientes. Primeiramente, em âmbito empresarial, tem-se o potencial de contribuir no intuito de reduzir as dificuldades experimentadas por diversas organizações ao tentarem implantar um modelo de gestão por competências, que muitas vezes utilizam práticas que não condizem com tal sistema e mantêm processos de gestão de pessoas não alinhados à estratégia do negócio. Adicionalmente, no que se refere à ciência administrativa, a realização deste estudo contribui para mitigar a lacuna teórica em torno do tema investigado.A large part of the contemporary organizations is inserted in a highly competitive and dynamic environment, bringing to the managers the challenge of rethinking organizational strategies and management models. In this context, competency management emerges as a promising model capable of linking people management processes to business strategy. Therefore, the present research had as objective to analyze the models of competency management implemented by large organizations in Brazil. Three case studies were carried out, comprising beverage, chemical and steel industries, and then a comparative analysis was performed. From the obtained results, it was verified the importance of aligning values and organizational strategies to the defined competency model; use feedback as a human development tool; and implement a horizontal and in Y career structure. The contributions of the present research are perceived in two different environments. Firstly, in the business sphere, it has the potential to contribute in order to reduce the difficulties experienced by various organizations when trying to adopt competency management, which often use practices that do not fit with this system and maintain human resources management processes not aligned with the business strategy. Additionally, regarding the administrative science, the accomplishment of this study contributes to mitigate the theoretical gap around the researched topic.CERIBELI, H. B.; MACIEL, G. N.; GUILARDUCCI, C. A. Competency management in Brazil : a multi-case study. REUNA, v. 22, p. 20-39, 2017. Disponível em: <http://revistas.una.br/index.php/reuna/article/view/941>. Acesso em: 02 fev. 2018.Os trabalhos publicados pela revista REUNA estão licenciados sob uma licença Creative Commons Attribution 3.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. Fonte: Revista Reuna <http://revistas.una.br/index.php/reuna/index>. Acesso em: 08 fev. 2018.info:eu-repo/semantics/openAccessCompetency modelCritical human skillsStrategic human resources managementCompetency management in Brazil : a multi-case study.Gestão por competências no Brasil : um estudo multicasos.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleengreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOPLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8924http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/9736/2/license.txt62604f8d955274beb56c80ce1ee5dcaeMD52ORIGINALARTIGO_CompetencyManagementBrazil.pdfARTIGO_CompetencyManagementBrazil.pdfapplication/pdf161965http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/9736/1/ARTIGO_CompetencyManagementBrazil.pdfa26c9010005cef378deab66b8eace0a4MD51123456789/97362019-02-06 10:09:33.806oai:localhost: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ório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332019-02-06T15:09:33Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Competency management in Brazil : a multi-case study. |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Gestão por competências no Brasil : um estudo multicasos. |
title |
Competency management in Brazil : a multi-case study. |
spellingShingle |
Competency management in Brazil : a multi-case study. Ceribeli, Harrison Bachion Competency model Critical human skills Strategic human resources management |
title_short |
Competency management in Brazil : a multi-case study. |
title_full |
Competency management in Brazil : a multi-case study. |
title_fullStr |
Competency management in Brazil : a multi-case study. |
title_full_unstemmed |
Competency management in Brazil : a multi-case study. |
title_sort |
Competency management in Brazil : a multi-case study. |
author |
Ceribeli, Harrison Bachion |
author_facet |
Ceribeli, Harrison Bachion Maciel, Gustavo Nunes Guilarducci, Camila Alves |
author_role |
author |
author2 |
Maciel, Gustavo Nunes Guilarducci, Camila Alves |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ceribeli, Harrison Bachion Maciel, Gustavo Nunes Guilarducci, Camila Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competency model Critical human skills Strategic human resources management |
topic |
Competency model Critical human skills Strategic human resources management |
description |
Uma grande parcela das organizações contemporâneas está inserida em um ambiente altamente competitivo e dinâmico, trazendo aos gestores o desafio de repensarem estratégias organizacionais e modelos gerenciais. Neste contexto, a gestão por competências surge como um promissor modelo capaz de atrelar os processos de gestão de pessoas à estratégia do negócio. Por isso, a presente pesquisa teve como objetivo analisar os modelos de gestão por competências implantados por organizações de grande porte no Brasil. Foram realizados três estudos de casos, abrangendo os setores de bebidas, químico e siderúrgico, e, em seguida, conduziu-se uma análise comparativa. A partir dos resultados obtidos, constatou-se a importância de alinhar valores e estratégias organizacionais ao modelo de competências definido; utilizar o feedback como ferramenta de desenvolvimento humano; e implantar uma estrutura de carreira em Y e horizontalizada. As contribuições da presente pesquisa são percebidas em dois distintos ambientes. Primeiramente, em âmbito empresarial, tem-se o potencial de contribuir no intuito de reduzir as dificuldades experimentadas por diversas organizações ao tentarem implantar um modelo de gestão por competências, que muitas vezes utilizam práticas que não condizem com tal sistema e mantêm processos de gestão de pessoas não alinhados à estratégia do negócio. Adicionalmente, no que se refere à ciência administrativa, a realização deste estudo contribui para mitigar a lacuna teórica em torno do tema investigado. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-03-26T13:38:43Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-03-26T13:38:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9736 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
21798834 |
identifier_str_mv |
21798834 |
url |
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9736 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CERIBELI, H. B.; MACIEL, G. N.; GUILARDUCCI, C. A. Competency management in Brazil : a multi-case study. REUNA, v. 22, p. 20-39, 2017. Disponível em: <http://revistas.una.br/index.php/reuna/article/view/941>. Acesso em: 02 fev. 2018. |
publisher.none.fl_str_mv |
CERIBELI, H. B.; MACIEL, G. N.; GUILARDUCCI, C. A. Competency management in Brazil : a multi-case study. REUNA, v. 22, p. 20-39, 2017. Disponível em: <http://revistas.una.br/index.php/reuna/article/view/941>. Acesso em: 02 fev. 2018. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFOP instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) instacron:UFOP |
instname_str |
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
instacron_str |
UFOP |
institution |
UFOP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFOP |
collection |
Repositório Institucional da UFOP |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/9736/2/license.txt http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/9736/1/ARTIGO_CompetencyManagementBrazil.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
62604f8d955274beb56c80ce1ee5dcae a26c9010005cef378deab66b8eace0a4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufop.edu.br |
_version_ |
1801685755409465344 |