Quando os educandos transformam uma sequência didática em um ator-rede. Movimentos de translação entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente na educação de jovens e adultos.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFOP |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8978 |
Resumo: | O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada em uma aula na modalidade educação de jovens e adultos (EJA). A aula faz parte de uma sequência didática sobre as controvérsias em torno da proposta do antropoceno como uma nova idade geológica. Nossa intenção foi utilizar o conceito de antropoceno como um nexo capaz de congregar os componentes ciência, tecnologia, sociedade e ambiente e, deste modo, contextualizar os conteúdos científicos para os educandos da EJA. A análise mostrou que, a partir da aula sobre história da Terra e da vida na Terra, esta é uma experiência didática capaz de caracterizar algumas especificidades dos educandos e das aulas na EJA. Ao final, propomos entender estas aulas mais como um ator-rede do que como um acontecimento linear. Deixamos ainda algumas questões que necessitam de aprofundamento e desdobramentos. |
id |
UFOP_fc732902cacb07bd927b049204e6b3e3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufop.br:123456789/8978 |
network_acronym_str |
UFOP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFOP |
repository_id_str |
3233 |
spelling |
Quando os educandos transformam uma sequência didática em um ator-rede. Movimentos de translação entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente na educação de jovens e adultos.When students become a didactic sequence in an actor-network. Translations between science, technology, society and environment in youth's and adult's education.Ensino de ciênciasEducação de jovens e adultosAntropocenoTeoria ator-redeO artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada em uma aula na modalidade educação de jovens e adultos (EJA). A aula faz parte de uma sequência didática sobre as controvérsias em torno da proposta do antropoceno como uma nova idade geológica. Nossa intenção foi utilizar o conceito de antropoceno como um nexo capaz de congregar os componentes ciência, tecnologia, sociedade e ambiente e, deste modo, contextualizar os conteúdos científicos para os educandos da EJA. A análise mostrou que, a partir da aula sobre história da Terra e da vida na Terra, esta é uma experiência didática capaz de caracterizar algumas especificidades dos educandos e das aulas na EJA. Ao final, propomos entender estas aulas mais como um ator-rede do que como um acontecimento linear. Deixamos ainda algumas questões que necessitam de aprofundamento e desdobramentos.In this paper we present the results of a research conducted on an education of adults and youths class which was part of a didactic sequence about the controversies of the anthropocene as a new geological age. Our intention was to use the anthropocene concept as a nexus able of assembling the science, technology, society and environment components. By that, we were able to contextualize scientific content for the students. Our analysis showed, from the History of Earth and life on Earth lesson, that this is a successful learning experience. More than that, we were able to characterize some of the student's specificities. At the end, we propose to understand this lesson more like an actor-network rather than a linear event and discuss some topics that need deepening and unfolding.2017-10-19T11:45:02Z2017-10-19T11:45:02Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCOUTINHO, F. A. et al. Quando os educandos transformam uma sequência didática em um ator-rede. Movimentos de translação entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente na educação de jovens e adultos. Experiências em Ensino de Ciências, v. 11, p. 178-193, 2016. Disponível em: <http://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID328/v11_n3_a2016.pdf>. Acesso em: 25 ago. 2017.1982-2413http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8978O periódico Experiências em Ensino de Ciências permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/807>. Acesso em: 12 dez. 2019.info:eu-repo/semantics/openAccessCoutinho, Francisco ÂngeloSantos, Victor Marcondes de FreitasAmaral, Ana Cláudia ReisSantos, Magno Inácio dosSilva, Fábio Augusto Rodrigues eSilva, Analise de Jesus daporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2020-03-10T14:55:03Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/8978Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332020-03-10T14:55:03Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Quando os educandos transformam uma sequência didática em um ator-rede. Movimentos de translação entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente na educação de jovens e adultos. When students become a didactic sequence in an actor-network. Translations between science, technology, society and environment in youth's and adult's education. |
title |
Quando os educandos transformam uma sequência didática em um ator-rede. Movimentos de translação entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente na educação de jovens e adultos. |
spellingShingle |
Quando os educandos transformam uma sequência didática em um ator-rede. Movimentos de translação entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente na educação de jovens e adultos. Coutinho, Francisco Ângelo Ensino de ciências Educação de jovens e adultos Antropoceno Teoria ator-rede |
title_short |
Quando os educandos transformam uma sequência didática em um ator-rede. Movimentos de translação entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente na educação de jovens e adultos. |
title_full |
Quando os educandos transformam uma sequência didática em um ator-rede. Movimentos de translação entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente na educação de jovens e adultos. |
title_fullStr |
Quando os educandos transformam uma sequência didática em um ator-rede. Movimentos de translação entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente na educação de jovens e adultos. |
title_full_unstemmed |
Quando os educandos transformam uma sequência didática em um ator-rede. Movimentos de translação entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente na educação de jovens e adultos. |
title_sort |
Quando os educandos transformam uma sequência didática em um ator-rede. Movimentos de translação entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente na educação de jovens e adultos. |
author |
Coutinho, Francisco Ângelo |
author_facet |
Coutinho, Francisco Ângelo Santos, Victor Marcondes de Freitas Amaral, Ana Cláudia Reis Santos, Magno Inácio dos Silva, Fábio Augusto Rodrigues e Silva, Analise de Jesus da |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Victor Marcondes de Freitas Amaral, Ana Cláudia Reis Santos, Magno Inácio dos Silva, Fábio Augusto Rodrigues e Silva, Analise de Jesus da |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coutinho, Francisco Ângelo Santos, Victor Marcondes de Freitas Amaral, Ana Cláudia Reis Santos, Magno Inácio dos Silva, Fábio Augusto Rodrigues e Silva, Analise de Jesus da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de ciências Educação de jovens e adultos Antropoceno Teoria ator-rede |
topic |
Ensino de ciências Educação de jovens e adultos Antropoceno Teoria ator-rede |
description |
O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada em uma aula na modalidade educação de jovens e adultos (EJA). A aula faz parte de uma sequência didática sobre as controvérsias em torno da proposta do antropoceno como uma nova idade geológica. Nossa intenção foi utilizar o conceito de antropoceno como um nexo capaz de congregar os componentes ciência, tecnologia, sociedade e ambiente e, deste modo, contextualizar os conteúdos científicos para os educandos da EJA. A análise mostrou que, a partir da aula sobre história da Terra e da vida na Terra, esta é uma experiência didática capaz de caracterizar algumas especificidades dos educandos e das aulas na EJA. Ao final, propomos entender estas aulas mais como um ator-rede do que como um acontecimento linear. Deixamos ainda algumas questões que necessitam de aprofundamento e desdobramentos. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2017-10-19T11:45:02Z 2017-10-19T11:45:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
COUTINHO, F. A. et al. Quando os educandos transformam uma sequência didática em um ator-rede. Movimentos de translação entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente na educação de jovens e adultos. Experiências em Ensino de Ciências, v. 11, p. 178-193, 2016. Disponível em: <http://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID328/v11_n3_a2016.pdf>. Acesso em: 25 ago. 2017. 1982-2413 http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8978 |
identifier_str_mv |
COUTINHO, F. A. et al. Quando os educandos transformam uma sequência didática em um ator-rede. Movimentos de translação entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente na educação de jovens e adultos. Experiências em Ensino de Ciências, v. 11, p. 178-193, 2016. Disponível em: <http://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID328/v11_n3_a2016.pdf>. Acesso em: 25 ago. 2017. 1982-2413 |
url |
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8978 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFOP instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) instacron:UFOP |
instname_str |
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
instacron_str |
UFOP |
institution |
UFOP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFOP |
collection |
Repositório Institucional da UFOP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufop.edu.br |
_version_ |
1813002857676275712 |