Quando os educandos transformam uma sequência didática em um ator-rede. Movimentos de translação entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente na educação de jovens e adultos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coutinho, Francisco Ângelo
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Santos, Victor Marcondes de Freitas, Amaral, Ana Cláudia Reis, Santos, Magno Inácio dos, Silva, Fábio Augusto Rodrigues e, Silva, Analise de Jesus da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8978
Resumo: O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada em uma aula na modalidade educação de jovens e adultos (EJA). A aula faz parte de uma sequência didática sobre as controvérsias em torno da proposta do antropoceno como uma nova idade geológica. Nossa intenção foi utilizar o conceito de antropoceno como um nexo capaz de congregar os componentes ciência, tecnologia, sociedade e ambiente e, deste modo, contextualizar os conteúdos científicos para os educandos da EJA. A análise mostrou que, a partir da aula sobre história da Terra e da vida na Terra, esta é uma experiência didática capaz de caracterizar algumas especificidades dos educandos e das aulas na EJA. Ao final, propomos entender estas aulas mais como um ator-rede do que como um acontecimento linear. Deixamos ainda algumas questões que necessitam de aprofundamento e desdobramentos.
id UFOP_fc732902cacb07bd927b049204e6b3e3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/8978
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Quando os educandos transformam uma sequência didática em um ator-rede. Movimentos de translação entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente na educação de jovens e adultos.When students become a didactic sequence in an actor-network. Translations between science, technology, society and environment in youth's and adult's education.Ensino de ciênciasEducação de jovens e adultosAntropocenoTeoria ator-redeO artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada em uma aula na modalidade educação de jovens e adultos (EJA). A aula faz parte de uma sequência didática sobre as controvérsias em torno da proposta do antropoceno como uma nova idade geológica. Nossa intenção foi utilizar o conceito de antropoceno como um nexo capaz de congregar os componentes ciência, tecnologia, sociedade e ambiente e, deste modo, contextualizar os conteúdos científicos para os educandos da EJA. A análise mostrou que, a partir da aula sobre história da Terra e da vida na Terra, esta é uma experiência didática capaz de caracterizar algumas especificidades dos educandos e das aulas na EJA. Ao final, propomos entender estas aulas mais como um ator-rede do que como um acontecimento linear. Deixamos ainda algumas questões que necessitam de aprofundamento e desdobramentos.In this paper we present the results of a research conducted on an education of adults and youths class which was part of a didactic sequence about the controversies of the anthropocene as a new geological age. Our intention was to use the anthropocene concept as a nexus able of assembling the science, technology, society and environment components. By that, we were able to contextualize scientific content for the students. Our analysis showed, from the History of Earth and life on Earth lesson, that this is a successful learning experience. More than that, we were able to characterize some of the student's specificities. At the end, we propose to understand this lesson more like an actor-network rather than a linear event and discuss some topics that need deepening and unfolding.2017-10-19T11:45:02Z2017-10-19T11:45:02Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCOUTINHO, F. A. et al. Quando os educandos transformam uma sequência didática em um ator-rede. Movimentos de translação entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente na educação de jovens e adultos. Experiências em Ensino de Ciências, v. 11, p. 178-193, 2016. Disponível em: <http://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID328/v11_n3_a2016.pdf>. Acesso em: 25 ago. 2017.1982-2413http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8978O periódico Experiências em Ensino de Ciências permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/807>. Acesso em: 12 dez. 2019.info:eu-repo/semantics/openAccessCoutinho, Francisco ÂngeloSantos, Victor Marcondes de FreitasAmaral, Ana Cláudia ReisSantos, Magno Inácio dosSilva, Fábio Augusto Rodrigues eSilva, Analise de Jesus daporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2020-03-10T14:55:03Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/8978Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332020-03-10T14:55:03Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Quando os educandos transformam uma sequência didática em um ator-rede. Movimentos de translação entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente na educação de jovens e adultos.
When students become a didactic sequence in an actor-network. Translations between science, technology, society and environment in youth's and adult's education.
title Quando os educandos transformam uma sequência didática em um ator-rede. Movimentos de translação entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente na educação de jovens e adultos.
spellingShingle Quando os educandos transformam uma sequência didática em um ator-rede. Movimentos de translação entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente na educação de jovens e adultos.
Coutinho, Francisco Ângelo
Ensino de ciências
Educação de jovens e adultos
Antropoceno
Teoria ator-rede
title_short Quando os educandos transformam uma sequência didática em um ator-rede. Movimentos de translação entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente na educação de jovens e adultos.
title_full Quando os educandos transformam uma sequência didática em um ator-rede. Movimentos de translação entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente na educação de jovens e adultos.
title_fullStr Quando os educandos transformam uma sequência didática em um ator-rede. Movimentos de translação entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente na educação de jovens e adultos.
title_full_unstemmed Quando os educandos transformam uma sequência didática em um ator-rede. Movimentos de translação entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente na educação de jovens e adultos.
title_sort Quando os educandos transformam uma sequência didática em um ator-rede. Movimentos de translação entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente na educação de jovens e adultos.
author Coutinho, Francisco Ângelo
author_facet Coutinho, Francisco Ângelo
Santos, Victor Marcondes de Freitas
Amaral, Ana Cláudia Reis
Santos, Magno Inácio dos
Silva, Fábio Augusto Rodrigues e
Silva, Analise de Jesus da
author_role author
author2 Santos, Victor Marcondes de Freitas
Amaral, Ana Cláudia Reis
Santos, Magno Inácio dos
Silva, Fábio Augusto Rodrigues e
Silva, Analise de Jesus da
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coutinho, Francisco Ângelo
Santos, Victor Marcondes de Freitas
Amaral, Ana Cláudia Reis
Santos, Magno Inácio dos
Silva, Fábio Augusto Rodrigues e
Silva, Analise de Jesus da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de ciências
Educação de jovens e adultos
Antropoceno
Teoria ator-rede
topic Ensino de ciências
Educação de jovens e adultos
Antropoceno
Teoria ator-rede
description O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada em uma aula na modalidade educação de jovens e adultos (EJA). A aula faz parte de uma sequência didática sobre as controvérsias em torno da proposta do antropoceno como uma nova idade geológica. Nossa intenção foi utilizar o conceito de antropoceno como um nexo capaz de congregar os componentes ciência, tecnologia, sociedade e ambiente e, deste modo, contextualizar os conteúdos científicos para os educandos da EJA. A análise mostrou que, a partir da aula sobre história da Terra e da vida na Terra, esta é uma experiência didática capaz de caracterizar algumas especificidades dos educandos e das aulas na EJA. Ao final, propomos entender estas aulas mais como um ator-rede do que como um acontecimento linear. Deixamos ainda algumas questões que necessitam de aprofundamento e desdobramentos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2017-10-19T11:45:02Z
2017-10-19T11:45:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv COUTINHO, F. A. et al. Quando os educandos transformam uma sequência didática em um ator-rede. Movimentos de translação entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente na educação de jovens e adultos. Experiências em Ensino de Ciências, v. 11, p. 178-193, 2016. Disponível em: <http://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID328/v11_n3_a2016.pdf>. Acesso em: 25 ago. 2017.
1982-2413
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8978
identifier_str_mv COUTINHO, F. A. et al. Quando os educandos transformam uma sequência didática em um ator-rede. Movimentos de translação entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente na educação de jovens e adultos. Experiências em Ensino de Ciências, v. 11, p. 178-193, 2016. Disponível em: <http://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID328/v11_n3_a2016.pdf>. Acesso em: 25 ago. 2017.
1982-2413
url http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8978
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002857676275712