Educação matemática inclusiva e saberes docentes em um curso de extensão : o caso de Júlia.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Ana Cristina
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Costa, Viviane Cristiane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10364
Resumo: Mesmo com os avanços na legislação brasileira relacionados à Educação Inclusiva, a prática cotidiana das escolas e dos cursos de formação de professores ainda está muito distante do desejável. No caso específico do ensino de Matemática para alunos surdos, apesar da obrigatoriedade de existência de intérpretes nas escolas e da disciplina de Libras nos cursos de Licenciatura, o cenário não é muito diferente. Uma formação de professores para atuar nesse cenário é uma tarefa urgente tanto nos cursos de Licenciatura quanto nos espaços dedicados à formação continuada. A presente pesquisa, de natureza qualitativa, teve como propósito analisar possíveis contribuições de um curso de extensão para a mobilização de saberes docentes relacionados à inclusão de alunos surdos nas aulas de Matemática em classes regulares. Nesse artigo, analisamos a experiência vivida por uma participante, Júlia. Os dados foram coletados por meio de gravação em áudio ou vídeo dos encontros, diário de campo da pesquisadora, bem como registros produzidos pela participante ao longo do curso e questionário respondido por ela. Os resultados evidenciam que ela se engajou ativamente nas atividades realizadas ao longo do curso e que ampliou seus saberes ao vivenciar e construir tarefas matemáticas que poderiam ser desenvolvidas com todos os alunos, inclusive surdos. Há indícios de que ela mobilizou conhecimentos matemáticos para a inclusão e, em particular, conhecimentos pedagógicos do conteúdo. A professora ainda ressignificou sua percepção dos papeis do intérprete e do professor de Matemática em classes inclusivas.
id UFOP_ff0c10cdb877e2ae85c3870f3a625d35
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/10364
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Educação matemática inclusiva e saberes docentes em um curso de extensão : o caso de Júlia.Educação matemática inclusivaFormação continuadaEnsino de matemática para surdosMesmo com os avanços na legislação brasileira relacionados à Educação Inclusiva, a prática cotidiana das escolas e dos cursos de formação de professores ainda está muito distante do desejável. No caso específico do ensino de Matemática para alunos surdos, apesar da obrigatoriedade de existência de intérpretes nas escolas e da disciplina de Libras nos cursos de Licenciatura, o cenário não é muito diferente. Uma formação de professores para atuar nesse cenário é uma tarefa urgente tanto nos cursos de Licenciatura quanto nos espaços dedicados à formação continuada. A presente pesquisa, de natureza qualitativa, teve como propósito analisar possíveis contribuições de um curso de extensão para a mobilização de saberes docentes relacionados à inclusão de alunos surdos nas aulas de Matemática em classes regulares. Nesse artigo, analisamos a experiência vivida por uma participante, Júlia. Os dados foram coletados por meio de gravação em áudio ou vídeo dos encontros, diário de campo da pesquisadora, bem como registros produzidos pela participante ao longo do curso e questionário respondido por ela. Os resultados evidenciam que ela se engajou ativamente nas atividades realizadas ao longo do curso e que ampliou seus saberes ao vivenciar e construir tarefas matemáticas que poderiam ser desenvolvidas com todos os alunos, inclusive surdos. Há indícios de que ela mobilizou conhecimentos matemáticos para a inclusão e, em particular, conhecimentos pedagógicos do conteúdo. A professora ainda ressignificou sua percepção dos papeis do intérprete e do professor de Matemática em classes inclusivas.2018-10-15T12:39:45Z2018-10-15T12:39:45Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfFERREIRA, A. C.; COSTA, V. C. Educação matemática inclusiva e saberes docentes em um curso de extensão : o caso de Júlia. Ensino e Tecnologia em Revista, Londrina, v. 1, n. 2, p. 239-257, jul./dez. 2017. Disponível em: <https://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/7486>. Acesso em: 16 jun. 2018.25943901http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10364Os trabalhos publicados pela Revista Ensino e Tecnologia em Revista estão sob licença Creative Commons Attribution-NonCommercial License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Fonte: Revista Ensino e Tecnologia em Revista <https://periodicos.utfpr.edu.br/etr/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 08 jun. 2018.info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Ana CristinaCosta, Viviane Cristianeporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2018-10-15T12:39:45Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/10364Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332018-10-15T12:39:45Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação matemática inclusiva e saberes docentes em um curso de extensão : o caso de Júlia.
title Educação matemática inclusiva e saberes docentes em um curso de extensão : o caso de Júlia.
spellingShingle Educação matemática inclusiva e saberes docentes em um curso de extensão : o caso de Júlia.
Ferreira, Ana Cristina
Educação matemática inclusiva
Formação continuada
Ensino de matemática para surdos
title_short Educação matemática inclusiva e saberes docentes em um curso de extensão : o caso de Júlia.
title_full Educação matemática inclusiva e saberes docentes em um curso de extensão : o caso de Júlia.
title_fullStr Educação matemática inclusiva e saberes docentes em um curso de extensão : o caso de Júlia.
title_full_unstemmed Educação matemática inclusiva e saberes docentes em um curso de extensão : o caso de Júlia.
title_sort Educação matemática inclusiva e saberes docentes em um curso de extensão : o caso de Júlia.
author Ferreira, Ana Cristina
author_facet Ferreira, Ana Cristina
Costa, Viviane Cristiane
author_role author
author2 Costa, Viviane Cristiane
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Ana Cristina
Costa, Viviane Cristiane
dc.subject.por.fl_str_mv Educação matemática inclusiva
Formação continuada
Ensino de matemática para surdos
topic Educação matemática inclusiva
Formação continuada
Ensino de matemática para surdos
description Mesmo com os avanços na legislação brasileira relacionados à Educação Inclusiva, a prática cotidiana das escolas e dos cursos de formação de professores ainda está muito distante do desejável. No caso específico do ensino de Matemática para alunos surdos, apesar da obrigatoriedade de existência de intérpretes nas escolas e da disciplina de Libras nos cursos de Licenciatura, o cenário não é muito diferente. Uma formação de professores para atuar nesse cenário é uma tarefa urgente tanto nos cursos de Licenciatura quanto nos espaços dedicados à formação continuada. A presente pesquisa, de natureza qualitativa, teve como propósito analisar possíveis contribuições de um curso de extensão para a mobilização de saberes docentes relacionados à inclusão de alunos surdos nas aulas de Matemática em classes regulares. Nesse artigo, analisamos a experiência vivida por uma participante, Júlia. Os dados foram coletados por meio de gravação em áudio ou vídeo dos encontros, diário de campo da pesquisadora, bem como registros produzidos pela participante ao longo do curso e questionário respondido por ela. Os resultados evidenciam que ela se engajou ativamente nas atividades realizadas ao longo do curso e que ampliou seus saberes ao vivenciar e construir tarefas matemáticas que poderiam ser desenvolvidas com todos os alunos, inclusive surdos. Há indícios de que ela mobilizou conhecimentos matemáticos para a inclusão e, em particular, conhecimentos pedagógicos do conteúdo. A professora ainda ressignificou sua percepção dos papeis do intérprete e do professor de Matemática em classes inclusivas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2018-10-15T12:39:45Z
2018-10-15T12:39:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FERREIRA, A. C.; COSTA, V. C. Educação matemática inclusiva e saberes docentes em um curso de extensão : o caso de Júlia. Ensino e Tecnologia em Revista, Londrina, v. 1, n. 2, p. 239-257, jul./dez. 2017. Disponível em: <https://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/7486>. Acesso em: 16 jun. 2018.
25943901
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10364
identifier_str_mv FERREIRA, A. C.; COSTA, V. C. Educação matemática inclusiva e saberes docentes em um curso de extensão : o caso de Júlia. Ensino e Tecnologia em Revista, Londrina, v. 1, n. 2, p. 239-257, jul./dez. 2017. Disponível em: <https://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/7486>. Acesso em: 16 jun. 2018.
25943901
url http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10364
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002829085802496