Educação matemática inclusiva e saberes docentes em um curso de extensão : o caso de Júlia.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFOP |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10364 |
Resumo: | Mesmo com os avanços na legislação brasileira relacionados à Educação Inclusiva, a prática cotidiana das escolas e dos cursos de formação de professores ainda está muito distante do desejável. No caso específico do ensino de Matemática para alunos surdos, apesar da obrigatoriedade de existência de intérpretes nas escolas e da disciplina de Libras nos cursos de Licenciatura, o cenário não é muito diferente. Uma formação de professores para atuar nesse cenário é uma tarefa urgente tanto nos cursos de Licenciatura quanto nos espaços dedicados à formação continuada. A presente pesquisa, de natureza qualitativa, teve como propósito analisar possíveis contribuições de um curso de extensão para a mobilização de saberes docentes relacionados à inclusão de alunos surdos nas aulas de Matemática em classes regulares. Nesse artigo, analisamos a experiência vivida por uma participante, Júlia. Os dados foram coletados por meio de gravação em áudio ou vídeo dos encontros, diário de campo da pesquisadora, bem como registros produzidos pela participante ao longo do curso e questionário respondido por ela. Os resultados evidenciam que ela se engajou ativamente nas atividades realizadas ao longo do curso e que ampliou seus saberes ao vivenciar e construir tarefas matemáticas que poderiam ser desenvolvidas com todos os alunos, inclusive surdos. Há indícios de que ela mobilizou conhecimentos matemáticos para a inclusão e, em particular, conhecimentos pedagógicos do conteúdo. A professora ainda ressignificou sua percepção dos papeis do intérprete e do professor de Matemática em classes inclusivas. |
id |
UFOP_ff0c10cdb877e2ae85c3870f3a625d35 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufop.br:123456789/10364 |
network_acronym_str |
UFOP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFOP |
repository_id_str |
3233 |
spelling |
Educação matemática inclusiva e saberes docentes em um curso de extensão : o caso de Júlia.Educação matemática inclusivaFormação continuadaEnsino de matemática para surdosMesmo com os avanços na legislação brasileira relacionados à Educação Inclusiva, a prática cotidiana das escolas e dos cursos de formação de professores ainda está muito distante do desejável. No caso específico do ensino de Matemática para alunos surdos, apesar da obrigatoriedade de existência de intérpretes nas escolas e da disciplina de Libras nos cursos de Licenciatura, o cenário não é muito diferente. Uma formação de professores para atuar nesse cenário é uma tarefa urgente tanto nos cursos de Licenciatura quanto nos espaços dedicados à formação continuada. A presente pesquisa, de natureza qualitativa, teve como propósito analisar possíveis contribuições de um curso de extensão para a mobilização de saberes docentes relacionados à inclusão de alunos surdos nas aulas de Matemática em classes regulares. Nesse artigo, analisamos a experiência vivida por uma participante, Júlia. Os dados foram coletados por meio de gravação em áudio ou vídeo dos encontros, diário de campo da pesquisadora, bem como registros produzidos pela participante ao longo do curso e questionário respondido por ela. Os resultados evidenciam que ela se engajou ativamente nas atividades realizadas ao longo do curso e que ampliou seus saberes ao vivenciar e construir tarefas matemáticas que poderiam ser desenvolvidas com todos os alunos, inclusive surdos. Há indícios de que ela mobilizou conhecimentos matemáticos para a inclusão e, em particular, conhecimentos pedagógicos do conteúdo. A professora ainda ressignificou sua percepção dos papeis do intérprete e do professor de Matemática em classes inclusivas.2018-10-15T12:39:45Z2018-10-15T12:39:45Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfFERREIRA, A. C.; COSTA, V. C. Educação matemática inclusiva e saberes docentes em um curso de extensão : o caso de Júlia. Ensino e Tecnologia em Revista, Londrina, v. 1, n. 2, p. 239-257, jul./dez. 2017. Disponível em: <https://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/7486>. Acesso em: 16 jun. 2018.25943901http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10364Os trabalhos publicados pela Revista Ensino e Tecnologia em Revista estão sob licença Creative Commons Attribution-NonCommercial License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Fonte: Revista Ensino e Tecnologia em Revista <https://periodicos.utfpr.edu.br/etr/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 08 jun. 2018.info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Ana CristinaCosta, Viviane Cristianeporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2018-10-15T12:39:45Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/10364Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332018-10-15T12:39:45Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação matemática inclusiva e saberes docentes em um curso de extensão : o caso de Júlia. |
title |
Educação matemática inclusiva e saberes docentes em um curso de extensão : o caso de Júlia. |
spellingShingle |
Educação matemática inclusiva e saberes docentes em um curso de extensão : o caso de Júlia. Ferreira, Ana Cristina Educação matemática inclusiva Formação continuada Ensino de matemática para surdos |
title_short |
Educação matemática inclusiva e saberes docentes em um curso de extensão : o caso de Júlia. |
title_full |
Educação matemática inclusiva e saberes docentes em um curso de extensão : o caso de Júlia. |
title_fullStr |
Educação matemática inclusiva e saberes docentes em um curso de extensão : o caso de Júlia. |
title_full_unstemmed |
Educação matemática inclusiva e saberes docentes em um curso de extensão : o caso de Júlia. |
title_sort |
Educação matemática inclusiva e saberes docentes em um curso de extensão : o caso de Júlia. |
author |
Ferreira, Ana Cristina |
author_facet |
Ferreira, Ana Cristina Costa, Viviane Cristiane |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Viviane Cristiane |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Ana Cristina Costa, Viviane Cristiane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação matemática inclusiva Formação continuada Ensino de matemática para surdos |
topic |
Educação matemática inclusiva Formação continuada Ensino de matemática para surdos |
description |
Mesmo com os avanços na legislação brasileira relacionados à Educação Inclusiva, a prática cotidiana das escolas e dos cursos de formação de professores ainda está muito distante do desejável. No caso específico do ensino de Matemática para alunos surdos, apesar da obrigatoriedade de existência de intérpretes nas escolas e da disciplina de Libras nos cursos de Licenciatura, o cenário não é muito diferente. Uma formação de professores para atuar nesse cenário é uma tarefa urgente tanto nos cursos de Licenciatura quanto nos espaços dedicados à formação continuada. A presente pesquisa, de natureza qualitativa, teve como propósito analisar possíveis contribuições de um curso de extensão para a mobilização de saberes docentes relacionados à inclusão de alunos surdos nas aulas de Matemática em classes regulares. Nesse artigo, analisamos a experiência vivida por uma participante, Júlia. Os dados foram coletados por meio de gravação em áudio ou vídeo dos encontros, diário de campo da pesquisadora, bem como registros produzidos pela participante ao longo do curso e questionário respondido por ela. Os resultados evidenciam que ela se engajou ativamente nas atividades realizadas ao longo do curso e que ampliou seus saberes ao vivenciar e construir tarefas matemáticas que poderiam ser desenvolvidas com todos os alunos, inclusive surdos. Há indícios de que ela mobilizou conhecimentos matemáticos para a inclusão e, em particular, conhecimentos pedagógicos do conteúdo. A professora ainda ressignificou sua percepção dos papeis do intérprete e do professor de Matemática em classes inclusivas. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2018-10-15T12:39:45Z 2018-10-15T12:39:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FERREIRA, A. C.; COSTA, V. C. Educação matemática inclusiva e saberes docentes em um curso de extensão : o caso de Júlia. Ensino e Tecnologia em Revista, Londrina, v. 1, n. 2, p. 239-257, jul./dez. 2017. Disponível em: <https://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/7486>. Acesso em: 16 jun. 2018. 25943901 http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10364 |
identifier_str_mv |
FERREIRA, A. C.; COSTA, V. C. Educação matemática inclusiva e saberes docentes em um curso de extensão : o caso de Júlia. Ensino e Tecnologia em Revista, Londrina, v. 1, n. 2, p. 239-257, jul./dez. 2017. Disponível em: <https://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/7486>. Acesso em: 16 jun. 2018. 25943901 |
url |
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10364 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFOP instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) instacron:UFOP |
instname_str |
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
instacron_str |
UFOP |
institution |
UFOP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFOP |
collection |
Repositório Institucional da UFOP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufop.edu.br |
_version_ |
1813002829085802496 |